TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatórios Das Etapas Observadas

Exames: Relatórios Das Etapas Observadas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/5/2013  •  687 Palavras (3 Páginas)  •  440 Visualizações

Página 1 de 3

A rotina estruturante é como uma âncora do dia, capaz de estruturar o cotidiano por representar para a criança e para professores uma forma de segurança e de previsão do que vai acontecer. Ela horteia, organiza e orienta o grupo no espaço escolar.

Os alunos ao chegar à escola a professora recebem a criança dando um beijo no rosto e falando bom dia, logo em seguida recolhe sua mochila, dando continuidade com oração da criança ao terminar canta uma musiquinha, bom dia coleguinha como vai? Faz a chamada com fichas chamando um aluno de cada vez, o bom é que eles mesmos pegam as fichas, só assim eles aprendem a identificar seu próprio nome.

Logo, após, vão trabalhar o conteúdo depois da aula bastante explorada fazem a tarefa. E a professora faz as intervenções necessárias considerando os conhecimentos e as dificuldades presentes na classe.

Nessa faixa etária de 0 á 1 na a criança deve receber bastante carinho envolvendo a mesma no desenvolver das atividades, a interação cm elas em todos os momentos como num simples banho que se dê, como o faz, onde acreditamos que através do dialogo e forma com o que tato é feito neste banho, assim como as outras atividades dentro do lúdico envolvendo sempre todas as crianças, sem deixar uma outra de lado por ser menos participativa, cria-se com a criança uns laços de afetivos, fazendo com que a criança, sinta prazer de estar na creche. Pois, a estimulação é essencial reside em incentivar a criança a realizar um exercício natural, de suas próprias iniciativas, ajustadas as suas possibilidades físicas motoras do momento. O bebê precisa de contato físico com as pessoas para que construa uma auto-imagem positiva e posa enfrentar o desafios que lhes serão postas ao longo do seu crescimento. Atender as necessidades de afeto, de sono, de alimentação e higiene que ocorrem a partir da observação permanente do professor que busca compreender as reações dos bebês para um atendimento imediato e carinhoso.

Nessa faixa etária de 1 á 2 anos a criança consegue reproduzir canções com versos incompletos, geralmente fora do tom. A reação rítmica é bastante acentuada. As atividades propostas para a criança dessa idade devem favorecendo desenvolvimentos das suas capacidades motora,conetiva,naciofetiva e a linguagem, respeitando sempre os seus próprios interesses. Organizar um ambiente amplo, variado e desafiador, favorecendo o movimento das crianças. A brincadeira é fundamental dentro desta metologia. Por meio desta, a criança constrói o seu pensamento (tanto de ordem motora e cognitiva como moral e social) e poderá canalizar suas energias e emoções, etc.

3 á 4 anos, é importante entender como cada atividade contribui para o desenvolvimento dos pequenos. Desse modo, podemos desempenhar nosso trabalho com mais segurança e proporcionar ás crianças a descoberta do mundo e si próprias. Brincar, dançar e cantar é atividades importantes na creche. Assim as crianças de até 3 á 4 anos podem se desenvolver de forma plena. E vale lembrar que é muito importante saber quanta coisa eles aprendem, mostrando o que as crianças dessa faixa etária precisam. Pois orientações desse tipo estimulam a reflexão dos educadores de creches de todo pais.

A creche é um ambiente sócio-educativo no qual as crianças aprendem, interagem e trocam diversos conhecimentos entre si. A criança reproduz várias melodias pequenas e simples reconhecendo facilmente algumas delas. Os instrumentos rítmicos a interessam. O controle da voz se torna cada vez mais perfeito e a linguagem vai se completando. Nessa idade a criança aprecia dramatizar as canções. Participa com agrado dos jogos contados e memoriza numerosas canções.

Nessa faixa etária de 4 á 5 anos é possível que a criança aprenda de modo ativo e participativo, partindo do que já sabe por meio da interação professor- criança e criança-criança. Assim, o ensino deve ocorrer, numa atitude parceira e correspossável tanto da criança como do educador frente ao processo de aprendizagem.

Nessa faixa etária de 5 á 6 anos a criança tem uma coordenação dos movimentos de mãos e pés como a música costuma ser feita de forma sincronizada, já consegue acompanhar com padrões rítmicos.

...

Baixar como  txt (4.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »