TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

IGREJAS E INSTITUIÇÕES CULTURAIS NO CENTRO DO RIO

Por:   •  18/1/2020  •  Seminário  •  1.114 Palavras (5 Páginas)  •  303 Visualizações

Página 1 de 5

IGREJAS E INSTITUIÇÕES CULTURAIS NO CENTRO DO RIO

O centro do Rio concentra diversas igrejas e instituições culturais famosas por diversos aspectos, um deles é a herança da época colonial e do Rio como capital.

IGREJA DE NOSSA SENHORA DA CANDELÁRIA

Localizada na Praça Pio X, a igreja de Nossa Senhora da Candelária é um dos principais monumentos religiosos da cidade, é bastante procurada para realização de casamentos. Ela é associada ao Comício da Candelária no movimento das Diretas Já e a Chacina da Candelária em 1993. A igreja possui características de três períodos artísticos: barroco - fachada e transepto; neoclássico - cúpula e decoração interior; eclético - corredores laterais.

Catedral de São Sebastião

Igreja de Nossa Senhora do Monte do Carmo

A Igreja de Nossa Senhora do Carmo da Antiga Sé é uma paróquia da Igreja Católica, localizada na Rua Sete de Setembro. Foi a sede episcopal da Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro até 1976, quando foi concluída a nova Catedral de São Sebastião do Rio de Janeiro

Igreja de Nossa Senhora do Bonsucesso

Encontra-se no Largo da Misericórdia, na lateral da igreja é possível observar parte da ladeira da Misericórdia, que dava acesso ao Morro do Castelo, arrasado em 1922. A igreja é tombada pelo IPHAN como Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. A primeira capela, em taipa, data de 1567. Reconstruída em 1780, guarda altares e púlpito remanescentes da igreja dos Jesuítas. Em 1818 foi acrescentada uma cúpula à capela principal.

Passeio Público

Localizado na Lapa, próximo à cinelândia, o Passeio Público é um parque inaugurado no século XVIII, tendo sido o primeiro parque público das Américas. Projetado pelo Mestre Valentim, inspirado em jardins franceses. O desenho original do parque foi alterado em uma reforma em 1864. Mesmo conservando elementos arquitetônicos e artísticos originais, a repartição dos jardins foi alterada, agora com aleias curvas e sinuosas, lagos e pontes. O resultado foi um jardim ao estilo inglês, imitando um bosque natural. Destacam-se a construção de dois lagos e um chafariz.  Tombado como patrimônio pelo IPHAN desde 1938.

Paço Imperial

Fica na praça XV de Novembro, foi construído no século XVIII para residência dos governadores da Capitania do Rio de Janeiro, com a chegada da família imperial passou a ser a casa de despachos, do Vice-Rei do Brasil, do Rei de Portugal Dom João VI e dos Imperadores do Brasil. Hoje em dia o paço imperial é um centro cultural.

Theatro Municipal

Localizada na Praça Floriano, na Cinelândia, foi Inaugurado em 1909 durante a prefeitura de Pereira Passos como parte do conjunto arquitetônico das obras de reurbanização do Rio de Janeiro. é considerado a principal casa de espetáculos do Brasil e uma das mais importantes da América do Sul. No início, o Theatro Municipal do Rio de Janeiro recebia, principalmente, companhias de ópera e dança vindas em sua maioria da Itália e da França. A partir da década de 30, passa a contar com seus próprios corpos artísticos: Orquestra Sinfônica , Coro e Ballet, que permanecem até hoje responsáveis pela realização das temporadas artísticas oficiais.

Biblioteca Nacional

A Biblioteca Nacional é a depositária do patrimônio bibliográfico e documental do Brasil. É a sétima maior biblioteca nacional do mundo e, também, é a maior biblioteca da América Latina. Deposita importantes acervos da época colonial.

CCBB (Centro Cultural Banco do Brasil)

O Centro Cultural do Banco do Brasil do Rio de Janeiro é o mais antigo dentre as unidades do CCBB, inaugurado em 1989, fica localizado na antiga sede do Banco do Brasil. É o museu mais visitado no Rio de Janeiro e um dos mais visitados do Brasil.

Museu Histórico Nacional

O Museu Histórico Nacional é um museu dedicado à História do Brasil fica localizado na Praça Marechal Âncora, criado em 1922 como parte das comemorações do Centenário da Independência do Brasil.

Museu Nacional De Belas Artes

Localizado na Cinelândia, fica na Av. Rio Branco, 199. Embora o museu tenha sido inaugurado oficialmente em 19 de agosto de 1938 - sua história remonta à chegada da família real portuguesa ao Rio de Janeiro, já que dom João VI trouxe um conjunto de obras de arte, algumas delas ficaram no Brasil depois que ele voltou à Europa e figuram como o núcleo inicial da coleção.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)   pdf (111.3 Kb)   docx (9.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com