TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Respostas De Sociologia A Razão Tupiniquim

Monografias: Respostas De Sociologia A Razão Tupiniquim. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/10/2014  •  363 Palavras (2 Páginas)  •  239 Visualizações

Página 1 de 2

a) Agride demasiadamente a falta de personalidade e originalidade da Filosofia brasileira, que se sustentam ao longo dos tempos acoplada a exemplares de seriedade estrangeiros, caso que reflete não mais que a vinculação cultural que há muito nos acompanha e nos põe perante aquele complexo de vira-lata do brasileiro.

b) Os positivistas não consideram os conhecimentos ligados as crenças, superstição ou qualquer outro que não possa ser comprovado cientificamente. Para eles, o progresso da humanidade depende exclusivamente dos avanços científicos.

c) A razão só se expressa se nos afastarmos do juízo de valor e preconceitos que são inerentes ao senso comum. Não há como ser racional, quando a espectro da realidade do planeta em que existimos está desvirtuada pela paixão, pela fé cega, fanatismo ou por simples ignorância.

A frase é simples: sempre que um pensamento fundamentado na razão que se apregoa, cria-se ou idealiza filosofia. Advertindo que Filosofia é uma ciência, e não é admissívelrefletir cientificamente mergulhado no senso comum. Na Antiguidade quem "pensava" ou filosofava eram os cidadãos, ou seja, quem tinha dinheiro, muitas propriedades participavam da política e da disposição da sociedade. Era quem tinha tempo. Já quem trabalhava(que eram os escravos, os prisioneiros de guerra e o povo pobre) ficavamafastados da política, não apresentavam tempo para filosofar e, é claro viviam "cegamente" guiados pelo senso comum.

d) Em Crítica da Razão Tupiniquim, o filósofo Roberto Gomes ataca ostensivamente a falta de personalidade e originalidade da Filosofia brasileira, que se mantêm ao longo dos tempos atrelada a modelos de seriedade estrangeiros, fato que reflete não mais que a dependência cultural que há muito nos acompanha e nos coloca diante daquele complexo de vira-lata do brasileiro, já antes mencionado por Nelson Rodrigues que, entre outras coisas, percebia o brasileiro como um Narciso às avessas.

e) Ao atacar fielmente a falta de originalidade e personalidade da nossa sociedade quanto aos pontos filosóficos, temos também que fazer menção aos diversos outros temas nos quais ficamos visivelmente presos aos pensamentos das culturas, sociedades, meios afins, que são intitulados como exemplo de perfeição e sucesso.

Ao tempo que somos autossuficientes em diversos campos, como economia, matéria prima, ideias, entre outros, somos reféns de ideais políticos advindos de outras culturas, não seguindo um modelo próprio.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com