TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DIAGNÓSTICO DA RESIDÊNCIA

Tese: DIAGNÓSTICO DA RESIDÊNCIA. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/5/2013  •  Tese  •  1.127 Palavras (5 Páginas)  •  304 Visualizações

Página 1 de 5

1. INTRODUÇÃO

Para ser possível a realização de um projeto residencial sustentável é necessário, primeiramente, que esteja claro para o projetista o conceito de sustentabilidade. Logo, deve-se ter em mente que são levados em consideração, nesse tipo de planejamento, aspectos ambientais, sociais, culturais e econômicos.

Sustentabilidade é um conceito amplo, relacionado com a continuidade dos aspectos citados anteriormente da sociedade humana. (Atitudes Sustentáveis, 2011)

É desejável que a sustentabilidade seja um meio de configurar as atividades humanas, de maneira que a sociedade, os indivíduos que a constitui e suas economias possam atender às suas necessidades, e ao mesmo tempo preservar a biodiversidade e os ecossistemas naturais, planejando e também agindo de maneira a atingir contínua eficiência na manutenção desses ideais considerados sustentáveis.

A residência em estudo encontra-se localizada no bairro Instituto Agronômico em Belo Horizonte e nela habitam seis pessoas, entre elas dois idosos.

2. OBJETIVO

Esse trabalho tem como objetivo a elaboração de propostas para tornar uma casa, atualmente habitada, mais viável, ou seja, com características mais sustentáveis. Dessa forma, serão apresentadas pequenas propostas de modificações da atual configuração de uma residência localizada na Rua São Marcos, pertencente ao bairro Instituto Agronômico em Belo Horizonte. Essas modificações levarão em consideração aspectos econômicos, sociais, culturais e ambientais de acordo com as características da família residente.

3. DIAGNÓSTICO DA RESIDÊNCIA

É sabido que existe uma quantidade enorme de características não sustentáveis que devem ser consideradas quando se tem a intenção de fazer de uma casa, já construída e habitada, não só uma construção, mas principalmente uma moradia, mais viável. Porém, nesse trabalho, apenas alguns dos principais aspectos dessa residência serão considerados para a elaboração da proposta de adaptação sustentável.

A família que habita a moradia em estudo apresenta um alto consumo de água mensal. Um dos fatores agravantes é o desperdício de água, relacionado com os dispositivos de descarga que geram gasto de um grande volume de água em cada descarga acionada, e banhos com longa duração; além disso, a família utiliza água distribuída pela Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) para irrigação de plantas mesmo em períodos chuvosos, e sabe-se que essa casa possui horta e um grande número de plantas. Além do consumo de água exagerado, a família apresenta um alto consumo de energia elétrica, que entre os motivos da conta de elevado valor estão a utilização de eletrodomésticos antigos (consomem mais energia) e de lâmpadas não econômicas, e do chuveiro elétrico.

Algumas características não sustentáveis da construção são a não entrada de luz solar em um dos quartos em nenhum período do dia por causa do posicionamento escolhido para a janela; banheiros sem acessórios de acessibilidade (fator que se agrava por esta casa ser moradia de idosos com 81 anos e 90 anos de idade); presença de escada externa sem condições de segurança adequadas; e porcentagem baixa de áreas permeáveis.

A partir desse diagnóstico geral da moradia em questão, podem ser realizadas propostas com potencial sustentável para tornar essa residência mais viável.

4. PROPOSTAS QUE VISAM CARACTERÍSTICAS SUSTENTÁVEIS PARA A RESIDÊNCIA EM ESTUDO

4.1. Conscientização familiar

A primeira atitude que deve ser tomada para que seja possível a implantação de medidas sustentáveis na residência em destaque é a de conscientizar os moradores da mesma, sobre a importância de se ter posicionamentos, diante da sociedade e do lugar por eles habitado, que gerem ou potencializem qualidade de vida, equilíbrio com o meio ambiente e com o meio social, e que tenham querência econômica.

A proposta é a realização de conversar educativas sobre o assunto em questão, que sensibilize todos os moradores que residem nessa casa para ser possível a aceitação consciente das medidas a serem tomadas no lar. Essas conversas devem ser realizadas através do responsável pela proposta de projeto, e preferencialmente na presença de todos os integrantes da família. Poderão ser usados vídeos, fotos e recursos visuais em geral nessas conversas expositivas e que possibilitarão conscientização.

4.2. Sistema de aproveitamento de água de chuva

No sistema de aproveitamento de águas pluviais, a água de chuva que cai no telhado será recolhida por calhas que levam a água até condutores (tubos) responsáveis por levar essa água até uma caixa de descarte que faz a primeira filtragem da água, e já no reservatório subterrâneo de armazenamento a água será tratada e depois utilizada para regar plantas e lavar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com