TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relações aplicadas à Companhia

Tese: Relações aplicadas à Companhia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/10/2014  •  Tese  •  5.809 Palavras (24 Páginas)  •  154 Visualizações

Página 1 de 24

As Relações Aplicada à Empresa.

O gigantismo das empresas, universidade, hospitais e órgãos públicos exige um profissional com conhecimento teóricos e prático para administrá-los. Esse especialista em planejamento, estruturação e gerenciamento necessita entender a coletividade de pessoas que é a organização e, para isso, utiliza as explicação dadas pelas Ciências Sociais e as prescrições fornecidas pelos ramos denominadas “Aplicados”, entre os quais se inclui a Sociologia Aplicada à Administração. Trata-se de disciplina ensinada em CURSOS de Administração e, por isso, estruturada de acordo com a metodologia de ensino para aplicações práticas em casos reais e de acordo com a cultura e características das organizações brasileiras. Para isso é necessário existir uma ponte ligando a Sociologia à Administração, razão pela qual foi construído um primeiro pilar na margem das organizações, na forma de uma sucessão de análises em níveis denominados ordens na hierarquia de complexidades.

Tópicos

1 A SOCIOLOGIA GERAL E A SOCIOLOGIA APLICADA À ADMINISTRAÇÃO. Com base nos capítulos subsequentes desta apostila, mostre assuntos da Sociologia Geral e os correspondentes da Sociologia Aplicada à Administração, como práticas para utilização pelos administradores.

2 A ORGANIZAÇÃO, O ADMINISTRADOR E A ADMINISTRAÇÃO. A) Tome por base a empresa onde trabalha (ou escola onde estuda) e exponha qual é a função que ela exerce na sociedade, sua estrutura simplificada e o tempo de existência; b) Exemplifique a profissão do administrador tendo por base o que o gerente ou diretor de empresa (ou escola) faz no seu dia-a-dia.

3 A NECESSIDADE DE UMA PONTE ENTRE A SOCIOLOGIA E A ADMINISTRAÇÃO. Com base em um livro introdutório de Sociologia, mostre como o tema “conflito” é abordado por essa ciência, e com base em um livro de Administração analise as diferenças de enfoque, inclusive considerando o que é visto como inevitável e até desejável. Conclua mostrando ser necessário que o administrador conheça o aspecto sociológico para aplicá-lo à empresa.

4 A ORGANIZAÇÃO ANALISADA EM SUAS PARTES SEGUNDO UMA HIRERARQUIA EM ORDENS. Com base na Figura 1.2 mostre quais são as sucessivas ordens em que se pode analisar uma organização de conhecimento do expositor, seja escola ou empresa. Conclua explicando que as características culturais do primeiro nível, e no segundo nível quando ele passa a membro de um grupo formal.

2 Culturas e Organizações: Um Quadro de Referência

Os comportamentos do Homem em sociedade tendem a tornar-se uniformizados por fatores que, englobadamente, foram denominados “cultura”. O mesmo fenômeno ocorre nas empresas, repartições públicas, escolas etc., de sorte que o administrador, conhecendo as causas que modelam a cultura, fica capacitado a melhor administrar os compromissos coletivos. Para se aplicar mais facilmente o conceito de cultura convém dividi-la em seus componentes tecnologia, instituição e expressão de sentimentos. São três variáveis que constituem o segundo pilar da ponte que interliga a Sociologia à administração, esta na forma de um integrar os conhecimentos da Sociologia Aplicada à administração.

Tópicos

1 A CULTURA E SEUS CORRELATOS. Listar objetos de uso geral da sociedade da capital ou cidade em que habita, bem como crenças, valores e hábitos comuns capazes de indicar a cultura, e pedir à classe que compete com os mesmos itens, porém referentes à subcultura da escola que freqüenta.

2 A FORMA DA CULTURA. Mostrar que: a “cola” decorre do valor “é bom passar de ano sem Ter conhecimento”; constitui um traço da subcultura da classe estudantil; mantém-se no tempo por Ter uma função, e pode ser alterada se a metodologia do ensino mudar.

3 CULTURAS ORGANIZACIONAIS. Com base no conceito de cultura, mostrar que a cultura de uma escola de administração é diferente da de uma fábrica e a subcultura desenvolvida pelo corpo de professores é diversa do pessoal da Secretaria da faculdade.

4 AS TRÊS VARIÁVEIS CULTUURAIS DA ORGANIZAÇÃO. Fazer a correspondência de cada uma das três variáveis como a cultura percebida de uma organização (a da escola, por exemplo), concretizando cada componente em que as variáveis se subdividem.

5 INTENSIDADE E CONTEÚDO DAS VARIÁVEIS CULTURAIS. a) com base na Figura 2.3, desenhe o perfil da cultura da escola que freqüenta; b) complemente o perfil com a descrição do conteúdo de cada uma das três variáveis da cultura da escola.

6 AVALIAÇÃO DA CULTURA IDEAL E DA CULTURA REAL. a) indique uma característica da cultura ideal de sua escolha e outra da cultura que a contradiga; b) indique pessoas de sua escola que, pelo tempo de serviço, são típicas para serem entrevistadas numa pesquisa de cultura.

7 QUADRO DE REFERÊNCIA INTEGRADOR. a) indique no quadro da Figura 2.5 onde se situam os pilares da ponte que interliga a Sociologia com a Administração; b) mostre como a variável tecnologia (ou a institucional) varia conforme o nível analisado da hierarquia por ordens de complexidade.

3 O Indivíduo Trabalha como Foi Socializado

Este capítulo procurou mostrar como a socialização sofrida pelo indivíduo dentro da sua classe social condiciona o que ele busca encontrar trabalhando nas organizações. Um desses tipos de objetivos enquadra-se dentro da variável cultural tecnologia e por isso, corresponde a “o que” e “como” desempenha as tarefas em si. Assim sendo, o executante sente pressão interna para executar o seu trabalho, que vai de um máximo até um mínimo, inclusive podendo tornar-se negativa, isto é, aliená-lo do que faz, sendo essa motivação interna chamada por nós de Pressão Técnica. Como interessa ao administrador aumentá-la com vistas na produtividade, o capitulo se encerra com algumas propostas de medidas exatamente com essa finalidade.

Tópicos

1 A CULTURA INTERIORIZADA PELA SOCIALIZAÇÃO. Com base na definição de socialização, expor como esse processo influencia as pessoas de classe média, levando-as a buscar para os filhos diplomas em cursos de nível universitário.

2 AS TRÊS CLASSES DE OBJETIVOS A SEREM SATISFEITOS NAS ORGANIZAÇÕES. Com base no quadro da Figura 3.1, perguntar aos colegas quais os objetivos procuram alcançar na escola em que

...

Baixar como (para membros premium)  txt (34.9 Kb)  
Continuar por mais 23 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com