TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório sobre a Semana Acadêmica

Por:   •  4/7/2018  •  Resenha  •  414 Palavras (2 Páginas)  •  444 Visualizações

Página 1 de 2

Relatório sobre a Semana Acadêmica

Do dia 11 de novembro até o dia 14 de novembro aconteceu a IV Semana Acadêmica do IFF campus Itaperuna, com o tema “Noroeste Fluminense - histórias e perspectivas”. O evento contou com salas temáticas, comunicações orais, palestras, oficinas, minicursos, além de diversas atrações culturais. A Semana Acadêmica de 2015 teve uma grande abrangência, já que não só os alunos do campus, como também alunos e moradores de toda a cidade, até mesmo cidades vizinhas, puderam prestigiar o evento e conhecer mais sobre determinados assuntos.

Uma das oficinas ministradas abordou uma Introdução a Astronomia e ocorreu nodia 11 de novembro, quarta-feira. Nela os participantes puderam conhecer mais sobre o sistema solar, como a ordem que os planetas estão (Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano, Netuno), características específicas de cada planeta que constitui esse sistema, como, por exemplo, o número de luas que cada planeta dispõe, a velocidade de rotação, o tamanho, entre outras. Algumas curiosidades também foram apresentadas, como o real tamanho de uma “estrela cadente” que é um meteoro. Além disso, óculos especiais foram disponibilizados para observação do sol. Dessa forma, os participantes puderam ampliar seus conhecimentos sobre física aprendidas no curso de Eletrotécnica, já que foi abordado um pouco sobre a Astrofísica, a física do Universo.

No terceiro dia, um grupo de graduandos em Engenharia de Produção e Mecânica de outra instituição aproveitou a oportunidade e apresentou uma experiência muito interessante sobre o funcionamento de uma máquina térmica. Através do protótipo apresentado, que foi importado da Alemanha, foi possível compreender na prática os conhecimentos sobre termodinâmica aprendidos em sala de aula. Ademais, as salas temáticas também foram muito bem elaboradas, abordavam desde experimentos químicos até curiosidades sobre a história musical da cidade por meio de uma linha de tempo.

Durante esses dias de evento, os alunos e servidores do campus tiveram a oportunidade de expor algum projeto desenvolvido por eles. O grupo SustentArte, o qual faço parte, apresentou por meio de um banner o seu projeto, que consiste na criação de um ambiente sustentável, onde todos os equipamentos que estão dentro do mesmo são alimentados pela energia solar. O grande diferencial é que os objetos alimentados serão obras de arte, constituídas por leds e materiais recicláveis. Além de funcionar como um laboratório para os alunos, servirá como atração cultural para a cidade. O evento foi de grande importância, já que contribuiu para a formação acadêmica dos participantes, além de proporcionar conhecimento, conscientização, educação e sociabilização para todos aqueles que participaram.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (40 Kb)   docx (11.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com