TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório de Verificação de Estatuto de Igreja

Por:   •  22/11/2016  •  Dissertação  •  2.419 Palavras (10 Páginas)  •  467 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1]

“ESTÁGIO EM PRÁTICA ECLESIAL I”

VAGNER GIOVANI DIAS ROSA

LONDRINA

2016

VAGNER GIOVANI DIAS ROSA

“ESTÁGIO EM PRÁTICA ECLESIAL I”

CENTRO UNIVERSITÁRIO FILADÉLFIA – BACHAREL EM TEOLOGIA

        Estágio em Prática Eclesial I - 1º semestre

LONDRINA

2016

SUMÁRIO

Introdução.................................................................................................................03

Investigação da história da Igreja...........................................................................04

Apreciação a forma de governo da Igreja..............................................................06

Ponderar sobre o estatuto da Igreja.......................................................................07

Interpretação sobre a influência da Igreja na comunidade local e/ou sociedade..................................................................................................................08

Papel de membros da Igreja e sua correlação com sua finalidade eclesial.......10

Conclusão.................................................................................................................12

INTRODUÇÃO

Este trabalho tem como finalidade apresentar, após um período de estágio junto a uma denominação religiosa, a história da igreja, a forma de governo em que está denominação está trabalhando, uma análise sobre o estatuto vigente da igreja, uma interpretação sobre a influência da igreja sobre a comunidade local e social e qual o papel dos membros da igreja e sua finalidade eclesial.

INVESTIGAÇÃO DA HISÓRIA DA IGREJA

“No dia 25 de junho de 1937, na Avenida Siqueira Campos n° 40, cerca de 70 membros adultos e 31 membros menores oriundos da Igreja Presbiteriana de Sorocaba, reuniram-se e formaram uma Congregação autônoma com o nome de Filadélfia. E foi nomeado como "Pastor Evangelista", o Reverendo Benedito de Carvalho. Também foram nomeados para a Mesa Administrativa os presbíteros: Abdiel Lopes Monteiro, Ismael de Arruda e Urias de Arruda, e os diáconos: Rubens de Arruda, Benedito Severiano Leite e Lázaro Nogueira. Naquele dia a mensagem proferida foi sobre a segunda vinda de Cristo.

Após três anos de crescimento como congregação, o Presbitério resolve organizá-la como Igreja. Foi no dia 04 de Fevereiro de 1940 que a Congregação Filadélfia organiza-se em Igreja e passa a ser denominada Igreja Presbiteriana Filadélfia, sendo transferida para a Rua Rui Barbosa n° 81, sob o pastorado do Reverendo Antônio Marques da Fonseca Jr. Em um breve espaço de tempo a Igreja passa a reunir-se à Rua Nogueira Padilha n° 192 e, em junho de 1956, transfere-se para a sede atual, na Avenida São Paulo n° 379. E em 1967, na noite de natal, o novo templo é consagrado sob o pastorado do saudoso servo do Senhor, Reverendo Abimael de Campos Vieira, e a ministração da Palavra ficou sob a responsabilidade do Reverendo Boanerges Ribeiro, Presidente do Supremo Concílio da Igreja Presbiteriana do Brasil. Faziam parte do Conselho, neste ano, os presbíteros: Amós Amaral, Daniel de Oliveira, Asael Furquim de Arruda, Bento de Assis Pontes, Norberto Francisco Vieira e Alcindo do Prado. Faziam parte da Junta Diaconal: Benedito Paes de Almeida, Alcides Soares. Oswaldo Rodrigues, Samuel do Prado, Joaquim Rodrigues de Campos, Daniel Soares de Carvalho, Avelino Morbioli, Eugênio Carlos de Campos e Antônio Beraldo Rosa. Neste dia da consagração da construção do novo templo, a Igreja expressou: "Ouvi a tua oração e tua súplica, que fizeste em minha presença: Eu santifiquei esta casa que me edificaste, para nela estabelecer para sempre o meu nome e nela estarão sempre os meus olhos e o meu coração".

Atualmente, a comunidade é uma Igreja em Células que, além da Sede possui mais três congregações em: Mairinque-SP, Jardim Monteiro e Éden ambos bairros da cidade de Sorocaba-SP. O seu corpo pastoral é composto de: cinco pastores, uma missionária local, e apoio a uma missionária, filha da igreja, em Huelva, na Espanha, entre outros missionários que a igreja tem mantido, na Índia e Paquistão. A comunidade tem hoje, cerca de 700 membros entre maiores e menores. Possui uma vasta rede de ministérios. Sendo assim, pode-se afirmar, com grande satisfação, que em meio às agruras da vida cristã, o que está acontecendo hoje na comunidade em termos de movimento de Deus não é algo pontual. Mas sim, a extensão do mover de Deus ao longo da história da IP Filadélfia de Sorocaba.

APRECIAÇÃO A FORMA DE GOVERNO DA IGREJA

O governo presbiteriano é uma forma de organização da Igreja que se caracteriza pelo governo de uma assembleia de presbíteros, ou anciãos. Esta forma de governo foi desenvolvida como rejeição ao domínio por hierarquias de bispos individuais (forma de governo episcopal). Esta teoria de governo está fortemente associada com os movimentos da Reforma Protestante na Suíça e na Escócia (calvinistas), com as igrejas reformadas e mais particularmente com a Igreja Presbiteriana.

O governo presbiteriano serviu e serve de inspirações a vários regimes democráticos ao redor do mundo, principalmente no que diz respeito às esferas de poder. A forma de governo consiste numa ordem crescente de conselhos. O menor de todos os conselhos é o Conselho da Igreja Local, formado pelos ministros docentes (pastores) e pelos ministros leigos (presbíteros). Acima dos conselhos locais se encontram os Presbitérios, formados por presbíteros representantes de cada igreja de sua área de abrangência. Envolvendo os Presbitérios e formado por representantes dos mesmos, está o Sínodo, de autoridade máxima em sua circunscrição. Como estância máxima de apelação e decisões sobre a igreja está a Assembleia Geral ou Supremo Concílio, que toma todas as decisões sobre a Igreja e trata dos assuntos externos, ficando a cargo de exercer poder jurídico sobre decisões tomadas por conselhos inferiores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.7 Kb)   pdf (161.1 Kb)   docx (22.7 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com