TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Acidentes E Doenças Do Trabalho

Trabalho Universitário: Acidentes E Doenças Do Trabalho. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/8/2013  •  1.547 Palavras (7 Páginas)  •  501 Visualizações

Página 1 de 7

INTRODUÇÃO

Este trabalho tem como objetivo descrever a importância da Segurança no Trabalho, assim evitando acidentes e doenças dentro da organização, mostrando que atualmente torna-se um grande desafio para as empresas conforme dados de alto índice de acidentes no trabalho.

Vale ressaltar que a segurança do trabalhador não depende somente da empresa disponibilizar os EPI e EPC, mas também do trabalhador que deve ter a consciência de tal utilização e seguimento das normas da organização para a prevenção dos acidentes

Iremos apresentar também algumas das principais Doenças de Trabalho, que o trabalhador tem que enfrentar no seu ambiente de trabalho. Hoje muitos trabalhadores enfrentam uma realidade que é desumana de insalubridade, mas com o avanço tecnológico e a modernização dos processos surge um novo quadro patológico de doenças que são mais recentes e precisaram de uma atenção maior por parte dos gestores.

ACIDENTES E DOENÇAS DE TRABALHO

ACIDENTES DE TRABALHO

Nos dias atuais os grandes desafios para as organizações são as prevenções de acidentes no trabalho e doenças no trabalho, conforme divulgação no site brasil.gov.br, ocorrem anualmente 700 mil casos de acidentes de trabalho, sem levar em consideração os casos não notificados, gerando assim grandes gastos para o país brasileiro.

De acordo com art.19 da lei nº 8213/91 o conceito de acidente de trabalho é aquele que ocorre no exercício do trabalho a serviço da empresa, provocando lesão corporal ou perturbação funcional que cause morte ou perda ou redução permanente ou temporária, da capacidade para o trabalho.

Devemos levar em consideração que doenças que surgem devido a função exercida dentro da organização também é considerada acidente de trabalho.

Existe a questão Prevencionista e seu objetivo é detectar e prevenir os futuros acidentes, com o intuito de garantir a segurança do colaborador sendo que dependerá do ato inseguro ou da condição insegura.

 Ato Inseguro: É provocado pelo colaborador, por violar os procedimentos da organização, não utilizando os EPI (Equipamento de Proteção Individual).

 Condição Insegura: É aquela que o ambiente local proporciona a condição insegura, ocasionando o acidente de trabalho, sendo ela a condição física ou mecânica.

Os acidentes de trabalhos são divididos em:

 Acidente típico: São todos os acidentes que ocorrem a serviço da organização ou no próprio órgão.

 Acidente de Trajeto: Ocorrem com o trabalhador no trajeto residência trabalho e vice e versa, dês de que seja comprovado que o trabalhador esteja no percurso que foi designado para a empresa inicialmente.

 Doenças Ocupacionais: Causadas pelas condições do ambiente de trabalho e ou pelo tipo.

Para a segurança e saúde dos trabalhadores as organizações devem fornecer os EPI e EPC, sendo os EPI (Equipamentos de Proteção Individual), tem a finalidade de proteger a saúde e a integridade física do colaborador e os EPC (Equipamento de Proteção Coletiva), utilizada no ambiente do trabalho, que não ofereça riscos à saúde ou segurança do trabalhador.

Os tipos de riscos de Acidentes de Trabalho são:

 Físico: Formas de energia ou exposição aos trabalhadores, assim como, calor, frio, ruídos, pressão, vibração, etc.

 Químico: São produtos que podem penetram no organismo por vias aéreas, assim como, poeira, fungos, gases, neblinas, vapores, etc.

 Biológicos: São os protozoários, vírus, bactérias, fungos, parasitas, etc.

 Ergonômicos: Estão relacionados a postura ou mobília, assim como, levantamento de peso, repetitividade, postura inadequada, etc.

 Acidentes: São relativos ao ato inseguro e a condição insegura.

Os Serviços Especializados em Engenharia e Segurança em Medicina do Trabalho (SESMT), tem como objetivo promover a saúde e proteção da integridade física do colaborador no local de trabalho, sendo ele composto por médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem, técnicos de Segurança no Trabalho e engenheiro.

O SESMT ajuda a prevenir acidentes e doenças relacionadas ao trabalho, desenvolve e implanta procedimentos, implantação dos EPI e EPC, gerencia os laudos e documentos pertinentes a legislação vigente, treina e forma a equipe de Brigadistas de Incêndio e a CIPA.

A CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) tem a finalidade de analisar e relatar as condições de riscos no ambiente de trabalho.

É importante ressaltar que independente dos acidentes acima citados, estes quando ocorridos será necessário a abertura da CAT ( Comunicação de Acidente de Trabalho), num período de até 24 horas, onde a mesma será aberta pelo Técnico de Segurança do Trabalho.

Distribuição dos Acidentes do Trabalho entre setores (internacional e nacional).

Mortes de trabalhadores (a cada 10.000 acidentados)

Brasil 86, 4

Espanha 20,7

Inglaterra 16,3

Itália 15,4

Canadá 15,3

Dinamarca 13,8

França 13,7

Alemanha 11,4

Finlândia 9,7

EUA 9,5

Bélgica 8,8

Portugal 6,9

Tabela : Óbitos em ambientes de trabalho

Fonte: Anuário Estatístico da OIT (1994)

DOENÇAS DE TRABALHO

São as doenças que estão diretamente relacionadas à atividade desempenhada pelo trabalhador ou às condições de trabalho às quais ele está submetido, ou seja, são doenças decorrentes da exposição do trabalhador aos riscos das atividades que ele desenvolve. Atualmente, os tipos de doenças mais comuns são as Lesões por Esforços Repetitivos ou Distúrbios Osteomoleculares Relacionados ao Trabalho (LER/DORT), que

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com