TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Responsabilidade Social E Meio Ambiente_Aula 07

Monografias: Responsabilidade Social E Meio Ambiente_Aula 07. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/10/2013  •  1.460 Palavras (6 Páginas)  •  307 Visualizações

Página 1 de 6

4

O Aeroporto Internacional de São Francisco (SFO),

R:I, II, III, V e V. Correto

3

Sustentabilidade é um dos assuntos

R:Desenvolvimento de produtos e serviços sustentáveis.

Leia o seguinte texto, extraído do artigo de Barbieri et al. (2010, p. 151), publicado na revista de Administração de Empresas.

Há diversas iniciativas legítimas que procuram considerar as três dimensões da sustentabilidade nos processos de inovação, como a Native, empresa que produz alimentos orgânicos de modo rentável usando processos agrícolas e industriais compatíveis com os objetivos do desenvolvimento sustentável, conforme observaram Carvalho e Barbieri (2009). Essa empresa contraria as afirmações de Norman Borlaug, pai da revolução verde e prêmio Nobel da Paz, de que a agricultura orgânica é menos adequada ao meio ambiente, pois, apresentando menor produtividade, requer mais áreas de lavoura para atender a mesma demanda por alimentos (THE ECONOMIST, 2006). A alta produtividade dessa empresa, que garante sua sustentabilidade econômica, foi conseguida por meio de um intenso esforço de inovação em produto, processo, gestão e no modelo de negócio, tais como a eliminação da queimada para o corte da cana, controle biológico de pragas, fertilização orgânica, novos dispositivos em máquinas e implementos agrícolas para evitar a compactação do solo e preservar a biodiversidade terrestre, entre outras. Essas inovações proporcionaram benefícios ambientais, como redução das emissões de gases de efeito estufa, aumento da biodiversidade e redução da necessidade de fertilizantes minerais, que seriam extraídos da natureza e transportados por longas distâncias, consumindo combustíveis fósseis. Também trouxe melhoria da qualidade de vida para os trabalhadores e habitantes do entorno, não contribuindo para a incidência de problemas respiratórios que ocorrem onde o corte da cana é feito da forma convencional (CARVALHO; BARBIERI, 2009).

A partir da compreensão do texto de Barbieri et al., é correto afirmar que:

A empresa Native teve de desenvolver novas competências para alcançar os objetivos do desenvolvimento sustentável dos negócios.

A imagem da Native fica fortalecida e pode servir de modelo de sucesso para outras organizações

Desenvolver produtos sustentáveis pode representar uma oportunidade para obter melhores retornos econômicos e financeiros.

Está comprovado cientificamente que a agricultura orgânica traz menor produtividade e maior risco à preservação da biodiversidade.

A Native é um exemplo de integração entre as dimensões econômica, social e ambiental do conceito de sustentabilidade empresarial.

Estão corretas as afirmativas expressas em:

Escolher uma resposta.

a. I, IV e V, apenas.

b. I, II, IV e V, apenas.

c. I e V, apenas. Errado

d. I, II, III, IV e V.

e. II, IV e V, apenas.

Comentário resposta errada: Releia novamente o Capítulo 4 do PLT e a questão, para compreender sobre a inovação no modelo de negócios das empresas que buscam se tornar sustentáveis.

Question 2

Em 2005, a GE criou um programa chamado Ecoimagination para ajudar os seus clientes a reduzir impactos ambientais, especialmente emissão de gases de efeito estufa. Até 2010, espera multiplicar por dois os seus investimentos em tecnologia para a produção de energia limpa, chegando a U$ 1,5 bilhão, e também as receitas advindas de produtos sustentáveis, como turbinas movidas a gás natural. Seus negócios com energia eólica cresceram quatro vezes desde 2001. E, de 2003 para cá, a empresa já comercializou com a China mais de U$ 1 milhão em turbinas menos poluidoras. Vale dizer: a GE já foi considerada a inimiga número 1 do meio ambiente. (Extraída de: VOLTOLINI, Ricardo. Sustentabilidade é inovação e gera resultados econômico-financeiros. Disponível em: http://www.institutobrasilverdade.com.br/index.php?option=com_content&task=view&id=2476&Itemid=1. Acesso em: 18/04/2011).

A partir da leitura da situação apresentada sobre a GE, avalie as seguintes afirmativas.

A GE, que era considerada a maior inimiga do meio ambiente, conseguiu reverter a situação por meio de inovação sustentável, que gerou maiores resultados financeiros.

A GE está contribuindo para alcançar os objetivos do Protocolo de Kyoto, ao mesmo tempo em que proporciona o desenvolvimento econômico da organização.

A GE está a caminho da sustentabilidade, porque conseguiu compreender as conformidades como possibilidades de oportunidade para o próprio desenvolvimento.

Ao mudar o modelo de negócios, a empresa foi capaz de aumentar também as receitas advindas de produtos sustentáveis.

A ideia central no processo de desenvolvimento de uma organização, como a GE, é liderar ações para alcançar cada vez mais a dependência da organização em combustíveis fósseis.

Escolher uma resposta.

a. III e IV, apenas.

b. I, II, III, IV e V.

c. II, III e IV, apenas.

d. I, II, III e IV, apenas.

e. I, II e III, apenas. Errado

Comentário resposta errada: Releia novamente o Capítulo 4 do PLT e a questão, para compreender sobre os produtos e serviços sustentáveis

Question 3

Sustentabilidade é um dos assuntos mais discutidos na atualidade. Para um produto ser considerado sustentável, existe a necessidade de comprovação da responsabilidade socioambiental do fabricante e de seus fornecedores, além da comprovação de que, durante a fabricação do produto, não há condições nocivas à saúde dos trabalhadores e sua qualidade é confirmada por meio dos consumidores. Existem selos que atestam a sustentabilidade dos produtos; alguns deles são: o Selo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com