TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório Institucional

Casos: Relatório Institucional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/2/2015  •  2.961 Palavras (12 Páginas)  •  435 Visualizações

Página 1 de 12

“Trabalhar a partir das dificuldades é um instrumento da nossa qualidade”

Nice Terzi

SUMÁRIO

01-INTRODUÇÃO----------------------------------------------------------------------------04

Caracterização da Instituição--------------------------------------------------------------06

Relatório das observações realizadas em sala de aula-----------------------08

Avaliação Institucional-----------------------------------------------------------------------11

CONSIDERAÇÕES FINAIS ---------------------------------------------------------------13

REFERENCIAL TEÒRICO ----------------------------------------------------------------15

REFERÊNCIA BIBLIOGRAFICA ---------------------------------------------------------18

ANEXO

04

INTRODUÇÂO

O presente relatório vem abordar as etapas do EstagioInstitucional Supervisionado, exigido pela faculdade Montenegro-FAM, como requisito para o grau de aperfeiçoamento de nossas habilidades. Tendo por estagiaria: Doralice dos Santos Alves e Marinilva Alvim da Silva, realizado a partir da proposta de ensino do curso de Pós-Graduação em Psicopedagogia Clínica e Institucional em Codó-MA, nas dependências da Unidade Escolar Municipal Santa Maria, Povoado Barro Vermelho, zona rural, município de Codó, no período de vinte e quatro de setembro a oito de outubro de 2012. O Estagio realizou-se na sala multisseriada no turno vespertino. O Estagio foi desenvolvido com carga horária de 80h, divididas em 25h de estagio, 30h em sala de aula com orientadora e 25h na elaboração do relatório tendo em vista o aprimoramento e aperfeiçoamento dos conhecimentos teóricos adquiridos ao longo do Curso de Psicopedagogia Institucional e Clínico. A psicopedagogia Institucional como a área que estuda o processo de ensino aprendizagem, pode contribuir com a escola na missão de resgate do prazer no ato de aprender foi pensando neste enfoque que o estágio institucional forneceu informações e práticas para abordar na visão psicopedagogica, as condições de escuta construindo um olhar que possibilite o conhecimento de sintomas para a analise dos mesmos buscando soluções para os problemas estudados.

Portanto, o presente trabalho consiste num relato descritivo da experiência de estagio realizado a partir da proposta de ensino do curso, as quais foram utilizadas as seguintes metodologias: entrevista com gestora, supervisora, professores, observação atividade dos alunos em sala de aula e em momentos de recreação, retirada de fotos da Instituição, reuniões em grupo com equipe de estagio, realizadas observação sala de aula para a verificação de possíveis problemas que osalunos possam apresentar, com descrição de observações feita em sala de aula e relato dos professores. A relevância deste trabalho oportuniza a nós Pós-graduandos o aperfeiçoamento e o entrelaçamento do conhecimento teórico com a construção de um exercício

05

profissional no campo de atuação da Psicopedagogia de cunho Institucional. Contudo, as práticas vivenciadas decorrentes no período do estágio são absorvidas de forma a nos proporcionar um crescimento pedagógico crescente, e, ao transferir esta vivência para a elaboração do relatório fica evidenciado que há como relatar toda a aprendizagem significativa vivenciada.

06

ANÁLISE DAS OBSERVAÇÕES

ORGANIZAÇÃO E FUNCIONAMENTO DA ESCOLA

O estagio foi realizado na Unidade Escolar Municipal Santa Maria, situada no Povoado Barro Vermelho, zona rural, município de Codó- Maranhão. Sendo mantida pela Secretaria Municipal de Educação. A escola funciona nos turno matutino das 7:00h as 12:00h, atendendo o número de 13 alunos das séries iniciais do ensino fundamental.

A Instituição é composta por uma única sala de multisseriado, onde 4 alunos são de 4 ano; 5 de 3 ano e 4 nível I e II. Da alfabetização totalizando 13 alunos. As crianças vivem em uma triste realidade onde nem ao menos tem uma escola de qualidade que coloca em risco a formação como cidadão.

Esta Instituição disponibiliza do seguinte guadro de funcionários: uma zeladora, uma educadora, um gestor e ma coordenadora pedagógica.

A Escolafoi fundada no ano de 1992 pelos moradores da localidade e funciona com uma sala só multisseriada, onde estudam alunos da educação infantil nível I e II e Ensino fundamental 1 a 5 anos, totalizando13(treze) alunos. A escola é construída de taipas, coberta de palha, os quadros são armados com pedaços de arame, os mesmos estão em péssimas condições de uso, as cadeiras não tem encosto e outras estão faltando os braços, o piso é feito de cimento, mas já esta danificada. A instituição não tem instalação elétrica, só há uma gambiarra feita pelos moradores da localidade que colocam a vida dos alunos em risco, a unidade não disponibiliza de banheiro, adequado, tem somente um feito de palha. A escola tem diversos problemas, também já passou por uma situação extrema, no ano de 2005 a escola foi incendiada e devido esta situação foi reconstruída com a ajuda dos próprios pais de alunos .

. A comunidade caracteriza-se por uma população parcialmente carente, com índice de analfabetos, trabalhadores rurais. Atualmente existem 20 vinte famílias residindo à localidade. A instituição atende crianças da zona rural, vilas e bairros próximos à escola. A clientela da escola, quase na sua totalidade, é composta por alunos provenientes de famílias de baixa renda, muitas delas em situações de vulnerabilidade social, são filhos de trabalhadores rurais,

07

domésticas, pedreiros, diaristas, garis, trabalhadores sem qualificação profissional, etc. Sendo que, a renda é de pecuária, mandioca e leite e cana-de-açúcar. Uma grande parcela das crianças também participam de programas sociais Federais, como Bolsa Escola, Bolsa Família, Segurança Alimentar, Agente Jovem, Programa de Erradicação do TrabalhoInfantil, etc.

De um modo geral segundo as nossas observações trata-se de uma Instituição com professor compromissado com o processo ensino/aprendizagem em questão de conteúdos, mas há aspectos mais relevantes que devem ser trabalhado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.4 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com