TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Repertorio Musical

Artigo: Repertorio Musical. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/8/2014  •  1.625 Palavras (7 Páginas)  •  256 Visualizações

Página 1 de 7

CRECHE MUNICIPAL MENINO DEUS: MUDANÇAS DE COMPORTAMENTO ESCOLAR

A ampliação do repertório musical dentro da escola colabora em muito no desenvolvimento emocional e cognitivo da criança, sendo ainda de grande valia para o desenvolvimento comportamental. Neste sentido, tal modificação no repertório musical da educação infantil, possibilitará um maior entrosamento da criança com a cultura e ate com a própria família, trabalhando o respeito, e propondo a criança uma visão aberta a cerca dos ritmos, que a elas são apresentadas.

TEMA: AMPLIAÇÃO DE REPERTÓRIO

A influência do repertório musical infantil com crianças de 3 anos: estudo de caso com crianças da Creche Municipal Menino Deus.

JUSTIFICATIVA

O movimento corporal é uma das primeiras manifestações de vida, exercendo assim um papel fundamental na vida e no desenvolvimento humano. Porém faz-se necessário que estes movimentos sejam incentivados a acontecer, com o intuito de propiciar ao ser humano uma formação estrutural e comportamental significativa. Para tal, é necessário que estes incentivos aconteçam desde cedo, ainda na infância com o objetivo de desenvolver de forma significativa esses movimentos.

O movimento corporal faz com que a criança se autoconheça, possibilitando a mesma, o inicie o processo de descoberta do mundo, e ainda facilita o processo de socialização. Dentro deste contexto é necessária à utilização de métodos que colaborem no desenvolvimento motor da criança, assim, a música torna-se uma ferramenta importante neste processo, tendo vista que, sua contribuição se dar no desenvolvimento global da criança.

A música é uma ferramenta lúdica e muito divertida, devendo ser disseminada no espaço escolar com as crianças, haja vista, sua facilidade de aceitação e assimilação pelas crianças, a musica possui um fascínio muito fácil de ser compreendido por elas, despertando nelas alegrias, vontade de dançar, e cantar, possibilitando ainda a expansão dos movimentos, além de desenvolver a percepção dela mesmo e dos colegas, buscando trabalha os pequenos com o intuito de desenvolverem a autonomia e aprendizagem.

A música na Educação Infantil além de ser facilitadora do processo ensino-aprendizagem, pode ampliar também o conhecimento musical da criança, já que a mesma pode ser concebida como um bem cultural. A ampliação do repertório musical na educação infantil é muito importante, pois possibilitará a criança uma familiarização com todos os ritmos, ensinando-as a importância em respeitar as culturas e as diferenças e especificidades que nelas existem.

Através da musica a criança é capaz de se expressar melhor, integrando-se de forma ativa na sociedade ampliando desta forma sua relação com o mundo, possibilita ainda uma maior concentração, potencializa a memória e melhora a capacidade de aprendizagem.

Por ser uma ferramenta pedagógica a música desenvolve um papel muito importante na resolução de algumas problemáticas existente na escola, como timidez, dificuldade de socialização, colaborando ainda no processo de ensino-aprendizagem.

A música também amplia o repertório das crianças, desenvolvendo a oralidade e também o movimento corporal, que dentro do processo de desenvolvimento humano é de suma importância.

Cunha (1992, p.13 apud GARIBA, 2005), “Acreditamos que somente a escola, através do emprego de trabalho consciente de música e dança, terá condições de fazer emergir e formar um indivíduo com conhecimentos de suas verdadeiras possibilidades corporais-expressivas”.

No entanto é meio incomodo a limitação do repertório na educação infantil, pois esse repertório limita – se nas canções mais conhecidas como por exemplo as cantigas de roda que se quer sofrem alguma alteração significativa (Atirei o pau no gato, samba lêlê, ciranda cirandinha, entre outras) e canções como borboletinha, músicas de desenho animado como galinha pintadinha, e várias outras presente na mídia do momento.

É comum também presenciar a criança trazer músicas do seu dia – a – dia para a roda de conversa, então cabe ao professor lapidar esse repertório a favor da aprendizagem. Dentre tantos estilos musicais que são apresentados pelo alunos, tem – se o brega, músicas religiosas, o funk, a dança de rua, entre outros estilos.

O que se tem visto no ambiente escolar é a rejeição desses repertórios por parte de alguns professores, tal rejeição ocorre muitas vezes pelo juízo precipitado de valores morais dos próprios educadores perante a realidade que cerca seu aluno.

PROBLEMA:

O atual modelo de educação infantil necessita de uma mudança no habito de ensinar e desenvolver habilidades, a ampliação do repertório musical é uma proposta que busca a quebra de paradigmas e estereótipos relacionados aos estilos de musicas e ritmos proposto a educação infantil. De esta forma proporcionar uma visão mais ampla do de cultura musical as crianças, desviando um pouco o foco das musicas infantis, que até então tem sido o único apresentado a elas.

SUB - PROBLEMAS:

Ao apresentar um novo repertório as criança, abrem-se portas e elos com a família, tendo vista que, as crianças possuem uma maior facilidade de aceitação e consequentemente de persuasão, assim a mesma colaborara para a disseminação do respeito a musica e as novas culturas dentro do ambiente familiar. Sendo ainda uma forma de tentar reaver os déficits que rodeiam a relação família e escola, e fazendo uma aproximação entre alunos, professores, e pais.

OBJETIVO GERAL

Ampliar o repertório musical das crianças de 03 anos da UNIDADE MUNICIPAL DE ENSINO INFANTIL CRECHE MENINO DEUS, esclarecendo a importância da música no processo de desenvolvimento físico, mental social e motor da criança, de forma a propiciar uma aprendizagem rica de saberes e emoções, satisfazendo a mente e o corpo, com o intuito de facilitar a aprendizagem, o desenvolvimento, e a socialização das crianças.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

• Incentivar os pais a cantar e ouvir a música junto com a criança;

• Possibilitar desenvolvimento das capacidades auditivas;

• Exercitar a atenção, e a concentração;

• Desenvolver a expressão corporal;

• Colaborar e desenvolver o processo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com