TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relações Sindicais E Negociações Trabalhistas

Trabalho acadêmico: Relações Sindicais E Negociações Trabalhistas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/11/2014  •  Trabalho acadêmico  •  4.964 Palavras (20 Páginas)  •  171 Visualizações

Página 1 de 20

SUMÁRIO

Introdução............................................................................................................................4

1. Identificação da Organização....................................................................................4

2. Direito do trabalho....................................................................................................6

3. Princípios, Transação do Direito do Trabalho, Renuncia, Trabalho rural e Terceirização, Relações de Trabalho, Empregado x Empregador.............................6

4. Contratos de Trabalho, Formas, Duração do Contrato de Emprego, Efeitos. Salário, Remuneração, Férias, Repouso.................................................................................8

5. Garantias do Emprego e Estabilidade, Meio Ambiente do Trabalho e FGTS. Liberdade Sindical e Direito Coletivo.....................................................................10

6. Greve e Negociação Coletiva, Noções Fundamentais de Direito Processual do Trabalho, Dissídio Coletivo e Individual................................................................13

Considerações finais................................................................................................16

Referências Bibliográficas ....................................................................................17

INTRODUÇÃO

O objetivo deste trabalho será o de analisar o papel e desempenho dos sindicatos no Brasil e os elementos principais que contribuíram para que o sindicalismo chegasse a situação atualmente.

A existência de sindicatos é essencialmente importante no mercado de trabalho pois representam os trabalhadores coletivamente.

Iremos mostrar a aprendizagem, mencionados em síntese sobre cada assunto solicitado em Relações Sindicais e Negociações Trabalhistas.

1. Identificação da organização

Nome: Supermercado Boas Vindas

Localização:

Segmento: Vendas

Porte: Pequeno

Quantidade de funcionários: 15.

Produtos que comercializa:

• DEPARTAMENTOS

o Alimentos e bebidas

o Artesanato

o Artigos para Festas

o Beleza e Saúde

o Bebê

o Brinquedos

o Calçados

o Cama, mesa e Banho

o Esporte e Lazer

o Automotivo

o Malas e Mochilas

o Papelaria

o Pet Shop

o Utilidades Domesticas

Sindicato que representa a categoria dos empregados da empresa:

Sindicato dos Trabalhadores das Industrias de Alimentação de Porto Ferreira.

Justificativa:

Na atualidade o ramo de varejo no Brasil é uma das atividades que mais crescem, lucram e dão empregos, composto tanto pelos grandes supermercados como pelos pequenos comércios varejistas independentes, constituídos em sua grande parte, por empreendimentos familiares, com escassos recursos financeiros e com gestão não muito profissional. A concorrência entre as empresas nessa área se torna difícil, mas, quem obtém o seu diferencial é encorajado a sempre correr mais rápido.

O acordo coletivo vigente é de uma jornada de trabalho de 44 horas semanais sendo elas de segunda a sexta feira autorizando o uso de banco de horas.

Os empregados da categoria terão os salários sempre ajustados em primeiro de janeiro de 2015, sobre o salário vigente na convenção de 2014, passando a vigorar constantemente os pisos salariais na tabela do sindicato, até que venha a ser firmada a próxima convenção.

As sugestões para melhoras, irão proporcionar um desempenho global na organização, é necessário existir um clima de confiável entre os colaboradores, deverá ser atingido o estado de motivação a fim de afetar com positividade o desempenho das organizações. Para isso acontecer, deverá a empresa, se preocupar com aspectos como reconhecimento, aspectos de segurança, e vontade de desenvolver novas outras experiências.

As medidas de desempenho devem ser utilizadas para o autocontrole e para criar determinação. Promovendo melhores condições de trabalho, o resultado será o de uma maior aceitação da organização por meio de seus membros, diminuição da rotatividade e manutenção de um padrão de produtividade.

A qualidade de vida do trabalho vem obtendo espaço com valor intrínseco das práticas de competição para bem estar organizacional, como remuneração justa e apropriada, segurança e salubridade do trabalho, oportunidade de melhoria e segurança do emprego, e integração social na organização.

Missão: possui uma filosofia própria: "servir bem, oferecer conforto, qualidade e atendimento cordial. Gerar oportunidades de desenvolvimento pessoal e profissional para nossos colaboradores e contribuição positiva à sociedade. Garantir uma melhor experiência de compra para os clientes, de forma que fiquem satisfeitos com a qualidade e o preço dos produtos que estarão adquirindo.

Valores: se importa com os clientes, a fim de terem uma boa relação e uma absoluta satisfação com suas marcas. Contará com uma equipe de 15 Funcionários com grande preparo e motivação a sempre servir seus clientes, parceiros e fornecedores.

2. DIREITO DO TRABALHO

O Direito do Trabalho de início teve seu marco com a Revolução Industrial.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (34.2 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com