TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resma

Trabalho Escolar: Resma. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/11/2013  •  1.155 Palavras (5 Páginas)  •  529 Visualizações

Página 1 de 5

Cap. 16 - Controle Estratégico

1. Comente o estabelecimento de padrões como a fase inicial do processo de controle, tendo em vista a variedade de critérios e padrões.

A necessidade de controlar a administração cria mecanismos para possíveis aspectos da organização. Os controles organizacionais servem para:

• Padronizar o desempenho: por meio de supervisão, inspeção, verificações, procedimentos escritos, programas de produção etc.

• Padronizar a qualidade de produtos ou serviços: oferecidos pela empresa, mediante treinamento de pessoal, inspeções, controle estatístico de qualidade e sistema de incentivo.

• Proteger os bens organizacionais: de abusos, desperdícios ou roubos, por meio de exigência de registros escritos, procedimentos de auditorias e divisão de responsabilidades.

• Limitar a autoridade exercida: pelas várias posições ou níveis organizacionais, mediante descrições de cargos, diretrizes e políticas, regras e regulamentos e sistemas de auditorias.

• Avaliar o desempenho das pessoas: por meio de sistemas de avaliação do desempenho do pessoal, supervisão direta, vigilância e registros, incluindo informação sobre produção por empregado ou perdas com refugo por empregado.

• Prevenir erros: por meios preventivos para garantir o alcance dos objetivos da empresa, pois estes ajudam a definir o escopo apropriado e a direção do comportamento dos indivíduos para o alcance dos resultados desejados.

2. Demonstre o processo de controle com um sistema aberto composto de vários subsistemas.

O grau de otimização dos controles (Continuum de Sistemas de Controle).

Não Confiável: As atividades de controle não são planejadas, desenhadas ou organizadas. O ambiente é imprevisível.

Informal: As atividades de controle são planejadas, desenhadas e organizadas. Mas não são adequadamente documentadas.

Estandardizadas: As atividades de controle são planejadas, desenhadas e organizadas. São adequadamente documentadas.

Monitorada: Os controles são padronizados. Periodicamente são testados para avaliar seu desempenho e operação. Produzem relatórios para a administração.

Otimizado: Os controles são integrados. Produzem monitoração em tempo real e melhoria continua.

3. Explique o controle do desempenho global da empresa.

Existem três razões básicas para a existência de alguma forma de controle sobre o desempenho global da empresa:

1. Adequação ao planejamento estratégico: O planejamento estratégico é aplicável à empresa como uma totalidade no sentido de alcançar objetivos empresariais globais. Para acompanhá-los e medi-lo, são requeridos controles igualmente globais e amplos, para permitir ações corretivas por parte da direção da empresa.

2. Autonomia requer controle global: Tendo em vista que ocorre descentralização da autoridade – especialmente nos departamentos por produtos ou por localização geográfica – as unidades passam a ser semi-autônomas em suas operações e em suas decisões locais, exigindo controles globais capazes de medir seus resultados e avaliar seu desempenho. A descentralização das operações quase sempre é acompanhada de uma centralização dos controles.

3. Controles globais: Permitem medir o esforço total da empresa como um todo ou de uma área integrada em vez de medir simplesmente partes dela. O importante medir o sistema e não cada um de seus subsistemas.

4. Explique os relatórios contábeis como controle organizacional.

Balanço contábil e relatórios financeiros: O controle do desempenho global da empresa geralmente toma a forma de relatórios contábeis que constituem uma conclusão de todos os principais fatos da empresa, entre os quais volumes de vendas, volume de produção, volume de despesas em geral, custos, lucros, utilização de capital, retorno sobre o investimento, dentro de um inter-relacionamento variável de empresa para empresa. Com isso, a administração no nível institucional pode saber se a empresa está sendo bem ou mal-sucedida em relação aos seus objetivos.

5. Explique o controle de lucros e perdas.

O demonstrativo de lucros ou perdas oferece ima visão resumida da posição do lucro ou da perda da empresa em um determinado período de tempo

Ao comparar os demonstrativos dos períodos anteriores, pode-se verificar as variações e detectar as áreas (como despesas de venda, ou lucro bruto sobre vendas, entre outras) que necessitam de maior atenção por parte da administração.

Como a sobrevivência do negócio depende basicamente da lucratividade, o lucro passa a ser importante padrão para a medida do sucesso, seja da empresa como um todo ou nos departamentos.

O controle de lucros e perdas se baseia na premissa de que o objetivo do negócio

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com