TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relações Sindicais E Negociações Trabalhistas

Trabalho Universitário: Relações Sindicais E Negociações Trabalhistas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/5/2014  •  1.479 Palavras (6 Páginas)  •  222 Visualizações

Página 1 de 6

UNIVERSIDADE ANHANGUERA - UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

GESTÃO EM RECURSOS HUMANOS

ATPS

RELAÇÕES SINDICAIS E NEGOCIAÇÕES TRABALHISTAS

TUTORA À DISTÂNCIA: THELMA MARIETE DOS SANTOS COSTA

TUTORA PRESENCIAL: DEBORA URCINO FERREIRA

Brasília-DF

2013.

Introdução.

A evolução do sindicato no Brasil esta ligada a diretamente a transformação da economia. As mudanças das ultimas décadas conferiram características peculiares quanto à estruturação do trabalho em praticamente todos os países. Observou se uma redefinição da relação de trabalho, com uma diversificação crescente dos tipos de contratação, das formas de inserção dos trabalhos na estrutura produtiva e, ainda a persistência de importantes seguimentos em atividades produtivas tradicionais. Diante disso, a relação padrão de assalariamento não pode mais ser considerada a única inexorável forma de inserção produtiva e inclusão social.

As questões que tendem a envolver a atenção sindical serão cada vez mais voltadas à inserção dos trabalhadores como agentes sociais, interagindo com outros seguimentos, e construindo em conjunto uma proposta de sociedade menos injusta e desigual.

É fato que o sindicato é importante para todas as classes profissionais. É por meio dos sindicatos que os trabalhadores podem ser representados coletivamente. O sindicato é lembrado por ser a organização que defende políticas coletivas e que luta peloprogresso dos trabalhadores.

Desenvolvimento

Descrição da Empresa.

Nome: Panificadora Hollywood.

Localização: Avenida das Castanheiras.

Segmento: Vendas

Porte: Pequeno.

Quantidade de Funcionários: 15.

Produtos comercializados: Paes e seus derivados, frios, refrigerantes, sucos etc.

Missão: Conquistar a satisfação e fidelidade dos clientes, colaboradores e fornecedores prestando serviço de qualidade, conduzindo os negócios de maneira ética.

Valores: Ética profissional, respeito, honestidade e humildade.

Justificativa: A escolha da empresa se deu por ser uma empresa que atua no setor de vendas, contribuindo para o crescimento da cidade, gerando vários empregos, pela qualidade de seus serviços e satisfação dos seus consumidores.

O sindicato que representa a categoria é a SINDIP. Sindicato na indústria de panificação representa a empresa.

O acordo coletivo vigente é de uma jornada de trabalho de 44 horas semanais de segunda a sexta feira autorizando o uso de banco de horas.

Os salários dos empregados da categoria sempre serão ajustados em primeiro de janeiro de 2014, sobre o salário vigente na convenção de 2013, passando a vigorar os pisos salariais constantes na tabela do sindicato, até que seja firmada a próxima convenção.

As sugestões de melhoria proporcionarão um desempenho global na organização é necessária a existência de um clima de confiança entre todos os colaboradores, o estado de motivação deve ser atingido a fim deafetar positivamente o desempenho das organizações. Para que isso ocorra à empresa deve se preocupar com aspectos como reconhecimento aspectos de segurança desejo de desenvolver novas experiências. As medidas de desempenho devem ser utilizadas para o autocontrole e para criar determinação risco de inibir a motivação para o trabalho. Promovendo melhores condições de trabalho à conseqüência será uma maior aceitação da organização por parte de seus membros, diminuição da rotatividade e manutenção de um padrão de produtividade entre outros fatores.

A qualidade de vida do trabalho vem ganhando espaço com valor intrínseco das praticas de competição ao bem estar organizacional. Remuneração justa e adequada, segurança e salubridade do trabalho, oportunidade de progresso e segurança do emprego, integração social na organização.

A empresa pode oferecer alguns benefícios: Convênios com lojas farmácias e outros onde o colaborador pode descontos, vales refeições e outras ajudas financeiras como vales, empréstimos licença remunerada entre outras.

Em uma visão estratégica são aqueles exigidos pelas leis trabalhistas ou previdenciárias ou ainda por convenção coletiva com sindicato.

Os principais benefícios legais são: Férias, décimo terceiro salário, aposentadoria, seguro de acidente no trabalho, auxilio doença, salário família, salário maternidade e seguro de vida.

Direito do Trabalho.

Segundo o professor J. Ribeiro de Almeida trabalho: “é a aplicação dasforças mentais ou físicas na execução de uma obra; ocupação, emprego, serviço, obra realizada, ação dos agentes naturais, local onde se exerce o trabalho”. Nos dias atuais o trabalho é o sonho de todas as classes sociais.

O direito do trabalho é definido com o ramo que trata as relações individuais e coletivas oriundas dos vínculos empregatícios e de outras relações de trabalho subordinado. É também constituído do conjunto de princípios e regras que regulam o contrato de trabalho.

O direito do trabalho tem por objeto disciplinar o trabalho mediante normas de diversas naturezas e fontes várias. Esta regulamentação se faz necessárias no Estado de Direito porque o trabalho constitui o valor principal das ordens econômicas e social, o instrumento agregador e disciplinador da sociedade e a fonte direta ou indireta de todos os tributos que mantém a máquina pública.

O trabalhador sofre o estigma da história, que sempre o relegou a condição inferior nos diversos sistemas sociais, a partir da origem da palavra trabalho-tripalium, espécie de cruz de três hastes, utilizada como instrumento de suplício dos condenados.

O trabalho representa a dignidade das pessoas em ser útil para algo, estar com a mente envolvida, ocupada, isto faz a pessoa feliz e traz alto estima e confiança a si próprio.

Contrato de Trabalho.

É

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com