TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório Do Gaac

Trabalho Universitário: Relatório Do Gaac. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/9/2013  •  1.404 Palavras (6 Páginas)  •  709 Visualizações

Página 1 de 6

INTRODUÇÃO

A visita foi feita na instituição GACC-MA - Grupo de Apoio às Comunidades Carentes do Maranhão, realizada pelas discentes do 5º período vespertino do curso de Serviço Social da Faculdade Atenas Maranhense – FAMA, com finalidade de conhecer a historia e a atuação da instituição, e como instrumentos empregaram uma entrevista, com observações, para um possível entendimento de funcionamento da instituição e o papel do Assistente Social e dos demais profissionais, e no final foi feito um relatório.

O GACC-MA - Grupo de Apoio às Comunidades Carentes do Maranhão é uma organização não governamental com o título de utilidade pública federal, sem vínculo de caráter político ou religioso.

NOME DO LOCAL DE VISITA

GACC-MA – GRUPO DE APOIO ÀS COMUNIDADES CARENTES DO MARANHÃO

DESCRIÇÃO DO LOCAL DE VISITA

A história do GACC iniciou em 1980, na Região Nordeste, e singularizou-se por uma sequência de secas registradas nesta região. Este fato contribuiu de forma substancial e significativa para o agravamento da situação de miséria já existente na região.

Em 1985 - a instituição filantrópica Inter Aide, sensibilizada com a situação de pobreza da região Nordeste do Brasil, criou um Grupo de Apoio a fim de atuar, inicialmente, no estado do Ceará.

Em 1987 - passou a atuar em São Luís do Maranhão como afiliado do GACC-Fortaleza.

Em 25 anos de atuação, desenvolveu ações em diversos bairros de São Luís, entre os quais, Coroadinho, Camboa e Vila dos Frades. Desde 1996, concentra suas ações nos bairros da Vila Luizão, Brisa do Mar. Em 2000 iniciou também os trabalhos na Cidade Olímpica.

Atualmente, desenvolvem projetos nos bairros (polos): Cidade Olímpica, Vila Embratel, Liberdade e nos Municípios de Rosário, Bacabeira e Santa Rita.

DIA /ANO/ DA VISITA:

A visita das discentes do curso de serviço social da Faculdade Atenas Maranhense-FAMA ao Grupo de Apoio as Comunidades Carentes do Maranhão GACC-MA foi realizada no dia 13 de junho de 2013 no período da manhã. Tendo como entrevistada a assistente social Núbia Oliveira.

EXPLICAÇÕES DE CADA LOCAL VISITADO EM RELAÇÃO AO SEU FUNCIONAMENTO

A instituição desenvolve projetos direcionados para as populações socialmente mais vulneráveis com o objetivo de promover o desenvolvimento comunitário, onde seu público alvo são crianças (7 a 12 anos); adolescentes (11 a 18 anos) e adultos.

Visitamos a sede do GACC – Grupo de Apoio às Comunidades Carentes, e é neste local que os profissionais realizam suas pesquisas, para assim pôr em pratica seus projetos, melhorar suas atividades, e também onde eles se reúnem com o proposito de alcançar os seus objetivos. O GACC conta com o apoio dos profissionais que trabalham nos polos (bairros), é lá que são realizadas as atividades educativas dos projetos, dos quais não visitamos, mas a assistente social que nos recebeu citou sobre cada um deles e focou no polo que fica no bairro da cidade olímpica, que teve iniciou em 2000, com índice de vulnerabilidade elevado, onde não tinham escolas do ensino fundamental e médio, hoje existem escolas do fundamental, mas quanto a do médio eles estão batalhando para que termine sua obra, no bairro não tem creches, e quanto ao saneamento eles estão tendo melhorias no asfalto.

O GACC visa contribuir, no âmbito do Estado do Maranhão, para o fortalecimento de estratégias de desenvolvimento comunitário, a partir das aspirações da própria comunidade, visando à construção de maiores espaços de participação social.

RELAÇÃO DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS PELOS PROFISSIONAIS DE CADA ÁREA VISITADA COM A ACADEMIA

O GACC-MA conta com uma equipe multidisciplinar, com profissionais de Administração, Assistência Social, Ciências Sociais, Comunicação Social, Psicologia, Pedagogia, Direito, Economia, Filosofia dentre outras, que elaboram, coordenam e desenvolvem ações, no estado do Maranhão, por meio de projetos com parcerias locais, nacionais e internacionais. O GACC-MA tem sido campo de estágio nessas e em outras áreas de atuação em parceria com as universidades locais.

OBJETIVOS DO GACC

Criar condições para que a política de atendimento a crianças e adolescentes seja executada plenamente em municípios do Maranhão (Garantia de direitos de crianças e adolescentes);

Estimular a formação de cooperativas e grupos produtivos e o desenvolvimento de projetos econômicos sustentáveis em cada comunidade (Desenvolvimento com solidariedade);

Garantir políticas de educação adequadas às necessidades de cada comunidade, com escolas, professores qualificados, material didático e proposta pedagógica (Educação para a autonomia);

Garantir que todas as crianças das comunidades tenham nutrição adequada (Saúde e nutrição);

Contribuir para uma política de esporte, cultura e lazer para crianças, adolescentes e jovens de acordo com os costumes das comunidades (Esportes cultura e lazer nas comunidades);

Disseminar as metodologias aplicadas pelo GACC-MA para outros municípios e instituições (Disseminação das experiências);

Capacitar lideranças comunitárias nas de gestão, elaboração de projetos e administrativo-financeiro (Capacitação comunitária):

PROJETOS SOCIAIS

Projeto Saber Viver tem por objetivo reduzir a vulnerabilidade de crianças e adolescentes às diversas formas de violência sexual através de formações sobre a temática em questão para educadores da Rede Amiga da Criança, professores de escolas públicas municipais, líderes comunitários e demais atores do sistema de garantia de direitos.

Projeto Qualificar para transformar tem como objetivo capacitar jovens de 18 a 29 anos nos municípios de Bacabeira, Rosário, Santa Rita e São Luís.

Projeto Vidas Melhores (atualmente não esta em execução) é responsável pela implementação do Programa Selo UNICEF – Município Aprovado no Semiárido Maranhense. Por meio do projeto, o Grupo de Apoio às Comunidades Carentes do Maranhão (GACC-MA) dá suporte técnico ao UNICEF nas atividades de formação, articulação e mobilização social de gestores, representantes dos CMDCA, crianças

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com