TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Residencia Cavanelas

Trabalho Universitário: Residencia Cavanelas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/8/2013  •  265 Palavras (2 Páginas)  •  495 Visualizações

Página 1 de 2

A tenda moderna: o uso da pedra e do metal numa obra de exceção

Projetada por Oscar Niemeyer em 1954, a Casa Edmundo Cavanelas no Distrito Pedro do Rio em Petrópolis, Rio de Janeiro, pode ser inserida no quadro de revisão que a obra de Niemeyer sofre na década de 60, anunciada no projeto para o Museu de Arte Moderna de 1955. Destaca-se pela racionalidade na concepção formal e pelo uso da pedra e do metal.

Inserida numa magnífica paisagem, esta proposta para uma casa de campo está perfeitamente integrada a natureza, através da cobertura curva que acompanha a concavidade do vale onde está implantada, e pela continuidade visual da área social com os jardins projetados por Burle Marx. A cobertura metálica em catenária, estruturada por treliças metálicas, está suspensa em quatro pilares de concreto revestidos em pedra, sugerindo a imagem de uma tenda, estratégia sem precedentes na obra de Niemeyer.

Telhas onduladas de fibrocimento garantem a estanqueidade e o sombreamento no plano superior, enquanto a madeira é usada como forro em toda extensão, acompanhando a curvatura inferior, exceto na cozinha e banheiros com forros alveolares planos. Nas bordas laterais da cobertura as treliças permanecem à vista. Sob esta tenda, desenvolve-se uma planta racional com três quartos, banheiros e cozinha, segregados da sala de estar e jantar.

Muito divulgada pelos jardins de Burle Marx, perfeitamente restaurados por seu novo proprietário. O presente trabalho pretende um olhar sobre a Casa Cavanelas, procurando situá-la no contexto da obra de Niemeyer, considerando o uso da pedra e do metal desta solução de exceção entre as demais casas projetadas pelo arquiteto.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com