TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório Referente Aos Experimentos De Circuitos Elétricos I E II

Casos: Relatório Referente Aos Experimentos De Circuitos Elétricos I E II. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/3/2014  •  284 Palavras (2 Páginas)  •  484 Visualizações

Página 1 de 2

Introdução

Lei de Ohm

A lei de ohm, assim designada devido ao seu formulador Georg Simon Ohm, físico e matemático alemão, em 1827, indica que a diferença de potencial (V) entre os dois pontos finais de um condutor é proporcional à corrente elétrica (I), a uma dada temperatura. Costuma-se afirmar, equivocadamente, que a lei de Ohm é expressa pela equação V=Ri.

Na verdade, esta equação representa simplesmente a definição de resistência. O que a lei de Ohm diz é que para alguns materiais, ditos materiais ôhmicos, a razão entre ‘V’ e ‘i’ é constante e igual a R.

R=V/i R=volt/ampere=ohm(Ω)

Circuitos Elétricos I

Teoria

Considere um fio feito de material condutor. As extremidades desse fio, são ligadas aos polos de uma pilha. Desse modo, a pilha estabelece uma diferença de potencial no fio condutor e, consequentemente, uma corrente elétrica. Para se determinar o valor da corrente elétrica, coloca-se em série no circuito um amperímetro. A montagem do circuito está ilustrada na figura abaixo:

Com o circuito montado e funcionando, fazemos as medições da corrente através dos aparelhos instalados.

Objetivos

Neste experimento, pretendesse comprovar a lei de Ôhm, verificar que num circuito em série a corrente em qualquer ponto do circuito é a mesma e mostrar que a soma das quedas de tensão nos resistores de um circuito em série é igual à tensão externa aplicada.

Materiais e Procedimento Experimental

Lei de Ôhm

Fonte

Multímetro

Resistor

Fios condutores

Montou-se o circuito esquematizado abaixo e realizou-se a medição da corrente, para tensão da fonte medindo 10 volts e 1kΩ previamente estabelecidos. Comprovando assim a lei de Ôhm com até 10% de erro.

V=R.i ∴ 10=0,001.i ∴ i=10000 ∴i=10x10³A

i=9,64mA (Experimento)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com