TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Rerum Novarum

Pesquisas Acadêmicas: Rerum Novarum. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/9/2014  •  424 Palavras (2 Páginas)  •  348 Visualizações

Página 1 de 2

No século XIX, o mundo passava por uma crise social, por conta da extrema pobreza e as grandes jornadas de trabalho que os operários eram submetidos naquela época, os proletários trabalhavam muito e nunca saiam da miséria que os rodavam, por conta dos baixos salários que lhes eram pagos. Nesse contexto nasceu a Expressão Questão Social que é conjunto de desigualdades da sociedade capitalista.

Insatisfeito com essas condições começaram a surgir ideias que permetiam lutar pelos direitos trabalhistas, começaram a surgir os sindicatos, as greves e a concentração de renda nas mãos dos grandes proprietários. Percebendo que estava havendo uma mudança, na qual as pessoas estavam buscando respostas científicas e não mais espirituais.

Preocupado com o surgimentos dessas novas ideias o Papa Leão XIII, no ano de 1891, publicou a Encíclica Rerum Novarum, cujo o significado era: sobre a condição dos operários. Nela era tratado a posição das classes trabalhadoras. O Papa defendia o direito dos trabalhadores, ele definia a formação de sindicatos, ele também criticava a forma como os operários eram tratados, tendo que trabalhar absurdas horas, com baixa remuneração. Porém o Papa Leão XIII era contra e rejeitava as ideias do socialismo e defendia os direitos à propriedade privada segundo ele:

Os Socialistas, para curar este mal, instigam nos pobres o ódio invejoso contra os que possuem, e pretendem que toda a propriedade de bens particulares deve ser suprimida, que os bens dum indivíduo qualquer devem ser comuns a todos, e que a sua administração deve voltar para - os Municípios ou para o Estado. Mediante esta transladação das propriedades e esta igual repartição das riquezas e das comodidades que elas proporcionam entre os cidadãos, lisonjeiam-se de aplicar um remédio eficaz aos males presentes. Mas semelhante teoria, longe de ser capaz de pôr termo ao conflito, prejudicaria o operário se fosse posta em prática. Pelo contrário, é sumamente injusta, por violar os direitos legítimos dos proprietários, viciar as funções do Estado e tender para a subversão completa do edifício social. (Leão XIII, 1891)

O Papa Leão fala também que a condição de operário, a condição de pobreza era uma situação imposta pelo divino, se você nascesse pobre tinha que morrer assim, por ser uma ordem de Deus, assim naturalizando as desigualdades sociais. No filme Daes: um grito de justiça” mostra claramente que era seguido a doutrina Rerum Novarum da Igreja.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com