TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Responsabilidade Da ADM pública Em débitos Trabalhistas Contraidos Por Empresas Terceirizadas

Artigo: Responsabilidade Da ADM pública Em débitos Trabalhistas Contraidos Por Empresas Terceirizadas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/9/2014  •  308 Palavras (2 Páginas)  •  318 Visualizações

Página 1 de 2

Resposta-atividade n. 5

A mera inadimplência da empresa terceirizante quanto às verbas trabalhistas e previdenciárias devidas ao trabalhador terceirizado não transfere a responsabilidade por tais verbas para a entidade estatal tomadora de serviços, a teor do disposto no art. 71 da Lei 8.666/93 (Lei de Licitações), cuja constitucionalidade foi declarada pelo Supremo Tribunal Federal na ADC nº 16-STF.

Entretanto a inadimplência da obrigação fiscalizatória da entidade estatal tomadora de serviços no tocante ao preciso cumprimento das obrigações trabalhistas e previdenciárias da empresa prestadora de serviços gera sua responsabilidade subsidiária, em face de sua culpa in vigilando (culpa por não ter vigiado, fiscalizado ), a teor da regra responsabilizatória incidente sobre qualquer pessoa física ou jurídica que, por ato ou omissão culposos, cause prejuízos a alguém (art. 186, Código Civil).

Portanto, será a responsabilidade subsidiária, do ente público nos casos de terceirização nos débitos contraídos pela empresa prestadora de serviços que ele contratar, sempre que essa empresa não honrar seus compromissos para com seus empregados que prestam serviços ao Poder Público e houver conduta culposa do ente público em fiscalizar o cumprimento das obrigações trabalhistas, entendimento consubstanciado no item V da Súmula 331 do TST.

Ressalte-se que a respeito da comprovação dessa culpa, não há que se cogitar de atribuir ao empregado o ônus da prova de que a Administração deixou de fiscalizar. É do ente público o encargo de demonstrar que, a despeito de ter cumprido rigorosamente as diretrizes estabelecidas na Lei 8666/1993, o prestador conseguiu ocultar a prática irregular ou o inadimplemento.

Nesse sentido, o Tribunal Superior do Trabalho adotou a teoria da carga dinâmica probatória (ou da aptidão para a prova), segundo a qual há de se atribuir o onus probandi àquele que se encontre no controle dos meios de prova e, por isso mesmo, se encontra em melhores condições de alcança-la ao destinatário da prova.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com