TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório Módulo I Profuncionário

Artigos Científicos: Relatório Módulo I Profuncionário. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/12/2014  •  984 Palavras (4 Páginas)  •  931 Visualizações

Página 1 de 4

FICHA DE DESENVOLVIMENTO DO PORTFÓLIO

MÓDULO III

Nome: ANDRÉIA DIAS DE SOUZA ZANE

Escola: CMEI - PROFESSORA MARIA ZILDA FERREIRA BARBOSA

Disciplina: EDUCADORES E EDUCANDOS: TEMPOS HISTÓRICOS

CONTEÚDO - UNIDADE 1 – Para que estudar e compreender a educação por meio da história?

EXEMPLO: Esta unidade mostrou que as escolas públicas vivem momentos de ressignificação de suas funções, pois há responsabilidade das escolas públicas com a formação integral dos estudantes de todas as classes sociais para que possam conhecer seus direitos e deveres para saber participar da comunidade. A escola é o lugar onde enviamos nossas crianças e adolescentes para que elas convivam com o outro e aprendam a criar e inventar.

Aprendemos ainda que o ensino ocorre em todos os lugares em que nós estivermos. E que esta educação transformada em conhecimento serve para exigirmos nossos direitos e claro também nossos deveres como cidadãos.

No estabelecimento em que trabalho é perceptível o esforço, por parte da Direção e da Equipe Pedagógica, em manter todos os seguimentos da comunidade escolar em participação ativa em todos os aspectos da vida escolar. São feitas diversas reuniões com a APMF, Conselho Escolar e Pais, a respeito dos encaminhamentos dados no Cmei.

CONTEÚDO - UNIDADE 9 – Redemocratização: cidadãos e consumidores:

EXEMPLO: Para ser cidadão educador não é acreditar que a desigualdade social regional, o desemprego são normais e naturais, pois se trata de um resultado de divisão de classes sociais dominantes e dominadas. Conhecemos também que foi através da luta dos trabalhadores que em defesa da vida humanitária e coletiva que resultou na conquista da saúde, habitação, transporte, aposentadoria, previdência social de homens e mulheres.

É neste convívio escolar que devemos participar contribuindo para formação de cidadãos pensantes e possuidores de conhecimento para transformação da sociedade em que vive.

FICHA DE DESENVOLVIMENTO DO PORTFÓLIO

MÓDULO III

Nome: ANDRÉIA DIAS DE SOUZA ZANE

Escola: CMEI - PROFESSORA MARIA ZILDA FERREIRA BARBOSA

Disciplina: RELAÇÕES INTERPESSOAIS – ABORDAGEM PSICOLÓGICA

O Educador tem um papel imprescindível na vida escolar do educando, pois ele contribui na construção da personalidade dos seus alunos. Essa relação deve ter sempre um componente afetivo para que se obtenha resultados positivos.

Na educação o sistema regular de ensino tem demonstrado deficiências, a escola consegue incluir apenas aqueles que se adaptam a um sistema que atende o aluno com bom desenvolvimento, sem problemas de aprendizagem. É um desafio para o professor saber como ensinar a essa pessoa que exige uma formula diferenciada do aluno sem dificuldades, o diagnostico, portanto vale apenas para limitar a vida do aluno na escola. Porém a inclusão não é apenas um problema de políticas públicas. Deve-se envolver toda a sociedade principalmente nas representações que ela tem sobre o aluno com deficiência e como elas determinam o tipo de relação que se estabelece com o aluno.

Portanto a inclusão não consiste apenas em colocar alunos com necessidades especiais juntos aos demais alunos, nem na negação dos serviços especializados. A inclusão implica uma reorganização do sistema educacional, o que acarreta uma mudança de formação dos educadores e uma revisão de antigas concepções de educação. Para isso é preciso à elaboração de um projeto político- pedagógico que vise à superação das contradições existentes em nossa sociedade e que promova o desenvolvimento de uma nova consciência social e de novas relações entre os homens, numa perspectiva mais humanista.

Portanto funcionários de escola pública deve ter o compromisso que vai além da sua qualificação nas áreas propostas nesse curso, deve ter também o compromisso de participar das mudanças sociais para garantir uma gestão democrática na escola.

É ai que surge a necessidade de se reconhecer a todos na escola como educadores. A intenção é construir uma escola mais humanizada, onde alunos,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com