TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relação Entre Demanda E Oferta

Pesquisas Acadêmicas: Relação Entre Demanda E Oferta. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/2/2015  •  1.005 Palavras (5 Páginas)  •  210 Visualizações

Página 1 de 5

Quem foi Alexis de Tocquevielle?

Alexis de Tocqueville (1805-1859) foi um escritor político e estadista francês cujas obras se converteram em tratados clássicos. Seu livro mais famoso, "De la democratie" (1835-1840), é dedicado aos sistemas legislativo e administrativo dos Estados Unidos. Tocqueville criticou com dureza certos aspectos da democracia norte-americana. Suas obras mais importantes fazem uma penetrante análise das ideias políticas e sociais de sua época.

Obra Democracia na América de Tocqueville

Livro que prova que a liberdade, a busca pela igualdade, o respeito pelos magistrados e à lei e o estabelecimento de instituições democráticas, aliadas a uma constituição que é conhecida e respeitada pelo povo, podem produzir uma nação sem paralelo em qualquer época da humanidade.

Tocqueville acredita que uma importante diferença da jovem nação americana para os países europeus é que os americanos praticavam uma centralização governamental e uma descentralização administrativa, enquanto os Estados europeus como a França, praticavam tanto a centralização governamental quanto a administrativa. Tocqueville defende o modelo americano e faz um longo estudo sobre a comuna nesse país que concedia grande liberdade para as cidades e Estados da federação.

Dentro desse livro, o autor ainda destacou algumas crenças que produziram a força da América e também suas fraquezas, como a paixão pela liberdade de imprensa e a livre circulação dos jornais; um clero esclarecido e que tinha como princípio o respeito pela separação da esfera religiosa do poder civil; funcionários públicos respeitados por uma população que os vigiava e cobrava eficiência, de forma que o funcionalismo público na América não buscava vantagens pessoais ou “estabilidade”, mas que tinha consciência dos seus deveres e obrigações. Tocqueville acreditava que a jovem nação americana possuía alguns problemas também, como aquela que seria a grande fraqueza da democracia, ou seja, o domínio e a tirania da maioria, e o problema da escravidão.

Quanto à questão da tirania da maioria, Tocqueville foi profético da mesma forma que foi quanto à questão da futura guerra civil americana. Alguns podem se perguntar: em relação aos direitos das minorias, não seria o caso que a democracia exerceria uma opressão quanto a esses grupos? A história demonstrou que não. As minorias se organizando em pequenos grupos que no início só aparentemente eram revolucionários, conseguiram alcançar o poder pela conquista da maioria da opinião pública, que nas democracias é o verdadeiro deus a ser adorado.

Conceito de democracia para Tocqueville

Segundo Tocqueville, a democracia define-se pela igualdade de condições, o que engloba três processos: movimento de igualização dos direitos individuais (direitos políticos e direitos cívicos) em que esta igualdade dos direitos é inseparável da extensão das liberdades públicas a todos os membros da sociedade; difusão de certo bem material a toda a população, sendo possível aceder às posições sociais elevadas (mobilidade social) e generalização de uma representação igualitária das relações sociais. Esta tendência pluridimensional para a igualdade de condições é assumida por uma vasta parte da classe média. Assim, Tocqueville define individualismo como um sentimento refletido e pacífico, que dispõe cada cidadão a isolar-se da massa dos seus semelhantes, e a retirar-se para longe com a sua família e os seus amigos, de tal forma que, depois de criada uma pequena sociedade para seu uso, ele abandona de bom grado a grande sociedade a si mesma.

A igualdade de condições assume duas formas nacionais: americana e francesa. Os americanos não tiveram que fazer face à passagem de uma sociedade aristocrática para uma sociedade democrática. Eles nasceram iguais antes de se tornarem iguais.

Assim, a forma americana caracteriza-se ao nível dos hábitos (gosto de procura do bem-estar individual, tolerância, certo conformismo intelectual), ao

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com