TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Responda clara e objectivamente aos seguintes conceitos: contabilidade e equidade

Tese: Responda clara e objectivamente aos seguintes conceitos: contabilidade e equidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/2/2015  •  Tese  •  670 Palavras (3 Páginas)  •  579 Visualizações

Página 1 de 3

Portfólio 3.

Atividades referentes às aulas 1, 2, e 3.

1. Responda de maneira clara e objetiva a respeito dos seguintes conceitos: Contabilidade e Patrimônio.

*Contabilidade é a ciência que possibilita por meio de suas técnicas,o controle permanente do patrimônio das empresas.Ciência que tem como objetivo estudar como um todo o patrimônio utilizando de métodos especialmente desenvolvidos para coletar,registrar,acumular.

E também analisando todos os fatos que afetam a situação patrimonial de uma empresa.

*Patrimônio é o conjunto de bens,direitos e obrigações vinculado a uma pessoa ou a uma entidade.Abrange tudo aquilo que a pessoa tem (bens e direitos) e tudo aquilo que a pessoa deve (obrigações).

2. Responda de maneira clara e objetiva a respeito dos seguintes conceitos: empresas e instituições.

*Empresas é uma unidade econômico-social integrada por elementos humanos,materiais e técnicos,que tem o objetivo de obter utilidades através da sua participação no mercado de bens e serviços.Nesse sentido faz uso dos fatores produtivos,natureza,trabalho e capital.

*Instituições são organizações ou mecanismos sociais que controlam o funcionamento da sociedade e,por conseguinte ,dos indivíduos,mostram-se de interesse social,uma vez que refletem experiências quantitativas e qualitativas dos processos socioeconômicos.E tem por objetivo o bem estar de todos,como por exemplo hospitais beneficente,asilos etc.

3. Responda de maneira clara e objetiva a respeito dos seguintes conceitos: Ativo e Passivo.

*Ativo é o conjunto de bens e direitos de propriedade,trazem benefícios, proporcionam ganho para a empresa.O ativo compreende de forma simplificada os bens e os direitos da entidade expressos em moeda.Caixa,bancos,ambos constituem disponibilidades financeiras imediatas.Imóveis,veículos,equipamentos,mercadorias,clientes,estes sendo quantias que terceiros devem a entidade em virtude de transações de crédito,como empréstimos de dinheiro ou vendas a prazo.Sendo que o ativo é dividido por Ativo Circulante e Ativo não Circulante.

*Passivo representa todas as obrigações financeiras que uma empresa tem para com terceiros.É tudo que deve, as dívidas que ela contraiu.São classificados em três grupos,Passivo Circulante,Passivo não Circulante e Patrimônio Líquido.

4. Responda de maneira clara e objetiva a respeito dos principais grupos que compõem o Ativo e Passivo.

*Ativo Circulante é uma referência aos bens e direitos que podem ser convertidos em dinheiro em curto prazo.Os ativos que podem ser considerados como circulantes incluem,dinheiro em caixa,conta movimento em banco,aplicações financeiras,contas a receber,estoques,despesas antecipadas,numerário em caixa,depósito bancário,mercadorias,matérias-primas e títulos.

*Ativo não Circulante são registrados os direitos que serão realizados,transformados em dinheiro após o final do exercício sequinte,longo prazo,assim como os bens de uso,veículos,máquinas etc,e de renda da empresa,aluguéis,imóveis para vendas etc.Ou seja,no Não Circulante são incluídos todos os bens de natureza duradoura destinados ao funcionamento normal da sociedade e do seu empreendimento,assim como os direitos exercidos com essa finalidade.O Ativo não Circulante está dividido em 4 grupos,Realizável a longo Prazo,Investimentos,Imobilizado e Intangível.

*Passivo Circulante são as obrigações que normalmente são pagas dentro

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com