TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatórios contábeis compulsórios

Seminário: Relatórios contábeis compulsórios. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/11/2014  •  Seminário  •  402 Palavras (2 Páginas)  •  283 Visualizações

Página 1 de 2

6 - Explicite quais são os relatórios contábeis obrigatórios e disserte sobre cada um deles. Lembre-se de fazer citações dos autores consultados. (Valor: 1,5 pontos)

R - Os relatórios contábeis são também conhecidos por informes contábeis. Entre os relatórios contábeis, os mais importantes são as demonstrações financeiras (utilizadas pela lei das AS), ou demonstrações contábeis (preferida pelos contadores mais conservadores).

A lei das S.A estabelece que ao fim de cada período social (12 meses), a diretoria fará elaborar (e devera publicar), com base na escrituração contábil, as demonstrações financeiras ou demonstrações contábeis como:

ZE MOLEZA, conceitos sbre relatórios contábeis, disponível em http://www.zemoleza.com.br/trabalho-academico/humanas/contabilidade/relatorios-contabeis/. Acesso em 02.NOV.2014

Balanço patrimonial (BP); É uma demonstração contábil que tem por objetivo mostrar a situação financeira e patrimonial de uma entidade numa determinada data. Representando, portanto, uma posição estática da mesma. O Balanço apresenta os Ativos (bens e direitos) e Passivos(exigibilidades e obrigações) e o Patrimônio Líquido que é resultante da diferença entre o total de ativos e passivos.

Demonstração Resultado do Exercício (DRE); Destina-se a evidenciar a formação de resultado líquido do exercício, diante do confronto das receitas, custos e despesas apuradas segundo o regime de competência, a DR, antes chamada de DRE, oferece uma síntese econômica dos resultados operacionais de uma empresa em certo período. Embora sejam elaboradas anualmente para fins de divulgação, em geral são feitas mensalmente pela administração e trimestralmente para fins fiscais. As Demonstrações de Resultados podem ser utilizadas como indicadores de auxílio a decisões financeiras.

Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido – (DMPL; No Brasil, a Lei das Sociedades por Ações aceita tanto a Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido, quanto a de Lucros ou Prejuízos Acumulados, sendo que a primeira é a mais completa, contendo, inclusive, uma coluna com os dados da segunda. A segunda, sendo obrigatória, pode ser substituída pela primeira.

Demonstração dos fluxs de caixa (DFC); Visa mostrar como ocorreram as movimentações das disponibilidades e o Fluxo de Caixa em um dado período de tempo; para auxiliar os usuários na avaliação da capacidade da entidade de gerar fluxos de caixa líquidos positivos. Vem substituindo em alguns países a Demonstração das Origens e Aplicações de Recursos e é fundamentada pela Lei n° 11.638/07 no Brasil.

Demonstração do Valor Adicionado (DVA); em como objetivo principal informar ao usuário o valor da riqueza criada pela empresa e a forma de sua distribuição. Implantada oficialmente pela Lei n° 11.638/07 no Brasil.

WIKIPEDIA, apresenta artigo sobre contabilidade, disponível em http://pt.wikipedia.org/wiki/Demonstra%C3%A7%C3%B5es_cont%C3%A1beis#Balan.C3.A7o_patrimonial_-_BP. Acesso em: 02.NOV.2014

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com