TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resposta Livro Administração Anhanguera

Trabalho Universitário: Resposta Livro Administração Anhanguera. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/4/2014  •  2.093 Palavras (9 Páginas)  •  1.531 Visualizações

Página 1 de 9

CAPÍTULO 1

1. Conceitue a Administração em função da ênfase em cada uma das variáveis, a saber: tarefas, estrutura, pessoas, tecnologia e ambiente.

R: A ênfase nas tarefas procurava simplificar e padronizar a execução da tarefa assim tornando o trabalho mais eficiente, por meio da fragmentação da tarefa permitindo a especialização do trabalhador; A ênfase na estrutura organizacional e a fase na qual a administrar significa basicamente planejar e organizar a estrutura de órgãos e cargos que compõem a empresa, dirigir e controlar as suas atividades; A ênfase nas pessoas é a fase em que administrar é, sobretudo, lidar com pessoas, e também procura enfatizar as pessoas dentro das empresas, deixando em segundo plano a estrutura e as tarefas; A ênfase na tecnologia procura enfatizar a administração para lidar com a tecnologia, para extrair dela a máxima eficiência possível; A ênfase no ambiente surgiu com o aparecimento da Teoria da contingencia segundo a qual não existe uma única melhor maneira de organizar as empresas, pelo contrario, as características estruturais da empresa dependem das características ambientais que a circundam, assim a ênfase no ambiente procura lidar com as demandas do ambiente e obter o máximo de eficácia da empresa.

2. Conceitue administração em função das cinco variáveis anteriores, tomadas em conjunto.

R: Administração e uma conjugação de inúmeras variáveis que convergem sempre para o alcance final do resultado, assim administração não é somente um processo linear de decisões e ações, ela constitui uma atividade de integração, conjugação, arranjo, foco e impulsionamento.

3. Explique as características da Administração Científica de Taylor.

R: A escola da Administração Científica teve seu início no começo do século XX pelo engenheiro americano Frederick W. Taylor ( 1856-1915), considerado o fundador da moderna TGA. Sua preocupação original foi tentar eliminar o fantasma do desperdício e das perdas sofridas pelas indústrias americanas e elevar os níveis de produtividade por meio da aplicação de métodos e técnicas da engenharia industrial. Taylor procurou tirar do operário o direito de escolher o seu jeito pessoal de executar a tarefa – no que foi bem sucedido – para impor-lhe um método planejado e estudado por um profissional especializado no planejamento das tarefas. ( fonte PLT 302 – Idalberto Chiavenato ).

Ele acreditava que cada operário produzia um terço do que poderia produzir chamando o processo de “ vadiagem sistemática ” . ( fonte Internet – Profª. Dra. Maria Virginia Llatas ).

A técnica para se chegar ao método racional era o estudo de tempos e movimentos (motion-time study) . ( fonte PLT 302 – Idalberto Chiavenato ).

Ao descobrir a melhor maneira de executar tarefas, o próximo passo era estabelecer tempos por meio da cronometragem, esse tempo constitui o tempo padrão ou eficiência equivalente a 100%. Os operários mais aptos a exercer a função de trabalho, eram treinados e, trabalhavam em ambientes agradáveis para reduzir a fadiga. Foram oferecidos também planos de incentivos salariais e prêmios por produção. Taylor preocupou-se em construir um modelo de administração com base na racionalidade e no controle da atividade humana. Ao buscar uma produtividade sempre maior, a administração Científica concentrou-se na tecnologia de produção em massa, cujos princípios se apóiam em conceitos ligados ao estudo de tempos e movimento, padronização de máquinas e equipamentos de produção.

4. Explique as características da Teoria Clássica de Fayol

R: Para aumentar a eficiência da empresa por meio da sua organização e da ampliação de princípios gerais da Administração em base cientifica (Fayol).

A Teoria Clássica teve o seu início na França e 1916, tendo como fundador o francês Henri Fayol, engenheiro que se baseava em princípios e técnicas para o seu trabalho. Representou um avanço em relação à teoria de Taylor, pela sua tentativa de pensar a empresa como um todo, com ênfase na organização.

A teoria Clássica concebe a organização em termos de estrutura, forma e disposição das partes que a constituem, além do inter-relacionamento entre as partes. Restringe-se apenas aos aspectos da organização formal.

5. Explique as características do modelo burocrático de Weber

Max Weber (1864-1920) aplicou às organizações um método de análise que consiste na definição do que ele chamou de um «tipo ideal» de organização.

• “A Burocracia é uma forma de organização humana que se baseia na racionalidade, isto é, na adequação dos meios aos objetivos pretendidos, a fim de garantir a máxima eficiência possível ao alcances desses objetivos.” (Weber)

Modelo Burocrático

– Funções administrativas definidas em lei

– Hierarquia da autoridade

– Avaliação e seleção dos funcionários

– Relações sociais de tipo formal

– Remuneração regular dos funcionários

– Separação da propriedade e do cargo

– Carreira regular dos funcionários

– Divisão do trabalho

Burocracia

• Ênfase na estrutura

• Origens da Burocracia:

– Racionalidade

– Ética Protestante

Caracterização da Burocracia

• Baseada em leis, regras, nos regulamentos e nos procedimentos como princípios de legitimação.

• É independente da pessoa que o exerce. O líder exerce apenas o poder que a lei lhe

confere e os subordinados obedecem porque aceitam a lei que o líder representa.

• Este poder é administrado por meio de uma organização burocrática.

6. Explique as disfunções da burocracia

A burocracia foi formalizada por Max Weber (1864-1920). Parte do princípio de que o traço mais relevante da sociedade ocidental no século XX era o agrupamento social em organizações, com cargos formalmente bem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.5 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com