TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório De Reações Químicas

Artigos Científicos: Relatório De Reações Químicas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/2/2015  •  1.208 Palavras (5 Páginas)  •  801 Visualizações

Página 1 de 5

QFL 605 QUÍMICA GERAL FÍSICA LICENC. NOT. 2007

EXPERIÊNCIA 2

TIPOS DE REAÇÕES QUÍMICAS

I. OBJETIVOS

Desenvolver a capacidade de observação de experimentos, correlacionando-os. Observar os diferentes tipos de reações químicas.

II. INTRODUÇÃO

A matéria encontra-se em permanente transformação. Certas transformações conduzem a variações drásticas na composição química das espécies, por meio de ruptura e formação de ligações interatômicas, quase sempre acompanhadas de trocas energéticas com o ambiente. São transformações geralmente descritas através de equações químicas e recebem a denominação específica de reações químicas.

Transformações de estado como, por exemplo, fusão, ebulição, sublimação, condensação e solidificação, também envolvem ruptura e formação de ligações, porém estas não alteram a composição química das espécies. Neste caso, as ligações rompidas ou formadas são ligações ou interações intermoleculares. Nesta aula prática, você efetuará reações envolvendo substâncias em solução aquosa (reações por via úmida) e substâncias não dissolvidas em solventes (reações por via seca) e poderá propor algumas generalizações a respeito da ocorrência de reações em solução.

Quando um sólido iônico é dissolvido em um líquido (geralmente água), as interações com o solvente conduzem à formação de íons solvatados, com características bastante distintas das exibidas no retículo iônico. Inúmeros fatores influem na estabilidade dos íons em solução. Quando os compostos iônicos são pouco solúveis (ver Tabela 1), a concentração de seus íons, na solução, é baixa. Assim, quando pelo menos um desses íons é introduzido na solução em quantidades mais altas do que as produzidas normalmente pela dissolução parcial do sal, o que se verifica é uma rápida associação do mesmo com o contra-íon pré-existente na solução, formando o composto pouco solúvel. Essas reações são chamadas de precipitação.

Muitos compostos covalentes são capazes de produzir íons em solução, de maneira semelhante aos compostos iônicos. As bases fracas e os ácidos são exemplos típicos desses compostos. Quando a extensão em que ocorre a ionização é baixa, os compostos são ditos pouco dissociados. Neste caso, a mistura de quantidades excessivas desses íons em solução é sempre acompanhada de sua rápida associação, formando o produto pouco dissociado. Produtos pouco dissociados podem ser água, ácidos e bases fracos (ver Tabela 4) e complexos (ver Tabela 3).

Ao lado das reações de associação ou de combinação acima discutidas (também denominadas metatéticas), os íons, átomos e moléculas podem perder ou ganhar elétrons, oxidando-se ou reduzindo-se, respectivamente. Estas transformações exigem sempre a presença simultânea de um doador e de um receptor de elétrons e são denominadas reações de oxi-redução.

III. PROCEDIMENTO

NUNCA SE ESQUEÇA DE AGITAR A SOLUÇÃO, BATENDO LEVEMENTE O DEDO NA PARTE INFERIOR DO TUBO DE ENSAIO.

Observe atentamente o que ocorre em cada uma das reações abaixo. Anote suas observações, explique o que está ocorrendo e expresse as respectivas equações na forma completa e também na forma iônica (no relatório você vai apresentar somente as formas iônicas, quando aplicável, e de apenas uma reação de cada tipo) .

1. Reações Onde se Formam Produtos Pouco Solúveis (precipitação)

1.a) Coloque, num tubo de ensaio, 2-3 gotas de solução de cloreto de sódio (NaCl) 0,1 mol L-1 e observe o seu aspecto. Adicione 1 gota de solução de nitrato de prata (AgNO3) e agite. Guarde este tubo e examine-o após 30 minutos. Anote sua observação e fundamente-a usando a Tabela 1.

1.b) Coloque em um tubo de ensaio 2-3 gotas de solução aquosa de nitrato de alumínio (Al(NO3)3) 0,2 mol.L-1. Adicione igual quantidade de solução de hidróxido de amônio (NH3(aq)) 30% agitando o tubo após a adição. Tente justificar suas observações com o auxílio da Tabela 1.

1.c) Coloque em um tubo de ensaio algumas gotas de solução de cloreto de bário (BaCl2) e adicione gotas de solução de sulfato de sódio (Na2SO4). Tente justificar suas observações com o auxílio da Tabela 1.

1.d) Coloque em um tubo de ensaio algumas gotas de solução de cloreto de bário (BaCl2) e adicione gotas de solução de cromato de potássio (K2CrO4). Tente justificar suas observações com o auxílio da Tabela 1.

2. Reações Onde se Formam Produtos Pouco ionizados

2.a) Coloque o conteúdo de uma espátula contendo acetato de sódio (NaC2H3O2) em um tubo de ensaio. Adicione água, agitando até dissolver. Determine o caráter ácido-básico da solução, utilizando papel indicador. Observe e interprete seus resultados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com