TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório de Física Experimental Interferômetro de Michelson

Por:   •  1/11/2021  •  Trabalho acadêmico  •  1.710 Palavras (7 Páginas)  •  252 Visualizações

Página 1 de 7

Antonio Átila Menezes Ferreira

Interferômetro de Michelson

Disciplina de Física Experimental V

Brasil

2021



Antonio Átila Menezes Ferreira

Interferômetro de Michelson

Disciplina de Física Experimental V

Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro Brasileira (UNILAB)

Instituto de Ciências Exatas e da Natureza (ICEN)

Curso de Licenciatura em Física

Brasil

2021


SUMÁRIO

I-) Relatório        .        .        .        .        .        .        .        .        .        .        .        .        .        .        .        .        .        .        .        .        .        .        5

1. Introdução………………………………………………………………………………………...6

2. Metodologia………………….……………………………………………………………………7

3. Resultados…………………….…………………………………………………………………...8

4. Conclusão………………………………………………………………………………………...12

5. Referências……………………………………………………………………………………….13


PARTE I

RELATÓRIO


1. Introdução

        O Interferômetro é um instrumento óptico capaz de produzir franjas de interferência e utiliza delas para realizar medidas de Física e Astronomia. O interferômetro idealizado por Albert Michelson, o primeiro norte-americano a receber o Nobel em Física, é uma das configurações ópticas mais comuns nos experimentos que envolvem interferência óptica. Na prática ele consiste em um espelho semi-refletor, chamado de separador de feixes, e de dois espelhos planos, onde um está fixo e o outro móvel. É incidida uma radiação, vinda de uma fonte extensa, sobre o separador de feixes e é dividida em duas partes iguais. Estas se dirigem aos espelhos planos onde são refletidas e voltam a se unir, novamente no separador. Este processo tem como resultado a formação de um padrão de interferência da radiação que é sensível à diferença de caminho óptico entre os dois feixes da radiação. Com isso, o interferômetro de Michelson contribui para: determinar variações do caminho geométrico, e óptico, e também determinar o índice de refração do meio de propagação da radiação. Na figura 1, abaixo, vemos um esquema que representa a configuração do interferômetro de Michelson.

[pic 1][pic 2]

Fonte: Laboratório Avançado de Física, 2021 [1]

Objetivos:

  • Conhecer o experimento de Michelson de interferência da luz;
  • Determinar o comprimento de onda da luz de um laser;
  • Determinar o índice de refração do ar em função da pressão.

2. Metodologia

        O experimento foi realizado em dois procedimentos, onde o PROCEDIMENTO I tratava da análise do interferômetro de Michelson com um determinado número de máximos, o PROCEDIMENTO II tratava também da análise com um determinado número de máximos, no entanto, havia uma variação de pressão no sistema. Todo o experimento foi visualizado através do canal do Youtube intitulado “Laboratório de Física Experimental Básica UFMG”, o vídeo foi apresentado pelo Prof. Angelo Malachias. É válido lembrar que todas as informações aqui documentadas foram obtidas mediante acesso ao vídeo em que o experimento é realizado, disponibilizado pelo Professor Aurélio.

        Os materiais utilizados para a realização dos cálculos e medidas desse experimento foram: 01 Computador; 01 Celular; Acesso à internet. Os materiais utilizados, no vídeo, para a execução do experimento foram: 01 laser de Hélio-Neônio (He-Ne); 01 espelho fixo; 01 espelho móvel; 01 semi-espelho; 01 anteparo; 01 lente; 01 câmara transparente e 01 bomba de vácuo. O link para acesso dos experimentos estará nas REFERÊNCIAS deste relatório.

        No PROCEDIMENTO I com os experimento montado e devidamente posicionado, o professor Angelo modifica, manualmente, o espelho móvel fazendo com que seja mostrado no anteparo uma sucessão de máximos e mínimos, conforme a modificação acontece. O professor segue com a modificação, anotando os máximos e o deslocamento necessário para alcançar tais máximos. Este procedimento foi feito para 20, 40 e 60 máximos. Os cálculos e dados solicitados partindo das anotações desse procedimento estão presentes na Tabela 1, nos Resultados deste relatório.

        No PROCEDIMENTO II, o professor Angelo introduz a bomba de ar no sistema, modificando a pressão e anotando a variação de pressão de acordo com a variação dos máximos. Este procedimento se repete para uma quantidade de 2, 4, 6, 8, 10 e 12 máximos. Os cálculos e dados solicitados partindo das anotações desse procedimento estão presentes na Tabela 2, nos Resultados deste relatório.


3. Resultados

        Procedimento I – Conhecendo sobre o Interferômetro de Michelson

3.1.2 – Na figura 2, logo abaixo, temos o desenho do esquema do experimento de Michelson:

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

3.1.3 – Ao acionarmos o laser, o mesmo será colimado por uma lente para o espelho semi-refletor onde uma parte será refratada para o espelho fixo e outra seguirá para o espelho móvel, ambas serão refletidas e direcionadas para o anteparo, projetando, assim, um padrão de interferências em círculos concêntricos com máximos e mínimos.

3.1.4 – No Interferômetro de Michelson existem duas configurações possíveis de projeções no anteparo, quando os espelhos estão devidamente alinhados surgem os círculos no anteparo, quando não, surgem barras paralelas. Neste caso, o fato do anteparo mostrar círculos concêntricos indica que os espelhos estão devidamente alinhados. A existência de máximos e mínimos se dá após a recombinação no separador de feixes, na qual deve existir uma diferença de fase, devido o fato dos feixes percorrerem caminhos diferentes. Interferindo construtiva ou destrutivamente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.1 Kb)   pdf (500.6 Kb)   docx (868 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com