TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo Da Guerra Do Golfo

Pesquisas Acadêmicas: Resumo Da Guerra Do Golfo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/4/2014  •  265 Palavras (2 Páginas)  •  1.093 Visualizações

Página 1 de 2

GUERRA DO GOLFO

A Guerra do Golfo foi um conflito que envolveu o Iraque e o Kuwait na região do Golfo Pérsico. Esta guerra começou no ano de 1990 e se estendeu até o seguinte ano 1991. E teve a participação de alguns países do Oriente Médio e dos Estados Unidos.

O Iraque incriminou o Kuwait de exercer uma política de superextração de petróleo originando uma queda nos preços e danificando a economia iraquiana. O Kuwait não aceitou as reivindicações do Iraque e foi invadido por tropas iraquianas.

Muitas nações, comandadas pelos EUA, se unificaram para tentar mudar esta situação. O Iraque formou 19ª província do Kuwati, aumentando as pressões americanas. O Iraque queria controlar o petróleo kuwaitiano, unindo- o ao seu território. Um ataque contra o Iraque foi autorizado pela ONU. O Iraque foi atacado e destruído em pouco tempo.

O Kuwait, apesar de ter levado um prejuízo de quase 10 bilhões de dólares com a queda do petróleo, teve a sua independência de volta. O Iraque perdeu a guerra, mas não perdeu seu território, nem a presidência de Saddan Hussein. Os Estados Unidos, por sua vez, tornou-se a única potência mundial.

Obs.: Os Estados Unidos, que até então eram aliados do Iraque contra o Irã, decidiram intervir na região.

Com a guerra, o golfo pérsico foi fechado e os EUA perderam dois fornecedores de petróleo: Iraque e o Kuwait.

As especulações sobre o desenrolar da guerra levaram os preços do petróleo a subir ao patamar próximo aos US$ 40 atuais.

Com a rendição de Saddam Husseim, os preços do petróleo voltaram a cair.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com