TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Responsabilidade Social Corporativa

Artigo: Responsabilidade Social Corporativa. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/3/2015  •  341 Palavras (2 Páginas)  •  207 Visualizações

Página 1 de 2

Grupo 1

Professor Gilberto Cabral

O que é responsabilidade social corporativa ?

Responsabilidade corporativa é o conjunto amplo de ações que beneficiam a sociedade e as corporações que são tomadas pelas empresas, levando em consideração a economia, educação, meio-ambiente, saúde, transporte, moradia, atividades locais e governo, essas ações otimizam ou criam programas sociais, trazendo beneficio mutuo entra a empresa e a comunidade, melhorando a qualidade de vida dos funcionários, quanto da sua atuação da empresa e da própria população. Isso quer dizer que eh uma forma de gestão ética e transparente com interesse de minimizar seus impactos negativos no meio ambiente e na comunidade.

Por que e onde é aplicada a responsabilidade social?

Com surgimento de novas demandas e maior pressão por transparência nos negócios, empresas se veem forçadas a adotar uma postura mais responsável em suas ações.

É um conceito que se aplica a toda cadeia produtivo. Não somente o produto final deve ser avaliado por fatores ambientais ou sociais, mas o conceito é de interesse comum, e deve ser divulgado ao longo de todo e qualquer processo produtivo. Empresas também são responsáveis por seus fornecedores e devem fazer valer seus códigos de ética aos produtos e serviços usados ao longo de seus processos produtivos.

Vantagens e Aspectos Mercadológicos

Uma empresa só terá um diferencial competitivo sustentável acima da media da sua indústria se a adoção dela tiver uma relação favorável de custo versus beneficio: Outra exigência muito importante para a estratégia de diferenciação é a comunicação com seu mercado alvo que precisa ser convencido dos benefícios decorrentes do diferencial vinculado ás suas atividades.

Claro, a correta aplicação da SER também melhora o ambiente de trabalho com os sindicatos e empregados, facilita um melhor tratamento dos meios de comunicação e até mesmo ajuda a conseguir financiamentos com bancos e instituições financeiras.

Do lado doméstico, RSC melhora a motivação dos trabalhadores.

Ele permite que a sua implementação para colaborar comum a organização contribui para o bem-estar social. Além disso, a conciliação entre trabalho e vida familiar, respeito nas relações, equidade e salários justos para contribuir para um melhor desempenho.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com