TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ACIDENTES E DOENÇA DO TRABALHO

Por:   •  23/9/2018  •  Trabalho acadêmico  •  499 Palavras (2 Páginas)  •  213 Visualizações

Página 1 de 2

Saúde Ocupacional nada mais é do que um setor específico dentro da grande área da saúde, porém, que lida unicamente com a saúde voltada para o trabalhador. O principal intuito da saúde ocupacional é se voltar para a prevenção de doenças e demais problemáticas que possam se originar no ambiente de trabalho. Seu objetivo está focado na qualidade de vida do trabalhador, oferecendo para os funcionários bem-estar tanto físico, quanto emocional, em um ambiente de trabalho propício. O gestor de RH deve atuar na disseminação da uma cultura corporativa sólida de saúde e segurança no trabalho, junto à área de Medicina e Segurança do Trabalho, com diálogo aberto com os empregados e imbuído de uma ação propositiva de melhorias no ambiente e nas condições de trabalho, sempre que necessárias. Uma liderança preparada para exercer o seu papel favorece a identificação dos riscos e prevenção de acidentes em uma empresa. O RH e gestores devem atuar de maneira conjunta com os demais funcionários para o reforço da segurança e saúde da instituição.

O gestor assume a segurança e saúde no trabalho como ponto central da organização da empresa, numa atividade conjunta com toda a equipe. O setor de RH tem uma ampla visão do quadro de funcionários e de identificação dos riscos iminentes de cada função exercida. Os gestores lideram através do exemplo no cumprimento e implementação de todas as normas de segurança e saúde do trabalho.

CONCLUSÃO

O RH é responsável por cuidar do funcionário em seu local de trabalho. No âmbito da saúde ocupacional, existe uma preocupação ainda maior, já que um funcionário que trabalha sabendo que a empresa zela por sua saúde e segurança, trabalha mais motivado e isso reflete numa redução de processos judiciais contra a empresa. A empresa só tem a ganhar com a saúde ocupacional, já que cuidando do funcionário, o número de doenças/acidentes são menores, consequentemente o número de afastamento também é menor e a rotatividade diminui. O papel do gestor é fundamental na fiscalização do bom funcionamento das medidas de segurança. Muitas vezes o funcionário nem sabe a importância pra sua saúde do bom uso de equipamentos (EPIs) e boas práticas de segurança. O RH e/ou o gestor são responsabilizados por alguma doença ou acidente que aconteça na empresa. Por isso é tão importante que ele seja presente no dia-a-dia do funcionário. O empregador não só deve disponibilizar códigos de conduta e EPIs pros funcionários. Deve tambem mostrar o quão importante é o uso destes, ensina-lo a usar e fiscalizar seu uso. É de responsabilidade do gestor cobrar o uso das medidas de segurança por parte do funcionário. Se a empresa omite alguma medida de segurança necessária, ela é diretamente culpada pelo acidente, caso haja, sendo obrigada a indenizar todos os envolvidos no acidente. Toda empresa tem que ter segurança do trabalho por lei. Seja terceirizado ou não, a empresa tem que pensar no investimento que isso traz para a empresa, já que uma equipe que sabe a importância da sua saúde, trabalha mais feliz.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (38.5 Kb)   docx (11.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com