TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório de Acidente Fundamentos de Segurança e Saúde no Trabalho

Por:   •  5/7/2022  •  Relatório de pesquisa  •  1.682 Palavras (7 Páginas)  •  663 Visualizações

Página 1 de 7

                                             

[pic 1]

Instituto SENAI de Inovação em Energias Renováveis (ISI-ER)

Centro de tecnologias do gás e energias renováveis – CTGAS-ER

Disciplina: Fundamentos de segurança e saúde no trabalho

Aluno (a): Roberto Robenilson da Silva

[pic 2]

Relatório de Acidente de Trabalho

        A Empresa ConstruObras LTDA, responsável pela construção de edifícios no estado de Roraima, recebeu uma notificação de acidente de trabalho, no dia 28 de fevereiro de 2017. Este relatório é uma avaliação da disciplina Fundamentos de Segurança e Saúde no Trabalho e pretende expor a descrição e a análise do acidente, bem como as dificuldades que a empresa enfrentará após o ocorrido. Para fins didáticos, foram usados dados fictícios.

CONTEXTO DA EMPRESA

        A empresa ConstruObras LTDA atua na construção de edifícios, os quais compreendem os imóveis residenciais, comerciais e os de usos específicos. Em relação às construções residenciais, abrange: apartamentos, casas (unifamiliares ou multifamiliares), conjuntos habitacionais, condomínios e edificações (inclusive arranha-céus), além de moradias. Já os edifícios comerciais referem-se aos  colégios, consultórios, orfanatos, creches, faculdades, universidades, clínicas médicas, hospitais, escritórios de profissionais liberais, escolas,  e outras instituições de ensino;  e outras formas de alojamento. Completam a lista: lojas, empórios, galerias comerciais e shopping centers. Por fim, a construção de edifício para fins específicos diz respeito a: garagens, ginásios poliesportivos, quadras esportivas, estacionamentos,  lazer, postos de abastecimento de combustível, farmácias e lojas de conveniência, estações para trens e metrôs;  e estádios, armazéns e silos agropecuários; igrejas e templos; prisões (penitenciárias ou presídios); áreas de, além de prédios industriais.

        Atuante há quase 3 anos, a empresa  já enfrentou situações de acidentes de trabalho, em que as mais comuns envolvem comportamentos críticos e incidentes.

DESCRIÇÃO DE ACIDENTE DE TRABALHO

De acordo com duas testemunhas, Manoel da Silva Kunz trabalhava sozinho no telhado de um prédio de seis andares. Ao finalizar o serviço, observou que havia sobrado 250 tijolos na laje do edifício. O trabalhador optou por não levar os tijolos à mão para o térreo, então os colocou dentro de um barril e fez uma “engrenagem” com auxílio de uma roldana fixada em um dos lados do prédio.

Manoel foi ao térreo, amarrou o barril em uma corda, voltou ao telhado, puxou o barril e o deixou suspenso no ar. Voltou ao térreo e desatou a corda que havia amarrado e segurou com toda sua força, na tentativa de controlar a descida do barril carregado com os 250 tijolos. A tentativa foi em vão e quando ele soltou a corda, o peso do barril fez com que ele fosse içado em alta velocidade. Ao ser puxado, não conseguiu controlar seus movimentos e nem a direção do barril, e acabou colidindo com o barril, o que gerou fratura de clavícula e crânio. Em seguida, ao continuar sendo puxado, seus dedos ficaram presos na roldana, ao mesmo tempo em que o barril não aguentou o peso dos tijolos e se rompeu com a queda deles. Nesse momento, o peso do corpo do trabalhador era maior que o peso do barril, ou seja, sua queda foi inevitável e ele se chocou exatamente com os tijolos no chão, além de ter sido atingido também pelo barril, o que desencadeou em uma fratura na perna esquerda.

Fotos do local foram feitas, bem como do trabalhador ainda na posição do acidente. Duas testemunhas foram ouvidas e a partir delas, a cena acima foi descrita.

As providências tomadas após o acidente foram: solicitação de uma ambulância; prestação dos primeiros socorros; solicitação da presença do técnico de segurança do trabalho; isolamento do local; encaminhamento do ferido ao pronto-socorro; aviso aos familiares; comunicação do acidente aos membros da CIPA para investigação.

Manoel da Silva Kunz está empregado há dois anos na empresa e sempre foi conhecido por seu cuidado ao executar sua função de pedreiro. Em outros momentos de trabalho, ele sempre contou com ajuda de outros profissionais, mas no dia do acidente, por algum motivo ainda desconhecido, ele estava sozinho.

A seguir, há a análise do acidente e a Pirâmide de Bird, ambos feitos com dados fictícios, porém, que têm relação com a situação do acidente.

ANÁLISE DE ACIDENTE DE TRABALHO

[pic 3]

        É importante destacar que a Norma Regulamentadora 35, a qual instaura “requisitos mínimos e medidas de proteção para o trabalho em altura, envolvendo o planejamento, a organização e a execução, de forma a garantir a segurança e a saúde dos trabalhadores envolvidos direta ou indiretamente com esta atividade” (BRASIL, 2019), é uma norma que precisa ser cumprida, tanto para segurança do trabalhador como da empresa. Além disso, é imprescindível apontar que a Segurança e Saúde do Trabalho (SST) deve ser sempre priorizada pelo empregador. Tal norma regulamenta medidas básicas para o trabalho da situação exposta anteriormente, logo, é importante que todas as atividades da empresa sejam fiscalizadas, a fim de verificar se o trabalho está sendo ou não seguro.

        Considerando o acidente exposto, a ConstruObras enfrentará inúmeras dificuldades. Em relação ao trabalhador, após o período de afastamento, a empresa deverá reintegrá-lo ao convívio social dentro da empresa e também às suas atividades profissionais, tarefa que não será fácil, uma vez que há o trauma físico e mental que o trabalhador enfrentou. Além disso, é importante evidenciar que os riscos humanos nunca poderão ser controlados, afinal, as falhas sempre possuem chances de acontecer e, por isso, não poderão ser eliminadas de modo total, entretanto, prevenir e zelar pela segurança e saúde do trabalhador é essencial.

        Para tanto, é necessário que a empresa compreenda totalmente que a SST é fator de mudanças extremamente positivas dentro do mundo do trabalho, em relação aos ambientes, aos processos de trabalho, aos equipamentos, às ferramentas utilizadas, às máquinas, entre outros elementos. Todas as melhorias que a instauração da SST promoveu influenciam beneficamente na qualidade de vida dos trabalhadores e da empresa. De modo geral, “as empresas têm a obrigação de cumprir e fazer cumprir as normas de segurança do trabalho e de instruir os empregados sobre as precauções para evitar acidentes” (PORTAL DA INDÚSTRIA, online), ademais, os trabalhadores participam ativamente desse processo, por meio do conhecimento das normas de segurança. Nessa união, empresa e empregado possuem responsabilidade na segurança do trabalho, e ao promoverem isso, consequentemente, aumentam sua produtividade, em um trabalho seguro.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.8 Kb)   pdf (478.6 Kb)   docx (382.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com