TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resfriamento E Medida De Massa.

Artigos Científicos: Resfriamento E Medida De Massa.. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/3/2014  •  1.242 Palavras (5 Páginas)  •  426 Visualizações

Página 1 de 5

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BELO HORIZONTE/ UNI-BH

Resfriamento e medida de massa.

Belo Horizonte

2011.

Resfriamento e medida de massa.

RELATÓRIO DA DISCIPLICA QUÍMICA GERAL,

FACULDADE UNI-BH, CURSO ENGENHARIA QUÍ-

MICA PROFESSORA LILIANE.

Andressa Carolina do Espirito Santo

Isabella Sampaio Ferreira

Jéssica Cristine Da Silva Evangelista

INTRODUÇÃO

As soluções solidas são formadas a partir da reunião de soluto e solvente, geram uma mistura homogênea sólida.O soluto é a substancia que sofre uma dissolução e o solvente dissolve o soluto.

Solubilidade ou coeficiente de solubilidade de uma substancia é a quantidade de uma necessária para saturar ma quantidade padrão de solvente numa determinada temperatura e pressão. Geralmente aumentando-se a temperatura aumenta-se a solubilidade.

Os sólidos são formados por ligações químicas. O grande objetivo de uma ligação química é a busca de uma estabilidade. Quando dois átomos ou dois íons se ligam, eles ficam mais estáveis, ou seja, com um conteúdo energético menor do que se estivessem sozinhos. Quando ocorre uma ligação química, há liberação de energia, e isso proporciona estabilidade. As ligações químicas ocorrem através da perda, ganho ou emparelhamento elétrons.

Na natureza existem diversos tipos de sólidos.O sal é um solido iônico é formado por íons na+ e cl-, que se atraem através da interação intermolecular formando um reticulo cristalino.

As moléculas são formada por átomos que se unem através de ligações covalentes, que chamamos de interação intermolecular forças de atração ente moléculas.

Sólidos iônicos em geral solúveis em água. Isso ocorre porque a água interage com os íons do sal, e essa atração entre moléculas de água e os íons faz com que a rede cristalina se desfaça.Os sólidos iônicos apresentam alto ponto de fusão.Isso ocorre porque as suas unidades formadoras, ou seja os seus íons, encontram-se unidos através de uma força que, que na verdade é uma interação eletrostática.Os íons formam uma rede cristalina organizada, que exige alta temperatura para ser rompida.

Calor latente é a grandeza física relacionada à quantidade de calor que uma unidade de massa de determinada substância deve receber ou ceder para mudar de estado físico. Caloria é a quantidade de calor necessário para alterar a temperatura de 1g de águia de 1°c. Capacidade calorífica A capacidade calorífica específica é a proporção de calor fornecida à unidade de massa da substância para o seu conseqüente aumento de temperatura. Equilíbrio Térmico é o estado termodinâmico alcançado por um sistema e sua vizinhança após eles terem sido postos em contato térmico, por um tempo muito grande, através de uma parede que possibilite a troca de calor.

Para o estudo dos sólidos a principal propriedade coligativas das soluções para compreender a mudança de estado fica é a tenoscopia, esbuliocopia, crioscopia e osmose. A presença de um soluto não-volátil dificulta a formação da rede cristalina organizada.Para que ocorra solidificação, devemos, portanto, diminuir a temperatura da água.

OBJETIVO:

-Aprender a utilização da balança analítica e o termômetro.

-Calcular o calor envolvido na fusão, no aquecimento e no resfriamento da água.

-Efetuar cálculos envolvidos equilíbrio térmico.

MATERIAIS E REAGENTES:

• Suporte Universal: Utilizado para sustentação de peças.

• Bico de Busen: Utilizando no aquecimento de líquidos e funciona a gás.

• Tripé de Ferro: É um suporte usado para sustentar a tela de amianto.

• Garra de Mufa: Utilizado para auxiliar a adaptação da vidraria.

• Béquer (250mL e 50mL): É um recipiente usado para aquecimento de líquidos.

• Termômetro de Álcool: Utilizado para medir a temperatura das substâncias.

• Balança : Equipamento utilizada para a medir a massa.

• Espátula de Porcelana: Utilizada para facilitar a transferência de substâncias

• Bastão de Vidro: Vidraria utilizada para auxiliar na homogeneização.

• Pisseta: utilizada para facilitar a transferência de líquido, no caso a água.

• Manta de amianto: Utilizada para distribuir uniformemente o calor no recipiente.

• NaCl(s)

PROCEDIMENTO

Na prática de resfriamento e medida da massa realizou-se no primeiro experimento, a medida de temperatura de fusão do gelo, examinou-se a escala do termômetro a ser utilizado, observando as temperaturas máximas, mínimas, menor

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com