TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relações Etnicos-raciais E Afrodescendencia

Monografias: Relações Etnicos-raciais E Afrodescendencia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/10/2014  •  274 Palavras (2 Páginas)  •  1.107 Visualizações

Página 1 de 2

Pergunta 10

“Anjo Negro”, de Nelson Rodrigues, foi escrito em 1946. O dramaturgo, ao perceber o preconceito de que o negro é alvo na sociedade brasileira e também a existência de preconceito do negro em relação a outro da mesma cor, encontra motivação para escrever essa obra. Naquela época, o Brasil encontrava-se em um período de grandes modificações na organização do estado brasileiro, saindo de uma restrição ideológica e entrando num período em que imperava a esperança em um país desenvolvido e livre.

A questão racial é tratada pelo autor de forma radical. Numa sociedade dominada pelo branco, a única estratégia possível de inserção é a adoção da “ética branca”, dominadora e autoritária. Repudiando sua cor e origem, Ismael (o protagonista) desfruta dos privilégios do branco: dinheiro, status, prestígio e uma mulher também branca.

A iniciativa do negro Ismael reflete um aspecto importante da questão étnica no Brasil, aspecto também estudado em nossa disciplina por meio do livro "A busca de um caminho para o Brasil: a trilha do círculo vicioso", resultado de mais de dez anos de pesquisa do professor universitário Hélio Santos, e que mostra como o negro e o negro-mestiço no Brasil voltam sem cessar aos mesmos constrangimentos, prisioneiros de um círculo vicioso.

Das afirmações abaixo, retiradas do livro de Hélio Santos, qual delas se refere à situação vivida pelo protagonista do dramaturgo Nelson Rodrigues em sua peça de teatro “Anjo Negro”? Indique a alternativa correta:

a. “Em um sentido oposto da estrada, temos o próprio negro vindo com o racismo e o preconceito já introjetados.”

b. “Impedimento do progresso do negro.”

c. "Invisibilidade do negro”.

d. "Uma espécie de filtro contra as mais variadas manifestações discriminatórias."

e. "No Brasil, os preconceitos são camuflados."

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com