TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório final de estagio em educação infantil e series iniciais

Por:   •  7/7/2015  •  Monografia  •  8.015 Palavras (33 Páginas)  •  428 Visualizações

Página 1 de 33

INTRODUÇÃO

Fazer este estágio foi para mim no início como uma obrigação, para que o curso normal fosse concluído. Mas ao longo do tempo eu pude perceber que ser educador é ser agente transformador de pessoas, é através dos educadores (principalmente na educação infantil) que as crianças poderão se tornar grandes “homens” dentro da sociedade.

Educar na educação infantil também é cuidar, e a minha missão como futura educadora, acredito que seja promover o bem estar das crianças, seu desenvolvimento físico, motor, intelectual, emocional, moral e social, estimulando-a a interessar-se pelo processo de conhecimento do ser humano, da natureza e da sociedade. Lembrando que, isso deve ocorrer, num processo prazeroso, que valorize o lúdico, a cultura, as múltiplas formas de comunicação, o dialogo, bem como a interação.

Nessa perspectiva, competem aos profissionais, conscientes, críticos e comprometidos com uma educação de qualidade, a missão de desmistificar determinadas ideias, pensamentos e conceitos sobre o trabalho desenvolvido na educação infantil, para que outros sujeitos inclusos na sociedade possam compreender e valorizar a importância do trabalho realizado com crianças de zero a cinco anos. Deve-se perceber que ao cuidar se educa e ao educar se cuida.

2 ANALISE DA REALIDADE DA ESCOLA

A Escola Municipal Solivar Ferreira Borges está situada à Rua Sete de Setembro, nº. 260, centro, na cidade de Umburatiba-mg, também foi criada pela resolução nº. 8.518/98 em decorrência da municipalização da escola Estadual Aparício Alves Murta. A entidade mantedora da Escola é a Prefeitura Municipal de Umburatiba.

Os níveis e modalidade de ensino ministrado na escola Solivar, é o ensino com Sete anos de duração:

• Educação Infantil- 1º período (4 anos) e 2º período( 5 anos);

• Ciclo de alfabetização-Período de três anos (1º, 2º e 3º ano);

• Ciclo complementar de alfabetização-Período de dois anos (4º e 5º ano)

A pratica cotidiana da escola, visa em assegurar uma educação de qualidade, elevando o desempenho acadêmico dos nossos alunos num ambiente de responsabilização social e individual, participativo, criativo, inovador e de respeito ao próximo.

A escola atualmente atende a 216 alunos distribuídos em 12 turmas, nas seguintes modalidades de ensino:

Nível de Educação Básica Número de Turmas

Pré-Escola – Educação Infantil 02

1º ao 5º ano do Ensino Fundamental 10

Sua estrutura física está organizada em: Seis salas de aula, duas salas do professor, uma sala para a direção, uma biblioteca, duas cantinas e seis banheiros. A escola faz uso de uma quadra poli esportiva coberta não pertencente à escola, mas ao município. Possui também um pátio, onde se realiza eventos culturais, tais como: reuniões de pais, desenvolvimento de projetos, assembléia da comunidade escolar, palestras e qualquer outra atividade promovida pela escola.

Tendo em vista a nova proposta da educação e a urgência em se organizar de forma mais viável e concreta para um melhor acompanhamento de uma escola igualitária, inclusiva e humanista, a escola Solivar, constitui uma decisão política, um compromisso coletivo para o fortalecimento do processo democrático, garantindo que todos os alunos sejam atendidos de forma igualitária com ensinamentos voltados, não somente para uma aprendizagem mecânica, mas principalmente para a aprendizagem significativa e contextualizada.

A escola municipal Solivar Ferreira Borges tem como meta primordial a educação, como processo que visa orientar o educando para um estado de maturidade que o capacite a encontrar-se conscientemente com a realidade, para nele atuar de maneira eficiente e responsável, a fim de serem atendidas necessidades e aspirações pessoais e coletivas.

Na escola solivar, partes dos múltiplos tipos de práticas não se reduzem unicamente á prática pedagógica de ensino. São trabalhadas ações de ordem política, administrativa, de produção de meios, de criação intelectual e de avaliação. Essas geram mecanismos de decisões, tradições, crenças e conceitualização que de uma forma mais ou menos coerente, vão penetrando nos usos pedagógicos e podem ser apreciados com maior clareza em momentos de mudança.

A Escola conta com 30 profissionais das diversas funções, sendo: onze professores atuando em sala de aula (sendo que um dar aula em dois turnos), uma diretora, uma secretária, uma supervisora, duas bibliotecárias, uma professora de apoio a criança deficiente (também é uma das bibliotecárias), uma professora recuperadora, uma professora eventual, uma professora analista do PIB e uma nutricionista , além de mais dez servidores com funções de serviços gerais.

Os recursos materiais disponíveis na Escola são: dois aparelhos de televisão, dois aparelhos de DVD, dois aparelhos de som, um data show , um microcomputador, uma impressora, globo terrestre, biblioteca para pesquisas e trabalhos, maquetes, e o plano curricular... Além desses materiais utilizados para o uso de atividades diversificadas e atrativas em sala de aula, há equipamentos diversos destinados à prática de Educação Física, tais como: bolas, petecas, jogos pedagógicos e recreativos. Há também CDs e Dvds com conteúdo apropriado para capacitação de professores.

2.1 Descrição e análise pessoal do Projeto Político-Pedagógico da Escola

Para que uma escola consiga realizar sua “missão” ela devera estar ancorada numa proposta pedagógica onde seja coerente com os dias de hoje contemplando todo o universo escolar. É preciso reinventar a prática pedagógica a cada dia, sempre com os olhos fixos na tarefa de educar e não simplesmente informar.

A escola Municipal Solivar Ferreira Borges, oferece um ensino com sete anos de duração, funcionando em dois turnos:

 Educação infantil, 1º e 2º período de 4 (quatro) e 5 (cinco) anos.

 Ciclo de alfabetização de 03 (três) anos: 1º ano, 2º ano e 3º ano.

 Ciclo complementar de alfabetização com duração de dois anos: 4º ano e 5º ano.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (61.1 Kb)   pdf (142 Kb)   docx (62.1 Kb)  
Continuar por mais 32 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com