TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relação Das Ciências Jurídicas Com Outras Ciências

Artigo: Relação Das Ciências Jurídicas Com Outras Ciências. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/3/2015  •  260 Palavras (2 Páginas)  •  331 Visualizações

Página 1 de 2

Não se pode pensar em estudar direito sem o conhecimento de outras ciências que facilitam a exegese, a aplicação e, principalmente, a criação do direito. Para que os juristas tenham uma visão geral do direito é necessário que seja iniciado nas ciências sociais, dentre as quais se destacam Sociologia, Historia, Economia, Moral e Ciência Política.

A medicina legal facilita a interpretação e a aplicação da lei penal quando esta empregada noções que só ela pode definir, como, por exemplo, aborto, virgindade, lesão corporal, etc.E emprego de conhecimento médico cirúrgico com objetivo de construir prova, quando o homem em si é objeto dela.

Psicologia Judiciária é a técnica psicológica a serviço do processo judicial, com objetivo de descobrir a verdade, falsidade ou simulação de atos, etc.

Criminologia é o estudo do homem criminoso, do delinquente e do crime, não do ponto de vista legal mas dos fatores que o determinam, com objetivo de fornecer elementos para a política de prevenção criminal.

Antropologia Criminal, interpreta o crime como reflexo de uma personalidade, resultante de vários fatores, já a Psicologia Criminal vem traçando tipos de delinquente, caracterizados por vários processos psicológicos: instintivos, emotivos, vingativos e etc.

A sociologia Criminal concentra-se nos fatores sociais da delinquência, trata o delito como fato social. Todas as ciências que tem por objetivo o delito, tem denominação criminalista.

DIREITO E SOCIEDADE- NATUREZA E CULTURA- DIREITO, FENOMENO SOCIOCULTURAL

O Direito é uma das normas sócias que se distingue por ser acompanhado por sanções organizadas. A vida social pode-se ser constituída de relações sócias, por exemplo, o casamento é ‘’ aproximação’’ e a separação ‘’ oposição’’.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com