TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Responsabilidade Social Empresarial e Desenvolvimento Sustentável

Tese: Responsabilidade Social Empresarial e Desenvolvimento Sustentável. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/6/2013  •  Tese  •  9.178 Palavras (37 Páginas)  •  974 Visualizações

Página 1 de 37

Responsabilidade Social Empresarial e Desenvolvimento Sustentável:

Conceitos, Práticas e Desafios para a Contabilidade

Entrepreneurial Social Responsibility and Sustainable Development:

Concepts, Practices and Challenges for Accounting

Resumo

Com o agravamento de problemas sociais e ambientais, as forças da sociedade estão passando por um processo de reorganização. No início deste século XXI, nota-se a valorização de uma nova postura empresarial, não mais focada apenas na obtenção de lucros, mas no relacionamento com a sociedade e a sustentabilidade dos negócios. Este estudo, de cunho teórico, discute diferentes abordagens sobre a responsabilidade social empresarial e a sustentabilidade, abrangendo visões sobre o papel da empresa na atualidade e os aspectos centrais relacionados ao movimento de adoção de práticas de desenvolvimento sustentável. Apresenta, ainda, discussões a respeito das dificuldades encontradas no sentido de conceituar e mensurar o processo de desenvolvimento sustentável, além dos principais desafios que a contabilidade enfrenta nesse contexto.

Palavras-chave: Responsabilidade Social Empresarial. Desenvolvimento sustentável. Stakeholers. Contabilidade Socioambiental.

Abstract

With the deepening of social and environmental problems, the forces of society are undergoing a process of reorganization. Earlier this century, there is the growing appreciation of a new corporate attitude, which is no longer just focus on achieving profit and appreciates the relationship with society and the sustainability of business. This theoretical study discusses different approaches to corporate social responsibility and sustainability, covering the views of the role of business and the main aspects related to adopting sustainable development practices. It also discusses the difficulties encountered in order to conceptualize and measure the sustainable development process and the main challenges facing the accounting in this context.

Keywords: Entrepreneurial Social Responsibility. Sustainable Development. Socio Environmental Accounting.

1 INTRODUÇÃO

O papel da empresa na sociedade é um tema intensamente discutido na atualidade e que influencia diretamente na vida das pessoas e nas estratégias das organizações. No início deste século XXI, nota-se a crescente valorização de uma nova postura empresarial, voltada não só para a obtenção de lucros, mas para o relacionamento com a sociedade em geral e para os impactos gerados sobre a mesma.

A partir da Revolução Industrial e nas décadas que a seguiram, as atenções estiveram voltadas para o capital industrial e financeiro, enquanto as demais formas de capital pareciam não merecer atenção como fatores restritivos do desempenho. Recentemente, essa imagem está sendo questionada, à medida que a degradação ambiental e os desequilíbrios sociais entre nações e grupos humanos começam a apresentar as contas a serem pagas pelas futuras gerações. Fatos como o aquecimento global, mudanças climáticas, conflitos por fontes de energia e violência urbana passaram a exercer grande influência sobre o PIB dos países e sobre a qualidade de vida das pessoas (CAMPOS e LEMME, 2007).

Coutinho e Macedo-Soares (2002) ressaltam que, devido ao agravamento de problemas sociais e ambientais por todo o planeta (desemprego, exclusão, poluição, exaustão de recursos naturais) e à dificuldade dos governos em solucioná-los, as forças da sociedade estão passando por um processo de reorganização. É neste contexto que as empresas sentem a pressão para adotarem uma postura socialmente responsável na condução dos seus negócios. O volume de recursos investidos em práticas ligadas à responsabilidade social tem apresentado grandes elevações e adquirido maior relevância no cenário mundial.

Se antes a lucratividade era buscada por essas empresas de qualquer maneira, considerando a sociedade e os empregados apenas como unidades econômicas de produção, agora cresce a preocupação com o meio ambiente e com o retorno para as diferentes partes que afetam ou que são afetadas por suas atividades (os chamados stakeholders), evidenciando-se no mundo dos negócios a preocupação com o desenvolvimento sustentável.

Os investimentos socialmente responsáveis englobam decisões com o objetivo duplo de atingir retorno financeiro e social (REZENDE ET AL., 2007). Presume-se que, para que haja desenvolvimento sustentável, é necessário que as empresas planejem e executem ações levando em conta simultaneamente dimensões econômicas, ambientais e sociais, com vistas à sua continuidade e à manutenção de boas relações no longo prazo.

Conforme afirma Leal (2009), as questões ambientais passaram a ser discutidas em um período inferior a cinco décadas, o que representa relativamente pouco tempo para reflexão e entendimento dos problemas ambientais globais, assim como para a verificação da eficácia de ações voltadas para a mitigação dos impactos socioambientais. A contabilidade tem desempenhado um importante papel nesse contexto, evoluindo e desenvolvendo mecanismos e formas de evidenciação que dão suporte às decisões sobre ações de sustentabilidade.

Perante a tendência de valorização deste tipo de investimento e o crescente processo de adoção de estratégias ligadas aos conceitos de sustentabilidade e de responsabilidade social empresarial (RSE), ressalta-se a importância de entender a essência desse processo. Existe ainda grande dificuldade para a conceituação e a mensuração das práticas englobadas por tais conceitos, o que justifica o esforço no sentido de buscar melhor desenvolvê-las. A partir do aprofundamento das questões relacionadas a essa temática, pode-se entender melhor a incorporação estratégica da sustentabilidade empresarial e contribuir para o desenvolvimento desta.

Este estudo, de cunho teórico, pretende discutir diferentes abordagens sobre a responsabilidade social empresarial e sustentabilidade, abrangendo as visões sobre o papel da empresa na atualidade e os principais aspectos relacionados ao movimento de adoção de práticas de desenvolvimento sustentável. Objetiva, ainda, discutir as dificuldades encontradas no sentido de conceituar e mensurar o processo de desenvolvimento sustentável, além dos principais desafios que a contabilidade enfrenta nesse contexto.

Quanto aos procedimentos técnicos para realização

...

Baixar como (para membros premium)  txt (64 Kb)  
Continuar por mais 36 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com