TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório de Consultoria - Meta Soluções

Seminário: Relatório de Consultoria - Meta Soluções. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/10/2013  •  Seminário  •  1.139 Palavras (5 Páginas)  •  235 Visualizações

Página 1 de 5

Relatório de Consultoria – Meta Soluções

​A Empresa Meta Soluções precisa de esclarecimento em alguns pontos para prosseguimento da apresentação do fluxo de caixa organizado pela sua consultoria empresarial.

​O primeiro ponto é a importância do fluxo de caixa. Quando se fala em fluxo de caixa, se fala ao montante do caixa recebido ou gasto por uma empresa durante um determinado período de atividade.

Nesse caso, a importância de um fluxo de caixa consiste na delimitação dos limites de investimento, na oportunidade da busca por uma linha de credito compatível com as necessidades da empresa. É importante também para analisar os custos de um projeto, para analisar a entrada de capital no caixa e verificar a viabilidade de um projeto.

​Portanto o fluxo de caixa serve para uma reflexão, um estudo sobre as contas da empresa em determinado momento da empresa, esse estudo impacta para diretrizes contábeis da empresa.

​Outro ponto levantado foi o conceito de custo de oportunidade e um exemplo. O custo de oportunidade é um termo usado quando se trata da matéria de economia, que é o valor que foi associado a melhor alternativa não escolhida, ou seja, o que será perdido diante de uma escolha para a empresa.

Por exemplo, uma fábrica de cadeiras que produzia 10 cadeiras em um mês e atendia toda a demanda, ou seja, todas as cadeiras eram vendidas no mês. Após um período apareceu uma oportunidade para a expansão da atividade econômica, a fabricação de mesas. Mas, para atender tal demanda de duas mesas mensais, a fábrica terá que deixar de produzir duas cadeiras para alimentar a demanda das duas mesas. O custo de oportunidade, ou seja, o que deixou de produzir para atender a demanda das mesas são as duas cadeiras.

Portanto, o custo de oportunidade é o que será deixado de realizar para alimentar determinada escolha.

Outro ponto foi a necessidade da criação de um orçamento empresarial. Na sociedade atual, a necessidade da criação desse orçamento empresarial é inevitável para a saúde do empreendimento empresarial. O orçamento iniciou na década de 50, mas ganhou força na década de 70 com a criação do orçamento flexível.

O orçamento serve para auxiliar a empresa a calcular sua capacidade e assim prever seus custos para vários níveis de atividades. O orçamento flexível somente torna-se eficaz quando a empresa consegue calcular o que cada empregado produz o que cada máquina ou computador produz e o que cada metro quadrado a fábrica produz, assim os gestores conseguem se preparar para o inesperado.

Um exemplo é o calculo de produção de vários maquinários de uma empresa e o custo de sua manutenção, com isso é possível prever se o maquinário é útil, se há produção por parte do empregado em relação a determinada função, mas isso é de forma bem específica, em alguns casos é possível determinar a produção e o custo benefício por hora trabalhada, para saber em que determinado momento os empregados produzem mais e quais as medidas para buscar uma maior produção em todas as horas trabalhadas.

Além do orçamento flexível, outro orçamento interessante é orçamento contínuo, que consiste em analisar naquele período que foi elaborado o orçamento, o que deu certo e o que deu errado e assim projetar um novo orçamento a fim de diferenciar o que deu errado, contudo analisar detalhadamente as receitas e as despesas para ter base para a elaboração do período futuro. O orçamento contínuo cobre em torno de 12 meses, sendo que se pode revisa-lo mensalmente, trimestralmente e semestralmente, resultando em um orçamento mais claro e detalhado.

Outro ponto de duvida é a conceituação de mercado de capitais.O mercado de capitais é um sistema de distribuição de valores mobiliários, que tem o objetivo de proporcionar liquidez aos títulos de emissão de empresas e viabilizar seu processo de capitalização.

O Mercado de Capitais é constituído pelas bolsas de valores, sociedades corretoras e outras instituições financeiras autorizadas. O mesmo é subdividido em Mercado Primário e o Mercado Secundário.

No Mercado Primário é onde se negocia a subscrição de novas ações ao público, isto é, onde os valores mobiliários circulam pela primeira vez e onde a empresa obtém o capital para seus empreendimentos, pois o dinheiro da venda vai para a empresa.

Já o Mercado Secundário são as demais negociações com esses títulos, como simples trocas de possuidores, pois a empresa emissora já não terá mais contato com o dinheiro proveniente dessas trocas. Esse último mercado se caracteriza também pelas negociações realizadas fora das bolsas, em negociações que denominamos como mercado de balcão, trazendo dessa forma mais liquidez para esses ativos financeiros.

Imposto é a imposição de um encargo financeiro ou outro tributo sobre o contribuinte por um estado ou o equivalente funcional de um estado a partir da ocorrência de um fato gerador, calculada mediante a aplicação de uma alíquota a uma base de cálculo, de forma que o não pagamento deste, acarreta irremediavelmente sanções civis e penais impostas à entidade ou indivíduonão-pagador, sob forma de leis.

O imposto é uma das espécies do gênero tributo. Diferentemente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com