TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resolução De Questão De Macroeconomia

Artigos Científicos: Resolução De Questão De Macroeconomia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/11/2013  •  243 Palavras (1 Páginas)  •  177 Visualizações

A partir de hoje vamos corrigir der maneira comentada a prova BNDES ADMINISTRADOR em Economia.

Questão35

No primeiro semestre de 2012, o governo iniciou estudos para criar um novo pacote de medidas, visando a retomar a competitividade da indústria nacional do etanol. As

ações em estudo envolveriam desde a redução de impostos sobre a ampliação da produção até a retirada de tributos que elevam o preço final aos consumidores. Em uma análise desse ambiente, conclui-se que a natureza das ações se referem a:

(A) clima econômico

(B) acontecimentos internacionais

(C) tendências culturais

(D) mudanças tecnológicas

(E) condições legais e políticas

Gabarito: E

Comentário: Diante do 1º choque do Petróleo em 1973, o Brasil inicia o seu programa de biocombustível ? pró-alcool ? com o objetivo de reduzir a dependência da matriz energética do petróleo, uma vez que nesta data, a Petrobrás que detinha o monopólio da prospecção (1953-1997) só produzia um em cada três barris consumidos do óleo mineral. Passados décadas o nosso país havia tornado-se líder em produção de etanol, contudo, devido a políticas incompetentes e falta de planejamento, hoje o maior produtor mundial de etanol são os EUA, com o dobro da produção brasileira e tendo como matriz o milho que é cinco vezes menos eficiente sob o ponto de vista energético. Isto tudo, parace levar o governo atual, a buscar alternativas de novo marco regulatório e/ou tributário para o setor em vista de reestimular um segmento que gera um combustível mais limpo e renovável.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com