TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ISAY WEINFELD- RESIDÊNCIA PIRACICABA/SP

Trabalho Universitário: ISAY WEINFELD- RESIDÊNCIA PIRACICABA/SP. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/7/2013  •  413 Palavras (2 Páginas)  •  1.039 Visualizações

Página 1 de 2

ISAY WEINFELD- RESIDÊNCIA PIRACICABA/SP

Análise Residencial

1. Condicionantes Geográficos

1.1. Orientação Solar

A residência está orientada no sentido norte, assim os cômodos foram dispostos de acordo com o adequado aproveitamento da insolação, bem como os tipos de materiais utilizados também favorecem a incidência de luz solar residência.

1.2. Geometria

Configurada em dois volumes retangulares que se sobrepõem perpendicularmente entre si, ao longo do terreno.

1.3. Topografia

Com 2000 m² terreno em que a residência foi inserida configura uma topografia bem acidentada com características semicirculares abrigando os dois volumes retangular.

A implantação da casa no terreno favoreceu uma das extremidades do volume, alocada sobre o ponto mais alto do terreno, enquanto a outra se apoia sobre o menor volume.

2. Configuração

2.1. Acessos

O acesso principal dar-se por uma rampa; acesso para veículos é feito exclusivamente pelo subterrâneo onde está localizada a garagem; os acessos de serviço estão ligados a área de lazer; uma das extremidades do bloco tem acesso independente feito através de escadas para a suíte principal.

2.2. Planta

Planta caracteristicamente fluida, a residência esta dividida em 3 pavimentos onde: o subsolo abriga as áreas destinadas a garagem e deposito; o pavimento térreo está distribuído a área social composta por salas e varandas junto com área de lazer e no últimos pavimento a área intima. Marcada também pela modulação de pilares cilíndricos que sustenta toda a laje de concreto da casa.

2.3. Arquitetura

Segue tendência da arquitetura contemporânea, com volumes retangulares e longilíneos, integração dos ambientes, destaque nos acessos, no uso de matérias transparentes como o vidro, claridade nos vão livres, linhas retas.

2.4. Relação exterior/ interior

O pavimento térreo é completamente transparente com fechamentos em grandes panos de vidros que correm sobre trilhos criando um ambiente totalmente integrado com o exterior e a área de lazer. A área intima é conservada toda a privacidade dos quartos dando destaque apenas a uma fachada marcada por brises verticais de concreto.

3. Estrutura

Estruturada com grandes lajes de concreto apoiada sobre pilares cilíndricos

4. Elementos especiais

A entrada principal é marcada por uma grande rampa de concreto no formato de S.

5. Materiais

Uso

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com