TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relações Trabalhistas E Sindicais

Trabalho Escolar: Relações Trabalhistas E Sindicais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/3/2015  •  200 Palavras (1 Páginas)  •  179 Visualizações

PRIMEIRA Atividade DISCURSIVA

________________________________________

1- Com base na leitura dos capítulos 3 e 4 do livro-texto da disciplina, construa um texto entre 8 e 10 linhas, que analise a jornada de trabalho e a folha de pagamento, devendo ser observado o seguinte questionamento:

O décimo-terceiro salário ou gratificação natalina contempla adicionais, como noturno, hora extra, periculosidade e de insalubridade? Justifique a resposta, apresentando exemplos.

Na jornada de trabalho sua duração deverá ser de 08 horas diárias ou 44 horas semanais. Sendo que o colaborador tem direito a um intervalo de no mínimo 1 hora, e quando a duração do trabalho ultrapasse 4 horas, é obrigatória a concessão de um intervalo de 15 minutos. Os colaboradores têm o direito ao décimo terceiro salário, que poderá ser paga em duas parcelas, sendo a primeira ao ensejo das férias, se requerido pelo colaborador no mês de janeiro do correspondente ano, cujo cálculo é efetuado sobre os valores fixos da remuneração, acrescido dos adicionais que se fizerem incidentes com os seus respectivos percentuais. Por exemplo, os adicionais de insalubridade e de periculosidade. As faltas legais e justificadas não serão alvo de desconto. Havendo faltas superiores há 15 dias, o colaborador não fará jus à fração de 1/12 avos.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com