TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo Arte Da Guerra

Dissertações: Resumo Arte Da Guerra. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/5/2014  •  916 Palavras (4 Páginas)  •  611 Visualizações

Página 1 de 4

A Arte da Guerra é um tratado militar escrito durante o século IV a.C. pelo estrategista conhecido como Sun Tzu . O tratado é composto por treze capítulos, onde em cada capítulo é abordado uma estratégia de guerra, de modo a compor um cenário de todos os eventos que devem ser abordados em um combate racional. Acredita-se que este livro tenha sido usado por diversos estrategistas militares da história como Napoleão, Adolf Hitler e Mao Tse Tung.

Sun Tzu foi um profundo conhecedor de estratégias militares de combate e táticas de guerra. Súdito do rei da província de WU viveu em turbulenta época dos Estados guerreiros na China, há 2.500 anos e era um filósofo-estrategista que comandou e venceu muitas batalhas. Com inteligência e argumentos muito racionais, ele expõe a importância da obediência, disciplina, planejamento e motivação das tropas. Apesar da antiguidade da obra podemos observar que é muito aplicada nas empresas atualmente por diversos gestores. Seus ensinamentos e princípios podem ser aplicados por indivíduos no confronto com seus oponentes, exércitos contra exércitos, na gestão de empresas com seus funcionários, e nas empresas contra suas concorrentes, dentre outras aplicabilidades.

Hoje, A Arte da Guerra parece destinado a secundar outra guerra: a dos gestores das empresas no mundo dos negócios. Em um mercado globalizado, cada vez mais competitivo, os gestores precisam compreender as regras e conhecer as melhores estratégias para assim aplica-las e enfrentar as batalhas no seu dia a dia, pois independente do objeto de trabalho os administradores, gerentes, executivos e outros, podem se valer dos ensinamentos de Sun Tzu para diversas finalidades na busca de melhores atitudes e resultados das ações pretendidas.

Diante do objetivo deste trabalho, esta obra ensina que para atingir uma meta, o gestor precisa agir em conjunto, conhecer o ambiente de ação, identificar o obstáculo a ser vencido e, é claro, conhecer seus próprios pontos fortes e pontos fracos.

As estratégias elaboradas pelos gestores para atingir metas devem ser flexíveis e bem planejadas, pois o ambiente está em constante mutação e a necessidade de adaptação é fundamental em função da grande quantidade e rotatividade de liderados. O planejamento estratégico dessa gestão deverá servir como um eixo norteador das atividades empresariais e é exatamente por isso que devem ser permitidas mudanças ao longo do tempo, a fim de minimizar incertezas.

O planejamento estratégico é uma metodologia gerencial que permite estabelecer o caminho a ser seguido pelos gestores das empresas, visando elevar o grau conhecimento e de interações com os ambientes interno e externo, assim como na vida pessoal, o planejamento também pode significar melhor qualidade de vida, uma vez que os riscos, quando controlados, ajudam a não deixar as coisas “saírem dos eixos”.

O terreno é o campo de trabalho para avaliação dos gestores e este deve considerar a utilização das pessoas certas para cada serviço, ter profissionais qualificados e motivados é essencial no desdobramento de suas ações. O Gestor precisa ter o conhecimento de todas as características e qualidades necessárias de cada função que compõe o quadro de sua instituição, cada tarefa exige aptidões específicas e diferenciadas, à secretária cabe o que lhe é peculiar, assim como ao professor, ao servente, etc. O acompanhamento funcional é fundamental e o gestor precisa estar atento para que todas as tarefas estejam sendo cumpridas da melhor maneira e sem sobrecarrega para nenhum setor. Quando necessário precisa fazer os ajustes no quadro de pessoal para não comprometer os resultados esperados.

Outros fatores importantes na administração moderna são

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com