TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório Etapa 3

Artigos Científicos: Relatório Etapa 3. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/11/2013  •  3.305 Palavras (14 Páginas)  •  227 Visualizações

Página 1 de 14

RESUMO

O objetivo deste trabalho é apresentar uma proposta de estrutura multicriterial de avaliação de desempenho em organizações. O trabalho inicia descrevendo e contextualizando conceitos relativos às problemáticas de desempenho em organizações. Também descreve modelos de gestão baseados nos critérios aceitáveis para garantia de segurança e saúde no trabalho. A seguir propõe um método para a construção de uma estrutura flexível de avaliação de desempenho e descreve um caso de aplicação que a exemplifica: modificações para padronizar os métodos de execução das atividades de aspectos inseridos em uma operação de transporte coletivo. Ao final discutem-se soluções para uma possível resolução dos casos abordados e seus respectivos resultados.

Palavras-chave: Problemáticas, avaliação multicriterial de desempenho, segurança e saúde no trabalho, avaliação de desempenho em transporte coletivo.

INTRODUÇÃO

Com o intuito de propiciar uma melhoria na qualidade de vida do trabalhador, devido a evolução dos processos produtivos e o aumento de patalogias ocupacionais provenientes das diversas atividades, foi criada, em conformidade entre a sociedade, o empresariado e o governo, a Norma Regulamentadora NR-17, entre outras, aprovada pela portaria n° 3.214, de 8 de junho de 1978, tendo por objetivo proporcionar um máximo de conforto, segurança e desempenho como também, a avaliação da adaptação das condições de trabalho.

Uma parte relevante do planejamento estratégico de organizações é a medição e o controle dos resultados da aplicação das estratégias de operação. No caso desta consultoria foram apresentados problemas relacionados à falta de ergonomia. Uma análise minuciosa de risco fora feita para identificar problemas. A introdução desta norma citada traz consigo requisitos padronizados que devem ser seguidos por ambas às partes, sendo assim responsabilidade da empresa oferecer condições para um bom aproveitamento das atividades exercidas bem como o não prejuízo psicofisiológico do seu subordinado.

Portanto as condições de trabalho devem ser consideradas, para efeitos ergonômicos, adequadas as particularidades das atividades desenvolvidas no ambiente de trabalho, para cada posto de trabalho em específico, sendo as posturas do corpo dependentes das exigências, físicas e psicológicas, feitas pela atividade, considerando os objetivos do trabalho.

DESENVOLVIMENTO

Descrição dos problemas apresentados, retirado do material disponível nas atividades práticas supervisionadas:

“O Controlador era constantemente exigido para tomar decisões, para tanto uma das maiores solicitações do controlador era no uso da memória de curta duração. Ele permanecia o tempo todo compatibilizando a entrada e saída dos ônibus da garagem da empresa com as demandas exigidas para cada troca de turno da empresa contratante.

Outro problema enfrentado pelo controlador era com a postura para poder alcançar os escaninhos que ficavam no nível do chão, onde continham as pastas referentes a cada ônibus. O controlador precisava, constantemente, se voltar para trás para atender as pessoas que se colocavam em suas costas, além de ter que atender ao telefone, em muitos casos, mais de um simultaneamente. Como se já não bastasse, em muitos momentos do dia o controlador trabalhava em pé, tenso e muito sobrecarregado, pois não podia esquecer-se de nenhum detalhe, além da sala ser muito escura, barulhenta e quente, pois nunca foi desenvolvido nenhum projeto de análise ambiental em relação ao conforto térmico, acústico e visual”.

METODOLOGIA

De acordo com o relato, é de suma importância ser estabelecido requisitos de seguimento para uma melhora ergonômica no campo de trabalho citado.

PLANO DE MELHORIA NA ORGANIÇÃO

Necessidade de um sistema de gestão para o monitoramento de entrada e saída dos veículos.

Pode ser adquirido processos informatizados e autmáticos que avisem e controlem essas saídas e entradas, assim não sera de necessidade extrema a memória exigida como citado anteriormente.

Um exemplo é : “Em 2.003 a SPTrans contratou a empresa Microsoft Informática LTDA. para o desenvolvimento de software para gestão do Sistema Integrado de transporte público da cidade de São Paulo, que possibilite monitorar, controlar e fiscalizar de forma segura e eficiente a qualidade do serviço prestado à população, por meio de coleta e da disponibilização contínua de informações sobre os veículos, passageiros, sistema viário e sobre as interfaces entre estes elementos”.

Pode ser citado também, O sistema de monitoramento via GPS: Sistema de posicionamento geográfico através da recepção e tratamento de sinais provenientes de um grupo de satélites permite: Controle/monitoramento automático dos ônibus, localização instantânea em situações de emergência, coleta de dados operacionais úteis para fins de fiscalização e planejamento, integração com outros dispositivos de controle instalados nos ônibus (Ex: validadores eletrônicos, contadores de passageiros) e implementação de sistemas de informação ao usuário em tempo real.

ERGONOMIA

Problemas com postura devido ao manejamento de pastas no nível do chão podem ser solucionados com a implantação de sistemas de arquivamento infromatizados ou então serem abolidos os espaços de armazenamento que exijam um esforço físico inadequado do funcionário se não for possível essas abordagem, de acordo com a NR “17” o empregador deve realizar atividades laborais e treinamento de posições adequadas. Com relação a problemas posturais e de atividades repetitivas também são de obrigação do empregador adequar todo o ambiente de trabalho e oferecer orientação indicativa e educativa para que não haja qualquer prejuízo pscofisiológico no trabalhador.

Descrito na NR 17, retirado da Guia Trabalhista-online: “7.3.1. Sempre que o trabalho puder ser executado na posição sentada, o posto de trabalho deve ser planejado ou adaptado para esta posição.

17.3.2. Para trabalho manual sentado ou que tenha de ser feito em pé, as bancadas, mesas, escrivaninhas e os painéis devem proporcionar ao trabalhador condições de boa postura,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.5 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com