TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório Final De Ecae, Educação Infantil

Pesquisas Acadêmicas: Relatório Final De Ecae, Educação Infantil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/9/2014  •  2.324 Palavras (10 Páginas)  •  2.514 Visualizações

Página 1 de 10

UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO

RELATÓRIO DE ESTÁGIO

CURRICULAR I

EDUCAÇÃO INFANTIL

Sueli Araujo

2013

UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO

Sueli Araujo –- Vergueiro

RELATÓRIO DE ESTÁGIO CURRICULAR I

EDUCAÇÃO INFANTIL

Relatório exigido como parte dos requisitos para a conclusão da disciplina Estudos e Contextos e Ações Escolares em Educação Infantil sob a orientação da Professora Kézia Carvalho

Curso: Pedagogia

2013

Dedicatória

Agradeço

Agradecimento

Sumário

Introdução.....................................................................................................................4

1 - Quanto à caracterização das escolas ....................................................................5

2 - Quanto ao professor de educação infantil..............................................................6

3 - Quanto à relação professor / aluno ........................................................................7

4 - Quanto à relação aluno/ aluno ...............................................................................8

5 - Quanto à construção da autonomia da criança.......................................................9

Quanto ao uso da ludicidade .....................................................................................10

6 - Quanto às atividades e avaliações .......................................................................11

7 - Quanto à relação família e escola ........................................................................12

8 - Considerações finais ............................................................................................13

9 - Referências Bibliográficas.....................................................................................14

INTRODUÇÃO

Este é o relatório do estágio realizado na CEI, apresentado no curso de Pedagogia, onde estará relatado tudo o que foi observado na rotina escolar durante um mês e meio de acompanhamento. Tendo como objetivo aproximar o aluno da realidade e do contexto do cotidiano na educação infantil.

Espero conseguir alcançar todos os meus objetivos de aprendizagem e tirar todas as minhas dúvidas relacionadas à forma de funcionamento de uma instituição de ensino infantil e aprender como lidar com as crianças no dia a dia.

Neste relatório vão conter informações como a caracterização da escola, o professor de educação infantil, relação professor e aluno, relação aluno/ aluno, construção da autonomia da criança, uso da ludicidade, às atividades e avaliações e quanto à relação família e escola.

Observamos também como é realizado o trabalho pedagógico de estimulação para com as crianças, o comportamento das educadoras, postura da direção e dos demais funcionários da instituição, entre outras situações que vão ajudar na nossa formação, contribuindo e enriquecendo nosso conhecimento, experiência e até mesmo acrescentado algo a mais em nosso currículo e prática.

5- Quanto à caracterização da escola

A escola CEI, esta localizada na zona sul, região do Jabaquara no bairro residencial Cidade Leonor, no endereço da Rua Iboti, atende a população do bairro e das proximidades. Está localizada no bairro onde tem comunidades carentes fica próximo à Rua Alba, ponto de referência para todos os que o procuram. Na rua passa transporte coletivo que vai para bairro (shopping Interlagos) e para o centro. Fácil acesso para o metrô que nos ajuda a chegar a (universidade Nove de Julho). Esse bairro possui várias residências e, além desta Unidade Escolar, há outras CEI’s que atendem a comunidade, mercados, escolas públicas e privadas, parques, área verde e equipamentos de ginástica.

A escola atende a modalidade de creche atendendo 167 alunos de 0 a 4 anos em período integral. O prédio possui 02 pavimentos com sete salas, sendo 1sala BI (0 a 1 ano), 2 salas BII ( 1 a 2 anos), 2 salas MGI e 2 salas MGII. Possui 02 pátios, sendo 1 interno e 01 externo com playground e brinquedos para recreação e atividades extras, 01 refeitório, 1 sala de vídeo e 1 biblioteca. A CEI tem 09 banheiros, incluindo 1 banheiro para deficiente e 1 lavanderia (com um tanque).

O prédio é bem arejado, bem pintado, limpo, as salas são amplas com armários e o piso é Paviflex, as mesas são apropriadas para a faixa etária das crianças, lousa baixa, espelhos, e brinquedos apropriados, os colchões e roupas de cama são individuais, os banheiros são todos adaptados para as crianças com vasos sanitários e lavatórios na altura correta, o refeitório tem mesas e cadeiras, os pátios possuem brinquedos de circuito e estimulação.

A escola também fornece para as crianças 05 refeições diárias como café da manhã, hidratação ou suco, almoço, lanche da tarde e jantar.

A escola

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.9 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com