TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório-Sistemas De Estruturas E Patologias De Estruturas

Monografias: Relatório-Sistemas De Estruturas E Patologias De Estruturas. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/12/2013  •  804 Palavras (4 Páginas)  •  710 Visualizações

Página 1 de 4

Escola Técnica Curso Nobre

Sistemas Estruturais

Willian Fernandes Rodrigues

Itabira

2013

Willian Fernandes Rodrigues

Sistemas Estruturais

Monografia apresentada com exigência da disciplina Resistência e Estabilidade do professor Aníbal San Thiago Garcia sob orientação da professora Ada Santos.

Itabira

2013

RESUMO

Foram citados os seguintes sistemas estruturais: a viga bi-apoiada, a viga contínua, viga protendida e a treliça. A viga bi-apoiada tem as duas extremidades apoiadas, levando o peso da carga no centro da mesma, causando assim a deformação, que é a envergadura resultante da compressão na parte superior e tração na parte inferior. A viga contínua possui mais de dois apoios, portanto quando colocado a carga em cima da parte sem apoios (os vãos) ocorre a compressão na parte de cima e tração na parte de baixo, enquanto na parte apoiada se inverte a situação, sendo a tração na parte de cima e compressão na parte de baixo. A viga protendida é aquela que possui um “reforço” na parte inferior, seja por um cabo ou vergalhão de aço (resistência depende da necessidade) para que quando tenha uma carga alta na parte superior, que possa forçar a viga a ter a tração na parte inferior, este cabo ou vergalhões sirva para impedir que a viga sofra na parte inferior a tração, que no caso da viga de concreto, poderia se romper, pois o concreto em um material com pouca resistência à tração. A treliça possui montantes e barras diagonais que ficam ascendentes, a fim de impedir a deformação da viga metálica de seguimento a seguimento, resistindo à tração que ocorreria na parte debaixo da viga.

Os elementos das vigas ficam sendo os materiais que são usados para compor a estrutura da viga, que, no caso da construção civil, são os vergalhões. Este é um exemplo de material dúctil, ou seja, que sofre deformações antes de se romper. Mas o aço não sofre apenas esta deformação. A mercê de condições climáticas inadequadas, sendo exposto à umidade, por exemplo, se inicia a ferrugem, que é responsável pela corrosão do material. Após ser “decomposto” pela corrosão, o aço volta ao seu estado original na natureza, o minério de ferro.

Os edifícios têm um ciclo de vida útil, porém existem fatores que podem prolongar este tempo. Um bom desenvolvimento do projeto, o sucesso do planejamento e condições de trabalho durante a construção, envolvendo a qualidade dos materiais e mão de obra, as condições do meio em que a obra está inserida e a realização da manutenção periódica; contribuem favoravelmente.

Mesmo com a evolução no setor da construção civil, tem-se observado um amplo número de edificações relativamente novas apresentando manifestações de patologias, que além de comprometê-las consomem recursos financeiros em reparações que poderiam ser evitadas. Entre as causas, estão: o meio muito agressivo para recursos metálicos (umidade, exposição de material “ao tempo”); erros de projeto e construção; e manutenção inadequada. Estes são fatores que

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com