TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório De Seminário 1

Trabalho Universitário: Relatório De Seminário 1. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/2/2015  •  979 Palavras (4 Páginas)  •  701 Visualizações

Página 1 de 4

Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro

Universidade do Estado do Rio de Janeiro / Curso de Licenciatura em Pedagogia

Disciplina: 1° Seminário de práticas educativas

Aluno(a):

Matrícula:

Polo:

Relatório de Seminário 1

O encontro da disciplina Primeiro Seminário de Práticas Educativas foi realizado no dia 09 de agosto de 2014, no Ciep em São Pedro da Aldeia/RJ, no período de 8:00 às 16:00 horas, com os alunos graduandos do curso de Licenciatura em Pedagogia, sendo as atividades orientadas pelo tutor Ian.

No contexto escolar, geralmente, apenas as aulas de Educação Física são ministradas fora do espaço da sala de aula, de maneira que a preocupação com a utilização do corpo pelo aluno não se encontra no escopo das demais disciplinas. As atividades lúdicas contribuem para que os alunos interajam com seu próprio corpo e até mesmo com os colegas, tornando o processo de construção de conhecimentos mais atrativo e prazeroso, despertando assim os sentimentos de respeito, compreensão e cooperação. A participação neste seminário contribuiu significativamente para o entendimento da importância da realização de atividades lúdicas relacionadas ao corpo como um instrumento facilitador no processo de ensino-aprendizagem.

O presente relatório constitui a finalização de todo o processo vivenciado no decorrer da disciplina Seminário 1, que consta da participação da oficina lúdico-corporal no Ciep de São Pedro da Aldeia, apresentando as análises e reflexões pessoais acerca do conjunto de atividades obrigatórias vivenciadas na disciplina.

Item 1:

Texto: Corpo e controle no cotidiano escolar- Prof. Dr. Marco Santo

De acordo com o Prof. Dr. Marco Antonio Santoro Salvador, o professor elabora possibilidades que permitam mudanças comportamentais através do corpo pela dimensão cultural. Ele analisa a padronização estética como um dos componentes de controle social e escolar por razão do sentido de pertencimento ao grupo e na formação das identidades, por meio da memória social.

Tudo o que vivenciei e experimentei durante as aulas de educação física me ajudaram a valorizar, nos dias de hoje, a importância do companheirismo, do respeito mútuo, da cooperação entre colegas de classe, mas também a vida em sociedade e o exercício pleno da cidadania.

Item 2:

Filme: Sociedade dos poetas mortos

O filme nos mostra a realidade de uma escola que funciona em regime de internato para alunos do sexo masculino, chamada Welton. Nesta escola, são utilizados métodos tradicionais de ensino, acreditando-se que desta forma assegurariam uma educação de qualidade. Eram valorizados conteúdos relacionados às áreas de Medicina, Direito e Engenharia, sendo consideradas de menor importância as disciplinas Literatura e Arte Dramática.Desde então, seus alunos são meras máquinas, incapazes de terem senso crítico perante a vida. Para quebrar este estigma, o novo professor Keating trás diferentes formas de ensinar, trazendo questionamentos à vida de seus alunos. Deixando de seguir paradigmas defendidos pelo internato, ele utiliza espaços não convencionais para desenvolver atividades diferentes, melhorando a convivência entre seus alunos. Com um método dinâmico e diferenciado de ensinar, o professor desperta o estranhamento dos professores e da direção do colégio, que observa nos métodos de ensino do professor uma ameaça para seus tão renomados princípios.

Podemos observar o uso e a importância do corpo em diversos trechos do filme. Em seu primeiro contato com os alunos, ele entra assobiando na sala, trazendo inicialmente um estranhamento para os mesmos, e os leva a um salão para que refletissem e questionassem sobre a vida. Em alguns momentos, o professor incentiva os alunos a subirem na mesa, a falarem alto

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com