TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relações Sindicais e Negociações Trabalhistas Saúde e Segurança no trabalho

Por:   •  13/8/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.791 Palavras (16 Páginas)  •  217 Visualizações

Página 1 de 16

UNIVERSIDADE ANHANGUERA

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM

GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS

DESAFIO PROFISSIONAL

COTIA/SP

2015

UNIVERSIDADE ANHANGUERA

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM

GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS

Relações Sindicais e Negociações Trabalhistas

Saúde e Segurança no trabalho

Técnicas de Recrutamento e Seleção

DESAFIO PROFISSIONAL

Érica Regina Vieira Gasparello (RA 2753600911)

Cristiane Mattioni – TUTOR EAD

COTIA/SP

2015

Visão Panorâmica da Situação

A Lopes & Lopes, organização do segmento de construção civil, foi aprovada no processo de licitação há um ano, se tornando responsável pelo canteiro da obra do viaduto Martelli Videira no interior do Rio Grande do Sul. O viaduto vai melhorar o problema do transito na região e vai beneficiar mais de 50 mil habitantes, inclusive com a geração de emprego na cidade. A construtora tem prazo de 18 meses para entrega do projeto junto aos órgãos competentes. A organização tem um quadro efetivo de 200 profissionais de diversas áreas técnicas e operacionais, sem contar os 300 terceirizados sob sua corresponsabilidade. A obra do túnel Martelli Videira, foi paralisada há dois dias, depois de um colaborador ter sofrido acidente, após trabalhar 10 h. seguidas, para suprir o horário de alguns colegas de trabalho que pediram demissão. O colaborador acidentado recebeu todo o cuidado necessário, sempre acompanhado por um profissional da área de Recursos Humanos da organização e foi afastado por um período de 30 dias até sua total recuperação, quando retornará as suas atividades. Os colaboradores alegam que o acidente ocorrido com o colega foi o estopim para deflagrarem a greve. A Lopes & Lopes construtora, trabalha de acordo com a lei nº6514, que altera a CLT; portaria nº3.214 que cria as normas regulamentadoras e com as normas que afetam o trabalho na construção civil (NR06 – NR07 – NR09 e NR18). Os trabalhadores paralisaram a obra reivindicando reajuste salarial imediato de 8%, melhores condições de trabalho e dos 5 equipamentos para proteção e segurança no trabalho (40% das luvas e máscaras respiradoras gastas ou vencidas), além da contratação de 5% a mais do quadro efetivo de mão de obra, para suprir constantes pedidos de demissão, principalmente no cargo de mestre de obras, que coordena as atividades dos demais profissionais. As equipes de trabalho são divididas em turnos no canteiro de obras, e o trabalhador da construção civil tem carga horária de trabalho de 44 horas semanais. Um turno inicia-se as 5:00 hs da manhã e encerra-se as 13:00 hs; o outro inicia-se as 10:00 hs da manhã e encerra-se as 18:00 hs. A data base do dissídio da categoria é junho, porém os trabalhadores exigem reajuste imediato. Diante desta situação, você, que conhece bem o local de trabalho, pois atua em posto no próprio canteiro de obras na área de recursos humanos, tem ótimo relacionamento com todos os funcionários em diversos níveis, foi nomeado pela organização como porta voz e intermediador das negociações entre a organização, ministério do trabalho e o sindicato da categoria. Para tanto, será necessário seguir os passos propostos abaixo:

Passo 01

Neste passo, você deverá fazer um levantamento junto ao DP da organização, e verificar em qual ou quais cargos, o “gap” de desligamento é maior. Diante dos resultados, apresentar um planejamento para recrutamento e seleção desses profissionais ou parte deles (levantar o custo unitário por colaborador para tomada de decisão). Para tal apresentação, você deverá demonstrar quais as técnicas de recrutamento e seleção que serão utilizadas no processo de contratação, e quais os benefícios para a organização e para os trabalhadores, ao efetivar estas contratações.

1)Levantamento dos cargos que há maior número de desligamento:

Cargo

Salário

Situação

Arquiteto

6.000,00

Engenheiro

5.000,00

Mestre de obras

3.000,00

Encarregado

2.000,00

Pedreiro

1.400,00

*Maior índice de desligamento

Servente

900,00

*Maior índice de desligamento

2) Planejamento, recrutamento e seleção:

Meio de divulgação da Vaga

A empresa precisa aumentar o quadro de funcionário, serão abertas 25 novas vagas para Pedreiro e Serventes e o recrutamento será externo e será por dois meios de divulgação:

  • Anuncio em Jornal e
  • Agências de emprego

Texto a ser comunicado:

ADMITE-SE PEDREIRO E SERVENTE

Sobre a empresa: A Lopes & Lopes é uma organização no segmento de construção civil.

Sobre a vaga:

Cargo: Pedreiro

Salário: R$ 1.400,00

Cargo: Servente

Salário: R$ 900,00

Descrição

  • Local de trabalho: Canteiro da obra do viaduto Martelli Videira no interior do Rio Grande do Sul
  • Jornada Período comercial (08:00 ás 17:00hs)
  • Regime de contratação: CLT
  • Área que deve atuar:

Pedreiro

  • Atuar na construção e reforma da parte estrutural e acabamento, realizar a leitura e interpretação das plantas desenhadas por engenheiros e arquitetos, fazer cálculo da quantidade de material utilizado na construção, mantendo informados engenheiros, e arquitetos do andamento da obra.

Servente

  • Fazer a massa;
  • Carregar a massa, os tijolos, a areia, o cimento, etc.
  • Buscar as ferramentas que o pedreiro vai pedindo, para que este não precise de se deslocar.
  • Dar serventia ou ajudar o pedreiro naquilo que este solicitar.

Exigências:

  • Sexo: Masculino;
  • Escolaridade Mínima: Ensino Funda-mental (1º grau);
  • Experiência de 3 anos;
  • Comprometido e assíduo.
  • Sexo: Masculino;
  • Escolaridade e experiência: Não obrigatório,
  • Assíduo, prestativo e proativo.

Benefícios adicionais: Vale-alimentação, Vale-transporte, Auxilio doença e Seguro de Vida

Interessados: Poderá deixar seu curriculum na recepção da empresa.

Seleção e Recrutamento

1ª fase

Haverá uma captação de currículos, e será feita uma triagem através de uma avaliação dos requisitos básicos com relação a vaga, sendo chamado 40 candidatos para a próxima fase do processo seletivo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.7 Kb)   pdf (205 Kb)   docx (46.3 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com