TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relações Da Ciencia Juridica

Monografias: Relações Da Ciencia Juridica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/9/2014  •  1.339 Palavras (6 Páginas)  •  238 Visualizações

Página 1 de 6

RELAÇÕES DA CIÊNCIA JURÍDICA COM OUTRAS CIÊNCIAS

O DIREITO E AS CIÊNCIAS SOCIAIS – CAPITULO 2

Não da para estudar e entender o direito sem o conhecimento de outras ciências, pois elas facilitam a interpretação do direito.

A sociologia se destaca entre essas ciências porque ela é a ciência que estuda a formação, transformação e desenvolvimento das sociedades humanas e seus fatores, econômicos, culturais, artísticos e religiosos. Ela estuda os fenômenos sociais.

A sociologia jurídica é inaceitável sem a sociologia.

A Historia – o estudo do passado tem uma enorme utilidade para o jurista , porque o direito é também um fenômeno histórico , com um largo passado.

Economia- podemos relacionar as relações entre Economia e o Direito, para que haja uma sociedade mais igualitária, harmoniosa e em desenvolvimento.

A moral - estabelece regras que são assumidas pela pessoa, como uma forma de garantir o seu bem-viver.

É fundamental no direito pois controla a conduta humana.

Ciência política- seu objeto de estudo é o Estado, tem laços com o direito por ser o direito estatal o direito por excelência no mundo atual.

MEDICINA LEGAL

A medicina legal coloca os conhecimentos científicos à disposição do estudo e do esclarecimento de inúmeros fatos de interesse jurídico. Ela facilita na aplicação da lei penal, quando emprega noções que só ela pode definir, como o aborto por exemplo.

PSICOLOGIA JUDICIÁRIA

Ela se dedica a analisar algumas situações que ocorrem dentro dos fóruns, tribunais e cartórios. Oferece a magistrados, advogados e membros do Ministério Público meios e elementos necessários para descobrir verdades, falsidades, simulações e etc.

CRIMINOLOGIA

Ela estuda o comportamento criminoso do ser humano.Estuda o delinqüente e não a lei penal. Tem o objetivo de evitar ou reduzir a criminalidade.

ANTROPOLOGIA CRIMINAL

Ela trata de localizar e identificar em alguma parte do corpo humano ou do funcionamento dos diversos sistemas o fator que explica a conduta delitiva.Pesquisa as características orgânica e morfológica dos criminosos.

PSICOLOGIA CRIMINAL

É um ramo que analisa racionalmente o comportamento criminoso. É uma das partes fundamentais da criminologia.

SOCIOLOGIA CRIMINAL

Busca explicar e justificar a maneira como os fatores do meio ambiente social atuam sobre a conduta individual, de forma a conduzirem o homem à iniciação delitiva. Ela se concentra nos fatores sociais da delinqüência .

CRIMINALISTICA

É a ciência que trata das provas criminais. É o objeto de investigação dos delitos.

¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬_________________________________________________________________

DIREITO E SOCIEDADE- NATUREZA E CULTURA- DIREITO, FENOMENO SOCIOCULTURAL ¬¬¬¬- CAPITULO 3

SOCIEDADE E DIREITO

O homem é um ser social, ele necessita do outro para aprender a evoluir e ter uma convivência social.

O direito é o único controle social que garante a ordem, a paz e a segurança sociais.

Uma sociedade é composta por aglomerações de grupos sociais.Ela é reduzível a um complexo de normas.É necessária em virtude da liberdade que caracteriza o homem.

São duas as espécies que formam a ordem social:

*Sancionadas ou reconhecidas pelo poder público e as que dele independem.

* As normas sociais, quando tem finalidade e objeto comuns.

DIREITO, FATO SOCIAL

O Direito é considerado "fato social" por ser uma realidade observável na sociedade e por ser o maior instrumento institucional de controle e organização das sociedades.

O fato social é caracterizado por ser geral, comum aos membros da sociedade, e por exercer pressão sobre todos em virtude de ser obrigado a seguir os padrões determinados pela sociedade.

Direito é "fato social" ao levar-se em conta a sua formação, sua origem baseada nos costumes, uma vez que são os costumes que refletem as práticas socialmente úteis e aprovadas e que, com o passar do tempo, tendem a adquirir autoridade própria, em virtude da convicção que se forma na sociedade de como e de qual modo deve se proceder buscando os fins sociais, o bem comum.

DIREITO E RELAÇÕES SOCIAIS

A vida social é constituída de várias relações sociais.

A maioria das relações sociais , ou as mais importantes para a sociedade, seja por serem essenciais à mesma, por serem geradoras de graves conflitos, capazes de ameaçar a paz e a ordem sociais, tornam-se relações jurídicas ao serem regidas por norma jurídica (leis).

INSTITUIÇÕES SOCIAIS E DIREITO

As normas e padrões de conduta podem dar origem a instituições, que podem ser definidas como modelos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com