TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resistencia E Estabilidade

Dissertações: Resistencia E Estabilidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/1/2015  •  2.696 Palavras (11 Páginas)  •  333 Visualizações

Página 1 de 11

Tipos de lajes e concreto

A laje é o elemento estrutural, de comportamento bidimensional, de umaedificação responsável por transmitir as ações das cargas que nela atuam para asvigasou diretamente para os pilares no caso de lajes sem vigas. Outra característicarelativa às lajes que diferem de outros elementos estruturais planos, é que o carregamento que nela atua é perpendicular ao seu plano médio. As lajes podem ser entendidas também como elementos de vedação do subsistema vertical, de subdivisão da parte da vedação horizontal, a subdivisão do espaço interior geradopelas vedações verticais, são as lajes. Estas são as superfícies de segurança ondepodem ser feitas as atividades, e as principais funções são sustentar pessoas ecoisas, onde é a melhor forma de aproveitar o terreno construindo assim edificaçõesverticais. As lajes são estruturas comuns em edifícios residenciais, comerciais eindustriais onde no caso particular de edifícios de concreto, existem diversosmétodos construtivos com ampla aceitação no mercado da construção civil.Com asnovas tecnologias existentes para redução de custos, beneficia muito mais autilização destes.Atualmente há diversos tipos de lajes que formatam o diversificado mercadoda construção civil. Cada tipo de laje pode ser utilizada em um determinado ramo deconstrução ou necessidade. Umas tem o caráter de reduzir a carga das estruturassendo mais leves, como as lajes pré-moldadas, outras têm a função de serem maisresistentes, como as maciças (totalmente em ferro e concreto), algumas tem oformato propício a economizar a quantidade de concreto, como as nervuradas,outras mais esbeltas ou espessas. Portanto há diversas formas e tipos de lajes,prontas a atender as reais situações especiais em cada canteiro.

Laje convencional – Necessita de camada de regularização antes da colocação do piso, pois não é executada com controle de nivelamento e rugosidade da superfície.

Laje nivelada – O contrapiso é definido pelo projeto e não tem função de regularização de nível, visam à redução de espessura dos contra pisos utilizados como elementos niveladores nas estruturas convencionais, reduzindo o consumo extra de concreto.

Laje acabada – Tem as adequadas características de planiza ou rugosidade superficial e nivelamento ou declividade, necessárias à fixação ou assentamento do piso final. Não necessita de contra piso.

Lajes maciças

A laje maciça, ou moldada in loco, é totalmente construída na obra a partir de uma fôrma, normalmente de madeira, na qual é despejado o concreto. Antes, é montada a armadura de vergalhões metálicos que dá mais resistência ao sistema. Após a secagem do concreto, está pronta a laje.

Os pontos altos desse sistema são a menor suscetibilidade a trincas e a fissuras, e a facilidade de vencer grandes vãos, além do acabamento liso da parte inferior. Porém, as fôrmas exigem um consumo considerável de madeira; a laje é mais pesada, o que exige mais do restante da estrutura, e o custo final, normalmente, é mais alto.

As lajes maciças moldadas in loco também se dividem em alguns tipos:

A simples é a mais comuns. Esta laje é formada por uma superfície plana lisa na parte superior e inferior e se apoia nas vigas da construção.

As lajes do tipo cogumelo são parecidas com as lajes simples, mas se apoiam diretamente sobre os pilares. Como toda a carga da laje é transferida para um ponto com pequena área (o topo do pilar), deve-se evitar o fenômeno que chamamos de "punção", isto é, o risco de o pilar "furar" a laje como uma agulha pode furar uma folha de papel. Assim, a área de contato entre laje e pilar deve ser aumentada e reforçada. Em geral isso é feito com o aumento da quantidade de ferro e da espessura da laje apenas nesse ponto, criando "chapéus" sobre os pilares.

Lajes nervuradas ou do tipo "caixão perdido" são formadas pela união de vigas e lajes e foram mais usadas em edifícios antigos. Um conjunto de vigas é concretado junto com uma laje superior e outra inferior. Esse conjunto de laje + vigas + laje forma um sistema único chamado de laje nervurada. Por aproveitar a altura das vigas, essas lajes conseguem vencer grandes vãos com relativamente pouca espessura. Nos apartamentos com esse tipo de laje é fácil eliminar paredes porque o forro será uma grande superfície lisa, livre de vigas. O espaço entre a laje inferior e a superior não pode ser acessado, daí o nome "caixão perdido".

Além dessas podemos citar outros tipos de lajes maciças, como as mistas e as duplas, entre outras, mas que são menos usadas em residências.

Lajes pré-moldadas

As pré-moldadas ou pré-fabricadas são as lajes que já chegam prontas ou semi-prontas na obra. São compostas por placas ou painéis de concreto preenchidos com materiais diversos a fim de formar um conjunto resistente.

Como vantagem, o sistema apresenta o custo acessível e a facilidade de montagem. Além disso, dispensam a grande quantidade de madeira usada na execução das lajes convencionais. A desvantagem está em eventuais problemas de acabamento e na maior propensão a trincas. Entretanto, desde que bem projetadas, são muito eficientes. Alguns dos tipos mais frequentes de lajes pré-fabricadas são:

Lajes treliçadas com lajotas cerâmicas – são as mais baratas para vencer pequenos vãos. Pequenas vigotas de concreto com uma armadura superior em forma de treliça são colocadas lado a lado e o espaço entre elas é preenchido com lajotas cerâmicas. Após a montagem, joga-se o concreto por cima dessa estrutura e o conjunto adquire resistência. É talvez o sistema mais usados atualmente em pequenas residências, mas deve-se tomar cuidado com as lajotas, que são frágeis e podem quebrar durante o transporte, a montagem e a concretagem.

Lajes treliçadas com isopor – são muito parecidas com o tipo anterior, mas o espaço entre as vigotas de concreto é preenchido com blocos de isopor. São muito leves, de fácil montagem e a instalação de canos e conduítes é muito simples. Entretanto não se pode fazer furos na parte inferior dessas lajes e para que o acabamento tradicional de chapisco e reboco possa aderir no isopor é necessária a aplicação de cola especial.

Lajes de painéis treliçados – são compostas por painéis de concreto (mais largos do que as vigotas usadas nos outros tipos de laje) que, na montagem, ficam encostados uns nos outros, compondo a própria fôrma para o concreto. Esse sistema permite que vãos maiores sejam vencidos. Além disso, pela resistência inicial

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.2 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com