TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório De Titulometria

Exames: Relatório De Titulometria. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/10/2014  •  1.125 Palavras (5 Páginas)  •  684 Visualizações

Página 1 de 5

Uniplan – Centro Universitário Planalto do Distrito Federal

Disciplina: Química Aplicada

Professor: Luis Felipe Osório

Alunos: Carlos Roberto S. Pereira, RA: 02410011600

Francisco Henrique S. Filho, RA: 02410011623

Lindomar Gomes Sampaio, RA: 02410011305

Pedro Henrique Miranda Nunes, RA: 02410011161

RELATÓRIO DE QUÍMICA APLICADA

09/05/2014

Brasília - DF

INTRODUÇÃO

A Titulometria é um processo realizado para determinar a concentração de uma solução. Também conhecida como titulação, esta análise permite dosar uma solução (problema) e determinar a sua quantidade por intermédio de outra solução (padrão) de concentração conhecida. Sendo que a solução padrão é a que se conhece a concentração, que é conhecida pela leitura dos volumes das soluções gastas na titulação, e a solução problema é aquela que se procura o valor. A titulação ácido-base é a maneira mais conhecida da titulometria.

Indicadores ácido-base são substâncias que mudam de cor na presença de ácidos ou de bases, eles indicam se o meio está ácido ou básico, e servem para indicar o momento de viragem (momento de equivalência), que é o momento em que a solução se neutraliza. Os indicadores mais conhecidos são: fenolftaleína, papel tornassol vermelho e alaranjado de metila.

PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL

O ensaio experimental para verificação da reação de neutralização foi realizado no laboratório de química da Uniplan, em que todos os alunos tiveram que usar jaleco para execução do experimento, pois este serve de barreira contra infecções, devido o contato direto dos alunos com substâncias químicas.

Para a execução dos experimentos foi utilizado uma bureta 50ml, um erlenmeyer 250ml, uma proveta 50ml, água destilada, soda cáustica, vinagre e solução de fenolftaleína.

Para iniciar o experimento foram adicionados 50 ml de soda cáustica (base) à bureta, em seguida foram pepitados 5 ml de vinagre (ácido) ao erlenmeyer, depois foram adicionados 50 ml de água destilada à proveta e em seguida despejado no erlenmeyer, posteriormente foram acrescentadas 6 gotas de solução de fenolftaleína (indicador) ao erlenmeyer, misturando – se ao vinagre e à água destilada.

Para finalizar o ensaio foi colocado o erlenmeyer abaixo da bureta, e em seguida foi aberta lentamente a torneira da bureta para que pingasse aos poucos a solução básica contida na bureta à solução ácida presente no interior do erlenmeyer até ocorrer o momento de equivalência ou neutralização (figura 1). No final do experimento todas as substâncias utilizadas foram devidamente descartadas na pia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com