TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório:prática Microscopia

Artigos Científicos: Relatório:prática Microscopia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/11/2014  •  968 Palavras (4 Páginas)  •  1.389 Visualizações

Página 1 de 4

Universidade Federal de Mato Grosso – UFMT

Faculdade de Agronomia, Medicina Veterinária e Zootecnia – FAMEVZ.

Microbiologia Geral

Relatório: Prática Microscopia

Aluna: Saghia M. Rachik

Introdução

Os fungos constituem um grupo de microrganismos de grande interesse prático e científico. São encontrados em todos os ambientes, na água, no solo, no ar, assim como no organismo dos animais e do homem, nos vegetais, insetos, etc. Devido a sua ubiquidade, eles se tornam importantes sob o ponto de vista profissional e humano, e a conscientização da importância do seu estudo vem se tornando cada vez mais útil.

Fungos são organismos eucarióticos quimio-heterotróficos absorvem componentes orgânicos como fonte de energia. São aeróbios em sua grande maioria, mas alguns fungos anaeróbicos estritos e facultativos são conhecidos. Podem ser uni ou multicelulares e reproduzem-se sexuada ou assexuadamente. Alguns fungos apresentam ciclo parassexuado. Possuem parede celular rígida que pode ser composta de celulose, glicanas, mananas ou quitina e membrana celular com esteróis presentes. Seu principal material de reserva é o glicogênio.

Características Gerais

Os fungos não possuem nenhum pigmento fotossintético, não formam um tecido verdadeiro, não apresentam celulose na parede celular (com exceção de alguns fungos aquáticos inferiores) e não armazenam amido como substancia de reserva. Na sua parede celular, há a presença de uma substância quitinosa. Sua estrutura somática é representada por hifas, cujo conjunto constitui o denominado micélio. Pode apresentar o fenômeno denominado dicariofase (fase dicariótica prolongada, em que a fruitificação é composta de hifas binucleadas com presença simultânea de dois núcleos haplóides sexualmente opostos). São heterotróficos, eucariotos.

Morfologia macroscópica

Macroscopicamente, os fungos podem ser divididos em dois grandes grupos: os bolores, que apresentam uma colônia filamentosa, e as leveduras, que apresentam em geral, uma colônia cremosa. São importantes no estudo macroscópico, o tipo de colônia, verso e reverso, velocidade de crescimento, formação de pigmentos, etc.

Morfologia microscópica

A unidade estrutural dos fungos é representada pela hifa que forma um conjunto denominado micélio. O micélio pode se apresentar como micélio vegetativo exercendo as funções de assimilação, fixação e crescimento das espécies, ou se diferenciar em micélio de fruitificação que serve à reprodução da espécie.

Objetivo

Observar os diferentes tipos de fungos basídiomicetos e leveduras existentes no nosso meio. Estudar as características macroscópicas e microscópicas de fungos e a reprodução de leveduras.

Material e Métodos

Os materiais utilizados nas análises microbiológicas como, meios de cultura, diluentes, vidrarias e demais utensílios, são preparados para ficarem limpos, estéreis e isentos de resíduos químicos e orgânicos.

Foram utilizados os seguintes instrumentos: conta gotas, lâminas, lamínulas, lupa, microscópio além do caldo fermentado (leveduras) e basidiomicetos (fungos).

Além disso, o uso da máquina fotográfica foi fundamental para registrar as etapas do experimento. Caneta e caderno também foram utilizados para fazer anotações importantes.

O procedimento para a observação das estruturas dos basídiomicetos foi: utilizar uma lâmina, adicionar um pedaço do fungo e observar sua estrutura na lupa.

O procedimento para observar a reprodução das leveduras foi: utilizar uma lâmina, em seguida pegar o conta gotas e adicionar uma gota do caldo fermentado, uma gota de água e colocar a lamínula sobre a lâmina, sendo levada para o microscópio, para observação.

Resultados e Discussões

Após a realização desta prática, foi possível analisar que as leveduras são células arredondadas ou ovaladas, fortemente Gram positivas. Podem ou não apresentar pseudo-micélio, artrósporos e clamidósporos. A reprodução assexuada se dá por brotamento ou gemulação, com formação de blastosporos. As leveduras, como os bolores e cogumelos, são fungos, que se apresentam, usual e predominantemente, sob forma unicelular.

Os fungos possuem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com