TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório Prático Prático

Relatório de pesquisa: Relatório Prático Prático. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/3/2014  •  Relatório de pesquisa  •  758 Palavras (4 Páginas)  •  283 Visualizações

Página 1 de 4

Relatório de Prática Experimental

1 - Introdução

Quando um soluto sólido começa a se dissolver em um solvente, a concentração de partículas do soluto na solução aumenta, bem como suas chances de colidir com a superfície do sólido. Tal colisão pode resultar em cristalização, ou seja, na religação da partícula do soluto ao sólido. Deste modo, dois processos opostos ocorrem em uma solução em contato com um soluto não dissolvido: dissolução e cristalização. Quando as velocidades desses dois processos se tornam iguais, um equilíbrio dinâmico é estabelecido.

Uma solução em equilíbrio com o soluto é saturada. O soluto adicional não se dissolverá se adicionado a uma solução saturada. A solubilidade de um soluto é a quantidade necessária daquele soluto para formar uma solução saturada em certa quantidade de solvente.

Consequentemente, uma solução insaturada contém menos soluto do que o necessário para formar uma solução saturada, enquanto que uma solução supersaturada contém mais soluto do que em uma solução saturada.

Como o soluto em uma solução supersaturada está presente em concentração mais alta do que a de equilíbrio, este tipo de solução é instável, e tende a formar corpo de fundo, que é o soluto não dissolvido que se acumula no fundo do recipiente.

A solubilidade de uma substância pode ser alterada pela pressão, por interações soluto-solvente e pela temperatura. A maioria dos sais se torna mais solúvel em água à medida que a temperatura aumenta, porém existem exceções.

Precipitados diferem dos corpos de fundo por serem produtos insolúveis de reações. Reações de precipitação ocorrem quando certos pares de íons de cargas opostas se atraem tão fortemente que formam um sólido iônico insolúvel. Uma substância insolúvel é aquela cuja solubilidade seja menor do que 0,01mol/L. Não existem regras baseadas em propriedades físicas que determinem quais compostos são insolúveis.

2 - Objetivo

Realizar as interações entre os íons Ag+, Pb2+, Cu2+ e K+ e seus agentes precipitantes e solubilizantes, observando a ocorrência de precipitados e a dissolução dos reagentes, visualizando as mudanças que determinadas condições como a temperatura e a mudança de um solvente influenciam.

3- Materiais Utilizados

Foram utilizados os seguintes materiais:

04 Tubos de ensaio

01 Béquer de capacidade volumétrica de 250 mL

01 Piceta com água destilada

01 Conta gotas

20 ml Ácido Clorídrico (HCl)

20 ml Nitrato de Prata (AgNO3 )

20 ml de Nitrato de Chumbo (Pb(NO3)2)

20 ml de Sulfato de Cobre (CuSO4)

20 ml Cloreto de Potássio (KCl)

4 - Procedimento experimental

Em cada tubo de ensaio devidamente identificados adiciona-se 10 gotas de cada solução para análise (AgNO3, Pb(NO3)2, CuSO4 e KCl), contendo íons de Ag+, Pb2+, Cu2+ e K+), logo após adiciona-se 5 gotas de HCl em cada tubo, homogeneizando e observando o que

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com